sexta-feira, 26 de junho de 2026

Política//Primeiro-ministro defende “ investimento estratégico” na juventude para impulsionar o desenvolvimento do país

Bissau, 26 Jun 26(ANG) - O Primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que nenhuma nação poderá alcançar o desenvolvimento sustentável sem investir, “de forma séria e estratégica”, na sua juventude.

Ilídio Vieira Té falava  na cerimónia de abertura da Semana Internacional da Juventude Guiné-Bissau 2026, iniciativa promovida para reforçar a participação dos jovens no desenvolvimento nacional e fomentar o diálogo em torno dos principais desafios que afetam esta camada da população.

‎Na sua intervenção, o chefe do Governo declarou que o atual Executivo de Transição encara a juventude como o eixo central das políticas públicas, e indicou que os esforços  em curso visam a criação de  melhores oportunidades de inclusão económica, social e institucional para os jovens guineenses.

‎Segundo  Vieira Té, a Semana Internacional da Juventude constitui um espaço privilegiado de escuta, reflexão e concertação entre o Governo e a juventude, para a  recolha de contributos para a definição de políticas mais ajustadas às necessidades das novas gerações.

Ao longo da semana, jovens oriundos de todas as regiões do país participarão em debates, conferências e diversas atividades dedicadas aos temas como transformação digital, empreendedorismo, liderança, cidadania, participação política, direitos humanos, igualdade de género, proteção ambiental e desenvolvimento local.

‎Segundo a ministra da Juventude, Cultura e Desporto, Juelma Cubala, a iniciativa tem como principal objetivo recolher propostas concretas dos jovens para o aperfeiçoamento das políticas públicas dirigidas ao sector da juventude.

 A governante defendeu que nenhuma estratégia de desenvolvimento será verdadeiramente sustentável sem a integração da visão, das aspirações e das capacidades da juventude.

Presente na cerimónia, o presidente do Instituto da Juventude, Ussumane Sadjo, apelou ao reforço das competências dos jovens, a promoção do empreendedorismo e  criação de condições para um maior acesso à educação, ao emprego digno, à participação cívica e à inclusão social.


O programa da Semana Internacional da Juventude
ainda prevê   a realização de  uma Feira do Trabalho, de mesas-redondas, conferências temáticas e de um Concurso Nacional de Talentos.

Os organizadores dizem que essas iniciativas  visam valorizar a criatividade,  inovação e o potencial dos jovens guineenses. ANG/RSM

 

Regiões / Administrador do setor de Canchungo pede a população local  o uso correcto das tendas(mosquiteiros) impregnadas

Cacheu, 26 Jun 26 (ANG) - O administrador do setor de Canchungo, região de Cacheu, norte do país,  pediu a população local para respeitar as orientações  dos técnicos da saúde sobre o  uso correto das tendas impregnadas.

Segundo o despacho do Correspondente da ANG na Região de Cacheu,  Albino Camepilim Mendes fez o pedido, esta sexta-feira, na cerimónia de distribuição  gratuita das tendas( mosquiteiro impregnadas, no âmbito da campanha contra o paludismo .

Na ocasião, aquele responsável realçou a importância dos mosquiteiros impregnados para o combate ao paludismo nas crianças menores de 5 anos e nas mulheres grávidas.

Para o Diretor Regional de Saúde de Cacheu, Nghala Na Uaie, o objetivo desta campanha, é garantir que todas as famílias desta região possam ter acesso aos  mosquiteiros de qualidade, que vão contribuir para a redução dos casos de paludismo nas crianças menores de cinco anos e nas mulheres grávidas.

Na Uaie pediu  aos residentes  da região de Cacheu para colaborarem com os técnicos de saúde durante a campanha de entrega dessas tendas que decorre de 26 de Junho a 01 de Julho próximo.

A campanha  de distribuição de tendas impregnadas é organizada pelo Governo, através do Ministério da Saúde Pública e financiada pelo  Programa das Unidas para o Desenvolvimento-PNUD e outros parceiros internacionai
s. ANG/AG/JD/ÂC//SG.

Desporto-futebol/”Em nenhum momento a realização do Campeonato Inte-Bairros foi impedida pela FFGB ”, diz o  Diretor-técnico  da instituição

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) – O Diretor-técnico da  Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB),disse que em  nenhum momento a instituição tenha impedido a realização do campeonato Inter-bairros, que  empresas ou comissões têm estado a organizar no país.

Malam Mané reagia às acusações contra a FFGB, proferidas  pelo  responsável máximo da empresa “Mix-Service” António Pinheiro, segundo as quais a federação terá impedido  a realização desse campeonato de defeso.

Segundo Malam Mané, a FFGB pretende regularizar e estruturar o futebol amador no país, sobretudo o campeonato de defeso e torneios, em todo o território nacional.

Mané considera de anormal o facto de alguns jogadores participarem em várias competições durante o defeso devido os desgastes físicos que acabam por sofrer.

 “Os campeonatos amadores organizados durantes as férias em diferentes bairro e regiões do país, devem merecer a atenção da FFGB porque, aí saem futuros jogadores profissionais, e que podem também, no futuro, representar a nossa Seleção Nacional de Futebol”, sustentou o responsável.

No passado dia 23 , o responsável máximo da empresa promotor de eventos “Mix-Service” António Pinheiro vulgo Tuninho, através  das redes sociais , acusou a FFGB, de proibir a sua empresa a realização da 2ª edição do campeonato Inter-bairros, alegando que a decisão estaria relacionado com o montante de 10 milhões de fcfa destinado a premiação do vencedor da competição.

Segundo Tuninho, a FFGB alega que  o valor do prémio apresentado é superior ao do campeonato nacional .ANG/LLA//SG    

Regiões/Administrador de Quinhamel reforça ações de limpeza urbana e promete mais segurança no setor

Biombo 26 Jun 26 (ANG) O administrador do setor de Quinhamel, região de Biombo, disse , quinta-feira, que as autoridades locais estão empenhadas em resolver o problema de acumulação de lixo na cidade, uma situação que, segundo disse, se arrasta há cerca de 15 anos.

Okilwa Pickduo Okilwa falava à ANG, explicando que a gestão dos resíduos enfrenta vários constrangimentos, sobretudo devido à falta de um espaço apropriado para a deposição do lixo, mostrando que apesar das dificuldades, o Governo regional encarra  a limpeza da cidade como  uma das suas prioridades.

Segundo Okilwa, a remoção do lixo acarreta  custos elevados para a administração, mas o responsável assegurou que os esforços vão continuar para manter Quinhamel limpa e assegurar melhores condições de saneamento básico para a população.

Além da questão ambiental, o administrador destacou que a segurança constitui outra das prioridades da sua governação e revelou que as autoridades estão a trabalhar em articulação com a polícia para combater o roubo de gado, um problema recorrente na região de Biombo.

O responsável salientou ainda a necessidade de reforçar a paz social no setor, através do diálogo e  trabalho de proximidade com as comunidades, apontando como desafios, os conflitos relacionados com disputas de terrenos, questões tradicionais e litígios envolvendo bolanhas, situações que frequentemente chegam às autoridades administrativas. ANG/MN/MI/ÂC//SG

 

Saúde pública/ A direção do HNSM se solidariza com médicos guineenses em formação na Venezuela pela assistência que prestam à vítimas de  terramoto

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) – A Direção do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), manifesta solidariedade com os médicos em formação na Venezuela, pela assistência que prestam às vítimas de terramotos ocorridos naquele país,  dia 24 deste mês e que já causou 235 mortos e 4.300 feridos.

A manifestação de solidariedade foi tornada pública através da página de Facebook do HNSM com assinatura do Diretor-geral da instituição, Malam Sabali,

“Somos sensíveis ao medo, à perda e às dificuldades que este evento trouxe à cada um de vós, às vossas famílias e às comunidades que servem. Sabemos que, como profissionais de saúde, enfrentam hoje não só os desafios pessoais e familiares, mas também uma maior responsabilidade para cuidar dos outros em momentos de crise”, refere a página..

No documento,  o DG do HNSM disse admirar a coragem, o espírito de serviço e a resiliência que os médicos demonstram nestas circunstâncias tão árduas.

“O HNSM coloca-se à disposição para prestar apoio moral, institucional e logístico dentro das nossas possibilidades. Se houver colegas que necessitem de contacto com familiares, encaminhamento médico, assistência administrativa ou outras formas de apoio, por favor comuniquem connosco para que possamos coordenar a ajuda adequada”, salientou.

O Governo da Venezuela elevou o número de mortos para 235 e o de feridos para 4.300. O novo balanço foi divulgado na noite de quinta-feira, na emissora estatal Venezolana de Televisión, pelo ministro da Saúde, Carlos Alvarado, que indicou que o "maior número de feridos e mortos está no estado de La Guaira".ANG/JD/ÂC

 

Sociedade/Governo inicia processo de venda de parcela de terrenos pertencentes a Guiné-Telecom para liquidar dívidas dos trabalhadores

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) - O Governo de Transição procura fundos para a liquidação de dívidas dos trabalhadores das empresas de telecomunicação Guiné Telecom e Guinetel, por isso, vai iniciar a venda de parcelas de terrenos pertencentes a instituição localizada no Bairro de Brá.

Para o efeito, o Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital (MTTED) produziu um despacho que cria uma Comissão Ad-hoc de sete membros de diferentes instituições, que vai organizar o processo de venda.

De acordo com o Jornal Nô Pintcha, para o cumprimento desse despacho, o secretário-geral do MTTED, Lucas Na Sanhá, conferiu, quinta-feira, posse aos membros dessa Comissão Ad-hoc para iniciar a organização do processo.

Falando aos empossados, Na Sanhá assegurou que os fundos adquiridos na venda de terrenos da Guiné Telecom vão integralmente ser utilizados no pagamento das dívidas acumuladas aos funcionários ao longo de vários anos.

“O processo que agora se inicia é o culminar de uma deliberação da Assembleia-Geral Ordinária da Guiné Telecom, devidamente aprovada pelo Conselho de Ministros, na sua sessão de 25 de Setembro de 2025, que autorizou a venda de parte do terreno da empresa para o pagamento das dívidas sociais aos trabalhadores”, referiu Sanhá.

Advertiu aos membros da Comissão de que não haverá outra finalidade para os recursos que vierem a ser arrecadados, tendo exortado a celeridade do processo, mas com base na legalidade, transparência, imparcialidade e defesa de interesse público.

A Comissão  criada é composta por sete membros efetivos que representam as diferentes entidades, nomeadamente a Administração da Guiné Telecom e Guinetel, Ministério dos Transportes, Presidência do Conselho de Ministros, Ministério Público, Ministério das Finanças, representante de trabalhadores da Guiné Telecom e Guinetel e Câmara Municipal de Bissau.

ANG/MSC/ÂC//SG



Marrocos/ Eneida Marta canta pela paz, esperança e coexistência entre os povos

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) – A cantora  Eneida Marta afirmou que sua primeira participação no Festival Mawazine-Ritmos do Mundo constitui um passo significativo na sua trajetória artística, por meio da qual busca transmitir uma mensagem de paz, esperança e coexistência entre os povos.

Em entrevista à MAP, a artista expressou sua grande alegria em conhecer o público marroquino e se apresentar neste evento cultural de renome internacional que reúne grandes estrelas de todo o mundo.

Ela disse estar particularmente orgulhosa de estar na capital, Rabat, pela primeira vez, tendo já visitado Casablanca, salientando que participar no Festival Mawazine representa para ela "uma enorme honra".

A embaixadora da Boa Vontade do UNICEF, Eneida Marta, conhecida por sua mistura de ritmos tradicionais africanos, como o gumbé e influências do mandinka, com sons modernos do afrobeat, destacou a rica herança musical e cultural de Marrocos e Guiné-Bissau.

Ela enfatizou que a música não conhece fronteiras e é uma linguagem universal, acrescentando que aspira a criar pontes para o intercâmbio artístico.

“A música não conhece fronteiras; é uma linguagem comum a todos os povos. Posso apresentar a música tradicional da Guiné-Bissau e, em outras ocasiões, fundi-la com os ritmos e sons da música marroquina”, disse ela.

Ao ser questionada sobre a mensagem humanista transmitida por suas obras, a artista explicou que sua música é inspirada pelas realidades de seu país e se baseia nos valores da paz, da coexistência e da esperança.

Ela indicou que a principal mensagem que deseja compartilhar com o público marroquino é a esperança que extrai da experiência de vida do povo da Guiné-Bissau, com vistas a um mundo baseado na convivência, na paz e em um futuro mais próspero.

Eneida Marta também falou sobre seu mais recente álbum, intitulado "Família", criado durante a pandemia de Covid-19 com a participação de seus familiares. Este álbum aborda temas como família, identidade nacional e as preocupações sociais e políticas da Guiné-Bissau, numa abordagem musical enraizada nas tradições africanas, mas que também incorpora ritmos contemporâneos.

Ela explicou que o envolvimento de seu filho e irmão na produção deste álbum conferiu-lhe uma profunda dimensão emocional.

O processo de criação, portanto, tornou-se muito mais do que um simples projeto profissional; foi uma experiência permeada de amor e laços familiares genuínos, uma emoção que ela espera compartilhar com o público e ver ressoar nos corações dos ouvintes. ANG/Faapa

 

Zimbabué/Emendas constitucionais aprovadas estendem o mandato do presidente

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) – O Senado do Zimbabué aprovou na quarta-feira um projeto de lei para estender o mandato presidencial de cinco para sete anos, abrindo caminho para que o presidente Emmerson Mnangagwa permaneça no poder até 2030.

Setenta e cinco senadores votaram a favor do projeto de lei para emendar a Constituição do Zimbabué, enquanto quatro votaram contra, bem acima dos 54 votos necessários para atingir a maioria qualificada de dois terços.

O partido governante Zanu-PF, que tem 33 senadores contra 27 do principal partido da oposição, a Coligação Cidadã para a Mudança (CCC), não detinha essa maioria de dois terços por si só.

No entanto, os 18 chefes tradicionais e os dois representantes das pessoas com deficiência, que geralmente votam com o partido no poder, ajudaram a diminuir a diferença.

O projeto de lei não teria sido aprovado sem o apoio dos senadores do CCC alinhados com Sengezo Tshabangu, que assumiu o controle das estruturas do partido após as eleições de 2023 com o apoio da Zanu-PF e dos tribunais.

O projeto de lei também estipula que o presidente passará a ser eleito pelo Parlamento, em vez de diretamente pelos eleitores, uma reforma que gerou longos debates durante a sessão de terça-feira. ANG/Faapa

 

Venezuela/ “Tivemos que retirar sozinhos nossas famílias dos escombros”, diz moradora de La Guaira

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) - Moradores de prédios atingidos pelos terramotos na Venezuela aguardam laudos sobre a segurança das estruturas e ainda não sabem quando poderão voltar para suas casas.

O governo diz que pelo menos 250 edifícios foram afetados. Em La Guaira, região mais afetada pelos tremores, a 30 quilómetros de Caracas, moradores contaram à RFI que escavam os destroços dos prédios que desabaram com as próprias mãos.

O governo da Venezuela atualizou na noite de quinta-feira (25)o balanço das vítimas dos terramotos que atingiram o país na véspera.

 

Segundo as autoridades, já são 235 mortos e mais de 4.300 feridos. 

O Aeroporto Internacional de Maiquetía, o principal do país, em La Guaira, região mais atingida pelos terramotos, continua fechado.

 Durante os tremores, a pista de pouso e parte da estrutura do terminal sofreram danos, e ainda não há previsão de reabertura.

Com isso, o acesso a Caracas tem sido feito por aeroportos que permanecem em operação, como o de Valência, cidade localizada a cerca de duas horas da capital venezuelana.

Além da busca por sobreviventes, moradores de prédios atingidos convivem com a incerteza sobre quando poderão voltar para casa. Em diferentes bairros de Caracas, edifícios apresentam grandes rachaduras e ainda aguardam vistorias técnicas para avaliar as condições das estruturas.

Enquanto algumas pessoas deixaram os imóveis e passaram a viver na casa de parentes ou amigos, outros permanecem em seus apartamentos, mesmo sem um laudo que ateste a segurança dos edifícios.

Nesta quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou a morte de dois brasileiros. Segundo o Itamaraty, as vítimas são um homem e uma mulher. Em nota, o governo informou que presta assistência consular às famílias e manifestou pesar pelas mortes. Outros detalhes sobre a identidade das vítimas não foram divulgados.

Além dos brasileiros, seis outros estrangeiros fazem parte da lista de mortos: um homem nascido em Caracas em 1970 com nacionalidade italiana, dois espanhóis, um português e dois chineses. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira (25) com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e anunciou o envio de ajuda humanitária ao país.

Segundo o governo brasileiro, uma equipe formada por bombeiros e agentes da Defesa Civil será enviada nesta sexta (26) para reforçar os trabalhos de resgate.

No sábado (27), a previsão é que um outro avião desembarque na Venezuela transportando equipamentos para a montagem de um hospital de campanha, cem purificadores de água movidos a energia solar, além de medicamentos e materiais médicos para cirurgias.

Após a conversa, Delcy Rodríguez agradeceu, em publicação nas redes sociais, a manifestação de solidariedade do presidente brasileiro e o apoio oferecido pelo Brasil às vítimas dos terremotos.

Modelos de previsão do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicam alta probabilidade de que o número de mortos ultrapasse 10 mil pessoas. Já um site criado para localizar desaparecidos, compartilhado no X por líderes da oposição, muitos deles no exílio, reunia mais de 35 mil nomes ontem, no meio da tarde.

 Em contraste, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou em sua conta no Facebook que havia 157 desaparecidos e “mais de 200 pessoas identificadas como presas nos escombros”. Mas o número real pode ser bastante superior e estar na casa dos milhares. 

A forte discrepância entre os dados evidencia que ainda não há um balanço consolidado das vítimas, e que os números permanecem preliminares e sujeitos a revisão. ANG/RFI

 

 

Venezuela/Número de mortos aumenta e buscas por sobreviventes continuam após terramotos

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) - O número de vítimas no duplo terramoto que atingiu a Venezuela na quarta-feira (24) subiu para pelo menos 188 mortos e mais de 1.500 feridos, anunciou nesta quinta-feira (25) o presidente do Parlamento do país.

Estes números devem aumentar nas próximas horas. Equipes de resgate continuam as buscas continuam para retirar as pessoas presas nos escombros. 

“Atualmente, infelizmente, temos de informar que 188 venezuelanos morreram, 1.520 ficaram feridos e 157 estão desaparecidos”, declarou Jorge Rodríguez durante um pronunciamento na televisão, revisando para cima o balanço inicial de 164 mortos e 1.000 feridos divulgado na manhã de quinta-feira por sua irmã, Delcy Rodríguez, presidente interina.

Nesta quinta, muitos venezuelanos tentavam resgatar familiares presos sob os escombros de edifícios que desabaram. Muitos prédios ficaram em  ruínas ou inclinados na região do epicentro do terramoto, onde famílias angustiadas buscam localizar desaparecidos soterrados.

A área mais afetada é a região de La Guaira, ao norte da capital, Caracas, onde se localizam o Aeroporto Internacional de Maiquetía — fechado devido a graves danos — e a cidade costeira de Catia La Mar, onde vários edifícios desabaram e saques foram registados. Homens e mulheres foram vistos saindo de um mercado parcialmente incendiado carregando sacolas de alimentos nos braços, segundo a AFP.

Os esforços de ajuda internacional estão sendo mobilizados e exigirão um “enorme esforço coletivo”, alertou nesta quinta-feira o chefe de Assuntos Humanitários da ONU, Tom Fletcher.

Os Estados Unidos prometeram uma resposta “significativa”, “rápida e eficaz”, segundo o secretário de Estado, Marco Rubio, e enviarão “imediatamente” ajuda e equipes de resgate. China, Índia e até mesmo o Irã — tradicional aliado de Caracas —, além de diversos países da União Europeia e da América Latina, incluindo o Brasil, também ofereceram assistência, enviando equipes de busca e suprimentos médicos. Delcy Rodríguez, declarou estado de emergência.

Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicam que o terramoto de magnitude 7,5 foi o mais forte a atingir a Venezuela desde 1900.

 Um primeiro tremor, de magnitude 7,2, ocorreu a uma profundidade de 21,9 quilómetros, cerca de 200 quilómetros a oeste de Caracas, e foi seguido, 39 segundos depois, por um segundo terramoto de magnitude 7,5 e profundidade de 10 quilómetros, com epicentro localizado a 45 quilómetros de distância.

Posteriormente, foram registadas cerca de vinte réplicas, segundo o USGS.

Em Caracas, onde vários edifícios desabaram, as ruas estão cobertas de vidro quebrado, e muitas pessoas passaram a noite ao relento ou dentro de seus carros.

Também foram relatadas interrupções no fornecimento de energia. O ministro do Interior, Diosdado  Cabello, afirmou ter ordenado o corte do abastecimento de gás para “prevenir acidentes”. Na manhã de quinta-feira, quase nenhum comércio estava aberto, e o trânsito era intenso, com muitos moradores procurando refúgio longe de edifícios instáveis.

“Mesmo antes desses terramotos, quase 8 milhões de pessoas na Venezuela precisavam de assistência humanitária”, observou Fletcher.

“Este desastre ameaça agravar as vulnerabilidades já existentes”, alertou o chefe de Assuntos Humanitários da ONU. “O apoio internacional contínuo às organizações humanitárias que atuam no local é essencial e urgente”, enfatizou.

Embora o Aeroporto Internacional de Maiquetía, que atende a capital venezuelana, tenha sido fechado devido a “graves danos à infraestrutura”, segundo Rodríguez, Caracas poderá utilizar o aeroporto militar de La Carlota, localizado na região metropolitana, para receber ajuda internacional.

ANG/RFIAFP

 

Ambiente/Europa vive auge de onda de calor histórica e vários países estão em alerta máximo

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) - A Europa viveu na quinta-feira (25) o auge de uma onda de calor histórica, com pelo menos 101 milhões de pessoas expostas a temperaturas superiores a 35°C.

Mais de 380 milhões de pessoas devem enfrentar temperaturas acima de 30°C, o equivalente a quase dois terços da população do continente.

Os dados resultam de uma análise da agência AFP baseada em previsões do Serviço Meteorológico Alemão e em projeções populacionais para 2025 do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia.

O pico dessa onda de calor histórica é esperado para esta quinta-feira na França, antes de uma leve trégua prevista para a noite na costa atlântica. Em Paris, os termômetros ultrapassaram os 40°C pela quarta vez em 150 anos de registros.

O primeiro-ministro francês anunciou a mobilização máxima do sistema de saúde para garantir atendimento diante de uma onda de calor excepcional, que “não dá sinais de enfraquecimento”,e de uma crise sanitária que “continua a se intensificar”.

 

No país, três reatores nucleares foram desligados em razão das temperaturas extremas.

 

Na Alemanha, algumas regiões podem registar temperaturas acima de 40°C, com possibilidade de quebra de recordes históricos.

Diversos eventos esportivos e culturais ao ar livre já foram cancelados, entre eles a Meia Maratona de Hamburgo, no norte do país.

A companhia ferroviária Deutsche Bahn recomendou que os passageiros evitem viagens e informou que reembolsará passagens adquiridas até 30 de junho devido ao elevado risco de interrupções causadas por calor extremo, incêndios, chuvas intensas e tempestades.

Na Espanha, as autoridades registaram pelo menos 212 mortes entre domingo e quarta-feira possivelmente relacionadas à onda de calor.

No Reino Unido, o Met Office, serviço nacional de meteorologia, prorrogou o raro alerta vermelho para calor extremo por mais um dia em Londres e em partes do sudeste da Inglaterra.

“As temperaturas máximas à sombra podem superar os 36°C, chegando possivelmente a 38°C em algumas áreas”, informou a agência em comunicado.

O aviso ocorre um dia após o registro do recorde de temperatura para o mês de Junho no país: 36,1°C na costa sul da Inglaterra.

Na Croácia, toda a faixa litorânea ao redor de Split está sob alerta vermelho, com máximas acima de 35°C e mínimas de 26°C, de acordo com o serviço meteorológico nacional. Já a Dinamarca estará sob alerta laranja, o segundo nível mais alto, na sexta-feira.

Segundo o Instituto Meteorológico Dinamarquês (DMI), as temperaturas podem atingir 35°C até o fim da semana, principalmente nas regiões sul e leste do país.

Na Áustria, o nível máximo de alerta para onda de calor foi decretado até segunda-feira em Viena, no leste do país e em diversas cidades do sul.

 As autoridades recomendam que a população permaneça em ambientes fechados durante os períodos mais quentes do dia.

A situação é consequência de uma extensa massa de ar quente proveniente da África, retida sobre a Europa Ocidental por sistemas de alta pressão em altitude.

Para os climatologistas, a frequência crescente das ondas de calor é um dos sinais mais evidentes das mudanças climáticas, provocadas principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Fenómenos extremos como os observados atualmente no continente tendem a se tornar mais frequentes, duradouros e intensos.

Com impactos cada vez maiores sobre a economia, a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) pediu nesta quinta-feira à União Europeia a adoção de “pausas para resfriamento” obrigatórias para trabalhadores expostos ao calor extremo.

A proposta segue modelo semelhante ao utilizado na Copa do Mundo de 2026, em que as equipes têm direito a interrupções durante as partidas para hidratação e recuperação.

A CES, que representa cerca de 45 milhões de trabalhadores, solicitou à Comissão Europeia que assegure aos profissionais o “direito a pausas sem perda salarial” durante episódios de calor extremo.

Segundo a entidade, o risco de acidentes de trabalho aumenta em até 7 por cento quando a temperatura ultrapassa 30°C e pode chegar a 15% quando os termómetros atingem 38°C. ANG/RFI/AFP

EUA/Comissão da ONU acusa Israel de visar crianças palestinas e denuncia 'genocídio' em Gaza

Bissau, 26 Jun 26 (ANG) - Uma comissão internacional de inquérito mandatada pela ONU acusou Israel de ter como alvo crianças em Gaza.

Em um relatório de cem páginas, os especialistas documentam violações e crimes cometidos por Israel contra menores palestinos no território desde 7 de Outubro de 2023 até 31 de Março de 2026 e concluem, com base em "fundamentos razoáveis", que Israel está cometendo genocídio.

Mais de 20.000 crianças foram mortas na Faixa de Gaza entre 7 de Outubro de 2023 e 7 de Outubro de 2025, cerca de 40.000 ficaram feridas e mais de 58.500 perderam pelo menos um dos pais ou ficaram órfãs.

No relatório, os especialistas destacam que “o ataque deliberado às crianças é um dos principais elementos que estabelece a intenção genocida das autoridades e forças de segurança israelenses de destruir o ‘grupo palestino’, no todo ou em parte, em Gaza”. Para a comissão, as crianças personificam o futuro do grupo, e destruí-las compromete sua capacidade de sobreviver.

Segundo o documento, as forças israelenses têm como alvo crianças de maneira direta e indireta, ao bombardear sistematicamente áreas residenciais, escolas e campos de refugiados superlotados.

Israel também perturba sistematicamente a capacidade de aprendizagem das crianças: 97% das escolas foram destruídas e 95% das universidades foram atingidas em Gaza; 22 dos 38 centros de estudos superiores foram completamente destruídos. Para a comissão, o desmantelamento das estruturas de proteção e educação comprometeu o desenvolvimento dos menores e enfraqueceu “os alicerces da sociedade palestina”.

O Estado israelense também tem como alvo os serviços neonatais e de maternidade, provocando, entre outros efeitos, aumento de abortos espontâneos e malformações congénitas. Além disso, a fome imposta em Gaza causou mortes infantis. Em 1º de Outubro de 2025, 151 mortes de crianças por subnutrição haviam sido registadas.

Mas Israel também ataca diretamente as crianças. Tel Aviv usa armas de precisão como quadricópteros, drones e rifles, visando especificamente menores de idade na cabeça e na parte superior do corpo “para infligir o máximo dano”, diz Srinivasan Muralidhar, presidente da comissão.

O relatório cita o caso de um bebê atingido na cabeça por um drone com câmera infravermelha enquanto era amamentado em uma barraca. Outro caso que ganhou destaque internacional foi o da menina Hind Rajab, morta quando tentava deixar a cidade de Gaza com sua família.

 

O carro em que viajavam foi atingido durante os combates. Vários parentes morreram e Hind ficou presa no veículo. Durante horas, manteve contato telefónico com operadores do Crescente Vermelho Palestino pedindo socorro. Uma ambulância enviada para resgatá-la também foi atingida, e os socorristas morreram.

Dias depois, o corpo de Hind foi encontrado junto aos de seus familiares.

Para o magistrado indiano Srinivasan Muralidhar, presidente da comissão, “ao visar as crianças, Israel ataca a própria capacidade do povo palestino de existir e determinar o seu futuro”.

“Graves lesões físicas e psicológicas, traumas coletivos, separações, deficiências, deslocamentos repetidos, fome e o colapso dos sistemas de educação e saúde destruíram a infância destas crianças e continuarão a marcá-las ao longo das suas vidas em Gaza”, detalha o documento.

As crianças feridas não apenas permanecerão mutiladas ao longo da vida, como também traumatizadas.

 “Para as crianças de Gaza, o medo e a violência tornaram-se tão regulares, tão diários, tão constantes que, na verdade, o trauma que vemos nas nossas operações já não é um simples episódio das suas vidas, está intrinsecamente ligado à sua vida cotidiana, à própria estrutura da sua infância", afirma Baptiste Chapuis, chefe da Advocacy e programas internacionais da Unicef.

Após a publicação do relatório, Israel reagiu rapidamente, classificando-o como "difamatório" e afirmando que ele "ignorava as tácticas brutais do Hamas, que ataca as crianças israelenses e usa as crianças palestinas como escudos humanos".

O documento, porém, sustenta suas conclusões com fatos e enumera, por exemplo, divisões, brigadas e unidades israelenses suscetíveis de estarem envolvidas nas mortes de crianças em Gaza e na Cisjordânia. “Sabemos quem são”, afirma um dos membros da comissão, Chris Sidoti.

O cessar-fogo de Outubro de 2025,violado diariamente, não alterou a situação.

A comissão observou que crianças continuaram sendo mortas e gravemente feridas. Elas representam 30% de todas as vítimas fatais no enclave palestino.

Desde o início da trégua entre Israel e o Hamas, em Outubro passado, pelo menos 265 crianças foram mortas, uma média de uma por dia.

“Raghad, uma jovem embaixadora da Unicef de 17 anos, foi morta em Gaza nesta segunda-feira, 22 de Junho, enquanto seguia para seu exame final do ensino médio”, aponta Baptiste Chapuis, enfatizando que as vítimas têm nomes.

“A realidade é que palestinos continuam sendo mortos e feridos em Gaza mesmo após o anúncio do cessar-fogo em Outubro passado, e a quantidade de ajuda humanitária permitida em Gaza permanece muito abaixo dos níveis necessários”, observa Srinivasan Muralidhar.

"Essas crianças não foram mortas em uma zona de guerra", observou o porta-voz do UNICEF, James Elder, em 19 de Junho. "Elas foram mortas em casa. Em suas escolas. Enquanto jogavam futebol. Enquanto pescavam. Elas foram baleadas, bombardeadas e alvo de drones", sublinha.

Além dessas mortes, mais de 400 crianças ficaram feridas nos últimos oito meses. "Médicos estão tratando hemorragias cerebrais e lesões graves na cabeça, no tórax e no abdómen, bem como traumas que deixarão marcas para toda a vida."

As taxas de mortalidade infantil permanecem muito altas, muitas crianças aguardam evacuação médica de emergência e a escassez de medicamentos continua crítica. Os danos são tanto físicos quanto psicológicos.

A comissão internacional de inquérito também destacou o tratamento dispensado a crianças na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental. A violência de colonos e soldados contra os mais jovens aumentou — incluindo tortura, violência sexual e privação de alimentos —, tendo como alvo principalmente meninos. Segundo o direito internacional, o tratamento infligido durante prisões ou detenções constitui crime contra a humanidade. Israel, porém, justifica suas ações citando o contexto de uma "ameaça terrorista constante".

Mais da metade das crianças palestinas mantidas em prisões israelenses no final do ano passado estavam detidas sem acusação ou julgamento, segundo a ONG Defence for Children International.

"Costuma-se dizer que 100% das crianças em Gaza, e a maioria das crianças na Cisjordânia hoje, enfrentam problemas de saúde mental, seja devido a traumas,medo ou extrema vulnerabilidade", afirma o representante do UNICEF responsável por defesa de direitos e programas internacionais.

Como potência ocupante, Israel é legalmente obrigado a garantir a proteção, o cuidado e a sobrevivência das crianças palestinas. Nunca antes, em guerras israelenses anteriores na Faixa de Gaza, tantas crianças foram mortas. "As autoridades israelenses desrespeitaram todas as normas do direito internacional no tratamento de crianças palestinas e devem ser responsabilizadas", insiste Chris Sidoti.

Nas conclusões do relatório, a comissão observa que uma "parcela significativa dos danos sofridos pelas crianças palestinas não foi incidental, mas visava destruir a existência dos palestinos de Gaza como grupo". As crianças palestinas estão no centro do argumento jurídico sobre a existência de genocídio. Além disso, "soldados israelenses filmando a si mesmos destruindo e zombando de brinquedos infantis levantam sérias preocupações éticas, disciplinares e legais, simbolizando a desumanização da própria infância palestina".

No relatório mais recente do Secretariado da ONU sobre a proteção da infância em conflitos armados, Israel e o Território Palestino Ocupado ocupam o primeiro lugar, à frente da República Democrática do Congo.

Baptiste Chapuis insiste que, para romper esse ciclo mortal, a comunidade internacional e os Estados devem utilizar todos os instrumentos diplomáticos à disposição para pôr fim às violações e garantir a responsabilização dos autores. Além disso, é preciso permitir a livre circulação de ajuda humanitária para Gaza, que permanece em situação de extrema necessidade.

"Enquanto essas violações persistirem de forma sistemática, as mortes e mutilações de crianças continuarão sem trégua", conclui o chefe de Advocacy e Programas Internacionais do Unicef.

 "Acreditamos hoje que a vida de uma criança palestina vale menos do que a de uma criança em outro país? O que justifica este dois pesos e duas medidas? A dimensão das violações do direito internacional humanitário e das violações graves dos direitos das crianças nos últimos dois anos e meio foi documentada. Ninguém poderá alegar desconhecimento",  diz.ANG/RFI

quinta-feira, 25 de junho de 2026

CEDEAO/Comité dos Chefes de Estado-Maior e da Defesa nega ter havido tentativa de suborno de elementos da missão militar em Bissau

Bissau, 25 Jun 26 – O Comité dos Chefes de Estado-Maior e da Defesa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), nega que tenha havido tentativa de subornar os elementos da recente missão militar da instituição regional à Bissau.

Segundo um comunicado da CEDEAO enviado à ANG, o Comité “rejeita de forma categórica” as alegações de que membros da sua delegação teriam recebido subornos durante a missão oficial realizada à Guiné-Bissau, entre 19 e 23 de Junho de 2026.

O comité diz que  tais acusações são inteiramente falsas, infundadas e desprovidas de qualquer base factual, e  que nenhum membro da delegação recebeu qualquer vantagem indevida durante a missão.

“Em nenhum momento, durante a missão qualquer membro da delegação foi abordado, recebeu qualquer oferta ou esteve envolvido em qualquer ato de suborno ou incentivo indevido”, refere  a nota.

Acrescenta que  além disso,  nenhuma queixa, denúncia ou prova relacionada com tais alegações foi apresentada à delegação nem  à Missão de Apoio à Estabilização da CEDEAO na Guiné-Bissau(ESSMGB).

O Comité refere que  todos os membros da missão são oficiais superiores que ascenderam aos mais elevados postos das Forças Armadas dos respetivos Estados-Membros após décadas de serviço, pautado pela honra, dedicação e integridade, e que repudia qualquer tentativa de colocar em causa a sua reputação e  credibilidade da instituição que representam.

Na comunicado, o Comité de Chefes de Estado-maior e da Defesa(CCDS) declara que a delegação alcançou com êxito os objetivos da missão, incluindo consultas com as autoridades da Guiné-Bissau e outras partes interessadas  sobre a implementação do mandato revisto da Missão de Apoio à Estabilização da CEDEAO na Guiné-Bissau(ESSMGB), suas necessidades operacionais, o processo previsto de redução gradual e retirada da missão, bem como outras questões relacionadas com a paz,  segurança, e  estabilidade na Guiné-Bissau.

ANG/JD//ÂC//SG