sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Finanças/França condiciona apoio orçamental ao país pelo cumprimento de algumas metas  

Bissau,07 Out 22(ANG) -  O governo francês condiciona a disponibilização de apoio orçamental de cinco milhões de euros ao país, pelo cumprimento de algumas metas, nomeadamente, estabelecimento de um programa financeiro com o FMI, a redução da massa salarial e da dívida pública.

João Alberto Djata
O anúncio foi feito no termo de uma missão do governo francês de apoio orçamental, que permaneceu durante quatro dias no país para definir as modalidades de apoio ao Orçamento Geral do Estado, 2022.

Neste particular, a missão chefiada  pelo Conselheiro Financeiro para África na Direção-Geral do Tesouro  francês Yves Charpentier, fez saber que, parte substancial desta verba será consagrada aos sectores sociais, destacando, a saúde e educação.

Em declarações à imprensa na quinta-feira, o secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, disse que em função do cumprimento destas metas, é que vai estimular mais parceiros.

João Alberto Djata sublinhou ainda assistência da missão francesa na identificação de algumas fraquezas existentes a nível do tesouro público.

"Resta agora nós formulamos um pedido de apoio orçamental, ou financeiro o mais rápido possível ou seja até na segunda-feira”, disse.

O Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais afirmou que, o apoio orçamental desta natureza fica sempre condicionado às áreas da sua aplicação, tendo sustentado, que, ao mesmo tempo condiciona determinadas medidas que devem ser tomadas a nível das finanças públicas, nomeadamente, a massa salarial, devido o elevado número de efectivos na função pública.

Informou que, abordaram igualmente com a missão financeira francesa a necessidade de "reduzir dívidas públicas e de equilíbrio orçamental", visando evitar "défice orçamental".

Em Maio de 2021, o governo francês fez apoio similar à Guiné-Bissau, tendo desembolsado 1,5 milhões de euros.ANG/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário