quinta-feira, 25 de junho de 2026

CEDEAO/Comité dos Chefes de Estado-Maior e da Defesa nega ter havido tentativa de suborno de elementos da missão militar em Bissau

Bissau, 25 Jun 26 – O Comité dos Chefes de Estado-Maior e da Defesa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), nega que tenha havido tentativa de subornar os elementos da recente missão militar da instituição regional à Bissau.

Segundo um comunicado da CEDEAO enviado à ANG, o Comité “rejeita de forma categórica” as alegações de que membros da sua delegação teriam recebido subornos durante a missão oficial realizada à Guiné-Bissau, entre 19 e 23 de Junho de 2026.

O comité diz que  tais acusações são inteiramente falsas, infundadas e desprovidas de qualquer base factual, e  que nenhum membro da delegação recebeu qualquer vantagem indevida durante a missão.

“Em nenhum momento, durante a missão qualquer membro da delegação foi abordado, recebeu qualquer oferta ou esteve envolvido em qualquer ato de suborno ou incentivo indevido”, refere  a nota.

Acrescenta que  além disso,  nenhuma queixa, denúncia ou prova relacionada com tais alegações foi apresentada à delegação nem  à Missão de Apoio à Estabilização da CEDEAO na Guiné-Bissau(ESSMGB).

O Comité refere que  todos os membros da missão são oficiais superiores que ascenderam aos mais elevados postos das Forças Armadas dos respetivos Estados-Membros após décadas de serviço, pautado pela honra, dedicação e integridade, e que repudia qualquer tentativa de colocar em causa a sua reputação e  credibilidade da instituição que representam.

Na comunicado, o Comité de Chefes de Estado-maior e da Defesa(CCDS) declara que a delegação alcançou com êxito os objetivos da missão, incluindo consultas com as autoridades da Guiné-Bissau e outras partes interessadas  sobre a implementação do mandato revisto da Missão de Apoio à Estabilização da CEDEAO na Guiné-Bissau(ESSMGB), suas necessidades operacionais, o processo previsto de redução gradual e retirada da missão, bem como outras questões relacionadas com a paz,  segurança, e  estabilidade na Guiné-Bissau.

ANG/JD//ÂC//SG

Regiões/Chefe da tabanca de Oio-Tambato, Mansabá, preocupado com crise de água potável naquela localidade

Oio, 25 Jun 26 (ANG) – O Chefe da tabanca  de Oio-Tambato, setor de Mansabá, região de Oio, disse, quarta-feira, estar  preocupado com a crise de água potável que afecta aquela localidade, principalmente neste momento de época das chuvas.

Ansu Dabó fez estas afirmações, em entrevista ao Correspondente da ANG na Região de Oio, e lamentou que  os poços não têm condições para continuar a funcionar durante a época chuvoso.

Segundo Dabó, a escassez deste bem fundamental para a vida está a afectar a saúde das mulheres,  crianças e  a agricultura local .

Dabo explicou que, para conseguir obter este liquido precioso para o consumo, os populares da comunidade percorrem uma distância de sete quilómetros .

O chefe da tabanca de Oio-Tambato pede a intervenção das autoridades na construção de furos de água naquela comunidade para minimizar os danos em termos de saúde que podem advir do consumo da água com má qualidade.

ANG/MSC/ÂC//SG

 

Desporto-futebol/FC Canchungo beneficia do empate do Cupelum FC para permanecer líder isolado da “Liga-Orange”

Bissau, 25 Jun 26 (ANG) – O FC Canchungo  venceu , quarta-feira, no seu reduto, por 2-1, a sua congénere, Os TF de São Domingos, na 25ª jornada, e beneficiou do empate  de 3-3 do seu  perseguidor direto, o Cupelum FC frente a  Hafia de Bafatá, para permanecer líder isolado da “Liga-Orange”.

As restantes partidas produziram os seguintes resultados: CDR Gabu-3/Os Balantas de Mansoa-1, FC Pelundo-2/Arados FC Nhacra-1, Flamengo de Pefine-0/Sport Bissau Benfica-0, Hafia FC Bafatá-3/Cupelum FC-3, Massaf FC Cacine-1/FC Cumura-0, FC Cuntum-2/Portos de Bissai-3.

Para encerrar a  jornada, o Sporting Clube da Guiné-Bissau recebe  hoje a equipa da avenida , a UDIB.

Eis a tabela classificativa após a 25ª jornada da “Liga-Orange”

 

1º-F:C Canchungo - 51 pts                                    9º-FC Pelundo-32 pts

2º-Cupelum-48                                                         10º- Os Balantas de M-29 pts

3º-CDR Gabu-47 pts                                                11º- FC Cumura-26 pts

4º-Portos de Bissau-47 pts                                     12º-Arados de Nhacra-26 pts

5º-Massaf FC Cacine-38 pts                                  13º-SC Guiné-Bissau-25 pts -1J

6º-Hafia de Bafatá-36 pts                                        14º-FC Cuntum-24 pts

7º-Sport Bissau Benfica-34 pts                              15º-Flamengo de Pefine-24 pts

8º-UDIB- 30 pts -1J                                                  16º-TF São Domingos-23 pts.

Para a 26ª jornada, estão previstos os seguintes encontros:

 Portos de Bissau/FC Pelundo, TF São Domingos/CDR Gabu, Arado FC de Nhacra/Flamengo de Pefine, Cupelum FC/FC Canchungo, FC Cumura/FC Cuntum, UDIB/Massaf FC Cacine, Os Balantas de Mansoa/Sporting Clube da Guiné-Bissau, Sport Bissau Benfica/Hafia FC Bafatá.ANG/LLA/ÂC//SG

   

Marrocos/ África solicitada a confiar em seu génio científico e soberania em saúde para se libertar de sua dependência

Bissau, 25 Jun 26 (ANG)  - A África precisa confiar em seu próprio génio científico e se equipar com seus próprios meios para se libertar de uma dependência que a torna vulnerável a crises globais de saúde, enfatizaram especialistas em Rabat.

Durante o encontro científico "Technovation 2026", pesquisadores explicaram que a soberania da África na área da saúde é uma prioridade estratégica.

Segundo eles, essa abordagem deve permitir que os países moldem soluções enraizadas em suas realidades locais, com Marrocos se estabelecendo como líder regional em inovação, desenvolvimento de infraestrutura e desenvolvimento de políticas setoriais de saúde pública.

Além disso, os participantes consideraram que a redução dos riscos para a saúde é agora uma escolha irreversível. Especificaram que a inovação, a tecnologia e a tomada de decisões relacionadas à saúde devem ser integradas numa sinergia que respeite as capacidades, o financiamento e as realidades de cada país.

Diante dos desafios relacionados à saúde mental, dependências, educação e aos impactos das mudanças climáticas sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis, eles defenderam o desenvolvimento de políticas de saúde pública transversais. Segundo esses especialistas, as recomendações internacionais devem ser adaptadas aos dados epidemiológicos locais.

Este encontro, que reuniu cerca de cem convidados, destacou o vínculo indissociável entre a soberania sanitária e a soberania científica. As sessões incluíram temas como "A política africana na tomada de decisões em saúde" e "Colocar os consumidores no centro da informação". ANG/Faapa

 

Venezuela/Brasil e o mundo se mobilizam após terremotos devastadores na Venezuela

Bissau, 25 Jun 26 (ANG) - A comunidade internacional iniciou uma ampla m
obilização para apoiar a Venezuela após os dois fortes terramotos que atingiram o país na quarta-feira (24), deixando ao menos 164 mortos, mais de mil feridos e provocando o colapso de dezenas de edifícios, principalmente na região de Caracas e no estado de La Guaira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade à Venezuela após os terremotos que atingiram o país e afirmou ter recebido a notícia da tragédia "com grande preocupação e consternação". Em nota divulgada nesta quinta-feira (25), Lula reiterou a disposição do Brasil de colaborar com a recuperação das áreas afetadas.

"Reafirmo nossa determinação de apoiar o governo da presidente encarregada Delcy Rodríguez na recuperação das zonas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência diante das adversidades", declarou o presidente brasileiro.

Na América Latina, México, El Salvador, Equador, República Dominicana, Chile, Argentina, Uruguai, Cuba e Costa Rica também ofereceram apoio. A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, informou que já determinou a preparação de equipes especializadas em resgate e saúde.

O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, colocou à disposição 300 socorristas, paramédicos e 50 toneladas de equipamentos e medicamentos. Já o presidente equatoriano, Daniel Noboa, anunciou o envio imediato de ajuda humanitária, enquanto a República Dominicana confirmou o deslocamento de equipes militares especializadas em busca e resgate.

Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a anunciar ajuda concreta. O secretário de Estado, Marco Rubio, informou que Washington iniciou imediatamente o envio de equipes de busca e resgate, recursos médicos e assistência humanitária. Segundo ele, a ação ocorre por determinação do presidente Donald Trump, que também manifestou solidariedade às vítimas e às famílias afetadas.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, confirmou ter conversado por telefone com Rubio e agradeceu o apoio oferecido por Washington.

Em mensagem divulgada nas redes sociais, a líder venezuelana afirmou que o secretário de Estado expressou solidariedade ao povo venezuelano e colocou os Estados Unidos à disposição para colaborar nas operações de emergência.

A União Europeia também colocou sua estrutura de resposta a desastres à disposição das autoridades venezuelanas. A comissária europeia para Gestão de Crises, Hadja Lahbib, afirmou que o bloco está preparado para ampliar a assistência humanitária e anunciou a ativação do sistema de monitoramento por satélite Copernicus.

A ferramenta fornecerá imagens e dados em tempo real para auxiliar as equipes de resgate na identificação das áreas mais afetadas e no planejamento das operações de socorro.

A Alemanha informou que seis aeronaves militares podem ser disponibilizadas para missões de apoio humanitário, transporte de equipes especializadas e envio de suprimentos emergenciais. 

A Espanha informou que 54 soldados da unidade de resposta a emergências do exército espanhol prontos para serem enviados a Caracas.

Na França, o presidente Emmanuel Macron anunciou o envio imediato de uma equipe de 85 socorristas franceses especializados em operações de busca e salvamento.

Em uma mensagem no X, Macron disse que conversou com Delcy Rodríguez para expressar a solidariedade da França, afirmando que o país "está pronto, juntamente com seus parceiros europeus, para prestar assistência às populações afetadas, em resposta às necessidades expressas pelas autoridades venezuelanas". 

Na Ásia, a China declarou estar pronta para fornecer toda a ajuda necessária de acordo com as demandas apresentadas pelo governo venezuelano. O porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, afirmou que Pequim acompanha a situação com preocupação e não recebeu informações sobre vítimas entre membros da comunidade chinesa residente no país.

A Índia também ofereceu apoio. Em comunicado oficial, o primeiro-ministro Narendra Modi afirmou estar profundamente entristecido com a devastação causada pelos terramotos e expressou solidariedade às vítimas.

O líder indiano declarou que seu país está preparado para prestar toda a assistência possível às autoridades venezuelanas.

Além da assistência material e do envio de equipes de resgate, organismos internacionais passaram a destacar a importância do acesso à informação durante a crise.

A Missão Internacional Independente de Apuração dos Fatos sobre a Venezuela, vinculada ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, pediu que as autoridades venezuelanas desbloqueiem "imediatamente" o acesso às redes sociais e aos meios de comunicação.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (25), os especialistas afirmaram que o acesso à informação nos próximos dias poderá ser uma questão de "vida ou morte" para familiares em busca de desaparecidos, equipes de emergência e moradores das áreas afetadas pelos terramotos.

"Como primeiro passo crucial, é vital que a Conatel, órgão regulador das telecomunicações do país, desbloqueie totalmente o acesso às redes sociais e a todos os meios de comunicação", afirmou a missão. "Não pode haver qualquer justificativa para não fazê-lo imediatamente."

Os especialistas destacaram que a resposta à tragédia deve ser guiada pelo respeito aos direitos humanos e pela garantia da circulação de informações confiáveis em meio às operações de socorro.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) afirmou que a Venezuela ocupa a 159ª posição entre 180 países em seu ranking mundial de liberdade de imprensa e denunciou o fechamento de veículos de comunicação e bloqueio de conteúdos jornalísticos online.

Segundo a ONG Venezuela Sin Filtro, dedicada ao monitoramento da censura digital, mais de 200 domínios de internet permanecem bloqueados pelos principais provedores do país. ANG/AFP e Reuters

 

Colômbia/Candidato governista reconhece derrota e confirma vitória da extrema direita

Bissau, 25 Jun 26 (ANG) -A passagem da esquerda pelo poder chegou ao fim na Colômbia depois que o sucessor de Gustavo Petro, Iván Cepeda, reconheceu,  quarta-feira (24), a derrota para o candidato da extrema-direita, Abelardo de la Espriella, na eleição presidencial mais acirrada e com maior participação eleitoral da história do país sul-americano.


O reconhecimento da derrota pelo candidato governista encerrou dias de tensão política e consolida uma virada ideológica que acompanha um movimento mais amplo na América Latina.

“Decidi aceitar o resultado deste processo (...) e contribuir com a convivência, a paz e o diálogo entre os colombianos”, afirmou Cepeda, de 63 anos, ativista de direitos humanos e herdeiro político do presidente Gustavo Petro. 

A apuração preliminar já indicava um resultado apertado De la Espriella venceu com 49,7% dos votos contra 48,7% de Cepeda. Inicialmente, o candidato de esquerda havia condicionado o reconhecimento à contagem final, praticamente concluída nesta quarta-feira e confirmada pelas autoridades eleitorais, que registaram 99,9% de concordância com os números divulgados no domingo.

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia descartou irregularidades, apesar das denúncias feitas por Gustavo Petro. O atual presidente levantou suspeitas sobre ataques ao sistema eleitoral e sugeriu uma possível interferência externa, mencionando o apoio público de Donald Trump ao candidato vencedor.

A disputa expôs um país polarizado. Na segunda-feira (22), confrontos entre manifestantes e a polícia de choque foram registados em Bogotá e Cali após declarações iniciais de Cepeda. O candidato derrotado pediu calma aos apoiadores e hoje reiterou a necessidade de evitar uma escalada de violência.

A eleição colombiana ocorre em um ambiente regional marcado por mudanças profundas. Desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca em Janeiro de 2025, vários países latino-americanos passaram por guinadas conservadoras. Argentina, Chile, Equador e agora Colômbia integram esse redesenho político, enquanto governos de esquerda resistem em menor número, como no México, Uruguai e Brasil.

De la Espriella, milionário e figura anti-establishment construiu sua campanha com forte retórica contra a esquerda e promessas de combate radical ao crime organizado. Ele defende medidas como a erradicação química de plantações de coca e o apoio militar direto dos Estados Unidos, incluindo a instalação de bases no país.

A Colômbia, maior produtora mundial de cocaína, é peça central na estratégia regional lançada por Trump, a coalizão “Escudo das Américas”, destinada ao combate ao narcotráfico. Espera-se que o novo presidente integre formalmente o país à iniciativa.

Em sua primeira declaração após a vitória confirmada, De la Espriella afirmou que pretende “restaurar e fortalecer” as relações com Israel, rompidas durante o governo Petro. Também prometeu a construção de megaprisões e elogiou abertamente modelos de segurança adotados em El Salvador e no Equador.

Cepeda, por sua vez, sinalizou que a oposição poderá adotar formas de resistência política. “Assumiremos, se necessário, resistência e desobediência civil pacífica”, declarou.

Especialistas demonstram preocupação com os possíveis efeitos da nova política de segurança. A Colômbia ainda enfrenta as consequências de mais de seis décadas de conflito armado, envolvendo guerrilhas, grupos paramilitares e organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e à mineração ilegal.

Há dúvidas sobre a capacidade de implementação das promessas do presidente eleito, sobretudo diante de um Congresso em que a esquerda permanece como maior força parlamentar. Ainda assim, a possibilidade de alianças políticas pode garantir governabilidade. ANG/RFI/AFP

 

Côté D`Ivoite/ Reunião estratégica África-GCC marcada para 30 de Junho em Abidjan

Bissau, 25 Jun 26 (ANG) – Uma reunião estratégica de alto nível dedicada ao investimento internacional e ao estreitamento dos laços económicos entre a África e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) será realizada em 30 de Junho em Abidjan.

Este evento é uma iniciativa do Conselho CCG da África, uma plataforma internacional independente para diplomacia económica e cooperação institucional.

Por ocasião desta edição da Costa do Marfim, conhecida como "The African Roadshow", a capital económica marfinense receberá importantes tomadores de decisão do setor privado marfinense, representantes do governo, investidores internacionais, instituições financeiras, diplomatas e líderes empresariais do Golfo, de acordo com um comunicado dos organizadores.

O encontro em Abidjan constitui um passo estratégico na preparação da participação africana no Congresso AIM 2026, uma das plataformas mais importantes do mundo dedicada ao investimento internacional, à inovação económica e às parcerias para o desenvolvimento, indica a mesma fonte.

O objetivo é apresentar as oportunidades oferecidas pela cooperação entre a África e o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e preparar as empresas da Costa do Marfim para acessar novos mercados internacionais, parceiros estratégicos e fontes de financiamento de ponta.

Este encontro ocorre num momento em que os fluxos de investimento globais estão sendo remodelados em torno de novos polos económicos, observa a mesma fonte. ANG/Faapa

    

 

Comunicação social/Guiné-Bissau e Gâmbia adotam  Plano de Acção Bilateral para biénio 2026-2027

Bissau, 25 Jun 26(ANG) – A Guiné-Bissau e a Gâmbia, adotaram,  quarta-feira, em Banjul,  um Plano de Ação bilateral para o biénio 2026-2027,  no âmbito da visita  de amizade e trabalho que o  ministro da Comunicação Social guineense, Abduramhane Turé efectuava àquele país vizinho.

A informação foi avançada pela  Embaixada Guiné-Bissau na Gâmbia, na sua página de Facebook.

O plano visa operacionalizar o Memorando de Entendimento acordado  em Maio de 2025, solidificando os laços institucionais no domínio da comunicação social e da informação entre os dois países.

O primeiro pilar do plano de acção foca-se no intercâmbio de conteúdos informativos, culturais e educativos, visando a diversificação das grelhas de programação e uma maior cobertura regional.

Para o efeito, serão estabelecidos mecanismos para a troca contínua de produções radiofónicas e televisivas entre a RDN, a TGB e a GRTS.

Paralelamente, o plano consagra um canal direto para o fluxo de despachos e fotografias entre as agências noticiosas ANG e Gambia News Agency, além de instituir o princípio de reciprocidade editorial na imprensa escrita, com secções dedicadas nos jornais Nô Pintcha e Gambia Daily.

No que concerne ao reforço do capital humano, o plano estratégico prioriza a capacitação profissional e o intercâmbio técnico  entre os quadros de comunicação
social, dos dois Estados.

Estão ainda previstas ações concertadas que incluem a organização de workshops em produção multimédia, gestão de plataformas digitais e marketing para os profissionais do setor.

Para garantir a sustentabilidade desta cooperação e a superação das barreiras linguísticas, o documento calendariza também programas de estágios bilaterais de curta e média duração, a par de ações de formação especializada em tradução.

Por último, o terceiro eixo estrutural incide na modernização tecnológica e na transição digital das infraestruturas mediáticas estatais.

O plano foi autenticado com assinaturas do Inspetor da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Ansumane Cassamá.

Da parte gambiana assinou Cordou L. Jabang Secretaria Permanente do Ministério da Informação, Media e Serviços de Radiodifusão da Gâmbia.

No plano radiofónico e televisivo, o foco orienta-se para a migração para plataformas IP (streaming), otimizando os custos operacionais e expandindo o alcance das transmissões da RDN e da TGB.

No domínio da imprensa e do arquivo, o compromisso estende-se à digitalização integral e à salvaguarda do acervo histórico do Jornal Nô Pintcha, bem como à implementação de novas ferramentas digitais para agilizar os processos editoriais e de distribuição da Agência de Noticias da Guiné.

Para garantir a cabal execução jurídica e técnica do plano, foi instituída uma Comissão Técnica que se reunirá trimestralmente via videoconferência, complementada por relatórios de progresso semestrais a submeter às respetivas tutelas governamentais.

A jornada ministerial matinal de quarta-feira,  foi integralmente dedicada a uma agenda de diplomacia pública, com visitas guiadas às principais infraestruturas de media gambianas, incluindo as instalações da operadora privada QTV, da rádio estatal GRTS, do jornal Daily Observer, da Start TV e do Departamento de Informação local.

 

O périplo permitiu à delegação guineense aferir os progressos tecnológicos e os modelos de gestão aplicados no país anfitrião. ANG/ÂC//SG

 

 

 

 

 

 

 

 

Justiça/PM reafirma compromisso do Governo de apoiar o fortalecimento institucional da Polícia Judiciária

Bissau, 25 Jun 26 (ANG) – O Primeiro-ministro de Transição reafirmou quarta-feira o compromisso do Governo de apoiar o fortalecimento institucional da Polícia Judiciária.

Ilídio Vieira Té falava à imprensa no fim da visita às instalações da Polícia judiciária em Bissau.

"O combate à criminalidade,  corrupção, ao tráfico de drogas e às demais ameaças à segurança nacional exige instituições fortes, devidamente equipadas e dotadas de recursos humanos e materiais adequados", disse  Vieira Té, para quem uma justiça eficaz e uma investigação criminal credível constituem pilares essenciais de qualquer Estado de Direito.

Vieira Té , disse que visitou a PJ para , no terreno, se inteirar das suas condições de funcionamento  no combate à criminalidade organizada e a protecção dos interesses do Estado guineense.

O Chefe do Executivo foi recebido pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, João Bernardo Vieira, e pelo Director Nacional da Polícia Judiciária, Domingos Monteiro Correia com os quais  manteve uma reunião de trabalho dedicada à análise dos principais constrangimentos que afectam a operacionalidade da instituição.

 visitou diversas áreas das instalações, incluindo os serviços administrativos, os departamentos operacionais e as selas de detenção, tendo constatado as limitações existentes ao nível das infraestruturas, dos equipamentos técnicos, dos meios logísticos e dos recursos necessários para o pleno desempenho das missões atribuídas à Polícia Judiciária.

Nos encontros realizados foram debatidas soluções concretas destinadas a reforçar a capacidade de investigação criminal, melhorar as condições de trabalho dos agentes e modernizar os instrumentos de combate às diferentes formas de criminalidade que afectam o país.

Segundo  gabinete de Comunicação e Informação do Primeiro-ministro, a visita insere-se na estratégia governamental de avaliação directa das instituições públicas e  identificação das prioridades de investimento, visando tornar a administração pública mais eficiente, moderna e capaz de responder às exigências dos cidadãos.

ANG/AALS/ÂC//SG


Comunicação Social/Projecto MFWA de reforço da liberdade de imprensa encerra atividades no país

Bissau, 25 Jun 26 (ANG) – A Fundação dos Media para a África Ocidental (MFWA), encerrou oficialmente , quarta-feira, em Bissau, o projeto “Promover e Proteger a Democracia ao Salvaguardar a Liberdade de Opinião e de Expressão e Combater a Mis/Desinformação na Guiné-Bissau”.

A iniciativa foi implementada pela Media Foundation for West Africa, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras e a Fondation Hirondelle, com financiamento da União Europeia.

A cerimónia de encerramento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e profissionais da comunicação social, que destacaram a importância da liberdade de imprensa para o fortalecimento da democracia e para o combate à disseminação de informações falsas.

Na ocasião, o presidente interino do Conselho Nacional de Comunicação Social, Domingos Meta Camará, disse que, a liberdade de imprensa e de expressão constituem uma força vital para a democracia, alertando sobre as ameaças provenientes da disseminação de informações falsas.

O responsável sublinhou que os órgãos de comunicação social devem manter o compromisso de garantir que a voz dos cidadãos seja ouvida.

Por sua vez, a presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social, Indira Correia Baldé, reconheceu que o setor enfrenta vários desafios e defendeu uma reflexão conjunta entre os profissionais da comunicação para encontrar soluções que permitam fortalecer a classe jornalística.

A dirigente sindical apelou  às autoridades políticas para não considerarem a imprensa uma adversária , considerando que uma comunicação social livre, independente e plural constitui  elemento essencial para a consolidação do Estado democrático.

Em representante da Delegação da União Europeia no país, Carlos Zarza, adido para a Cooperação, Justiça, Segurança, Género e Direitos Humanos, reafirmou o compromisso da instituição de continuar a apoiar os profissionais e os órgãos de comunicação social do país.

Segundo o responsável, os media desempenham um papel determinante na promoção da transparência,  responsabilização e da confiança pública.

Implementado ao longo dos últimos 18 meses, o projeto concentrou-se no reforço da ética profissional, na proteção dos jornalistas e  promoção da independência dos meios de comunicação social, contribuindo igualmente para o combate à desinformação e para a defesa dos valores democráticos na Guiné-Bissau. ANG/MI/ÂC//SG


Ambiente
/Governo prevê criação de 2ª Reserva da Biosfera da Guiné-Bissau até 2030

Bissau, 25 Jun 26 (ANG) – O Governo pretende criar a 2ª Reserva da Biosfera do país antes de 2030, no âmbito dos esforços de conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável.

O anúncio foi feito , quarta-feira, por João Sousa Cordeiro, coordenador do Departamento de Governação e Gestão das Áreas Protegidas do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP),  na abertura de um workshop dedicado à abordagem de paisagem na zona de Jeta–Pecixe–Cacheu.

O encontro, promovido pela Wetlands International Africa, reuniu representantes do Governo, organizações da sociedade civil, parceiros de desenvolvimento e especialistas ligados à gestão sustentável dos recursos naturais.

Na sua intervenção, João Sousa Cordeiro explicou que o workshop faz parte do processo de criação da futura Reserva da Biosfera de Jeta–Pecixe–Cacheu, sublinhando que a proposta prevê a definição de cinco núcleos de conservação considerados fundamentais para a proteção dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável da região.

À margem da cerimónia, o representante da Wetlands International na Guiné-Bissau, Abdulai Indjai destacou os avanços registados no processo de candidatura da paisagem Jeta–Pecixe–Cacheu ao estatuto de Reserva da Biosfera, e manifestou-se confiante  na concretização favorável  do processo.

Durante os dois dias de trabalhos, os participantes vão debater a abordagem integrada da paisagem, partilhar experiências e boas práticas de outras regiões e analisar estratégias destinadas a reforçar a cooperação entre os diversos intervenientes na gestão dos recursos naturais.

O workshop deverá  contribuir para o aperfeiçoamento da proposta estratégica da paisagem Jeta–Pecixe–Cacheu, identificando oportunidades para expandir iniciativas de gestão sustentável, restauração de ecossistemas e melhoria das condições de vida das comunidades locais.

Sandra Nandigna, coordenadora das atividades do programa Wetlands for Resilience na região, salientou que Jeta–Pecixe–Cacheu alberga um dos maiores corredores contínuos de mangal da África Ocidental.

Acrescenta que  esta característica reforça a necessidade de uma gestão integrada do território, tendo em conta a forte dependência das populações locais aos recursos naturais.

O Workshop é realizado no  âmbito do programa Wetlands for Resilience, financiado pela Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, e tem como objetivo fortalecer a resiliência climática, promover a segurança alimentar e apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades da região. ANG/Digital Midia Global TV

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Política/”Investir na Guiné-Bissau significa investir na estabilidade regional”, diz a ministra dos Negócios Estrangeiros

Bissau, 24 Jun 26 (ANG) – A ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades (MNECIC), defendeu hoje que, investir na Guiné-Bissau, não é apenas um ato de solidariedade humana, mas sim, significa investir na estabilidade regional e na segurança humana.

Fatumata Jau discursava na cerimónia de abertura do “Fórum de Debate Sobre o Potencial da Migração na Promoção de um Desenvolvimento Sustentável para os Jovens Guineenses”, promovido pelo Governo através do MNECIC em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A governante disse que a migração é uma expressão profunda de condição humana, ao mesmo tempo, de procura universal de esperança para os cidadãos.

 “Do ponto de vista jurídico, a migração ocupa um lugar singular na ordem internacional contemporânea, ela recorda-nos que nenhum Estado consegue fazer sozinho, face aos desafios e as oportunidades associados a mobilidade humana”, disse Fatumata Jau.

Segundo a governante, a Guiné-Bissau não pode ser vista apenas através das suas vulnerabilidades, mas pelo contrário, deve também ser reconhecida pelo seu potencial, e parceira na construção de soluções enquanto um país capaz de transformar a mobilidade humana numa força de desenvolvimento, prosperidade e desenvolvimento.

Para o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau Inoussa Kabore, a Guiné-Bissau como muitos países, enfrenta desafios estruturais incluindo emprego juvenil e acesso limitado ao trabalho digno.

Kaboré acrescentou que o país  despõe de uma ativa diáspora dinâmica e resiliente, profundamente ligada ao seu país de origem, e que representa cerca de 09 por cento da economia nacional.



“Este encontro reconheceu que a migração, quando é bem gerida, não se torna num problema a resolver, mas sim uma oportunidade a ser aproveitada”, disse Kabore.

No fórum de um dia   os participantes terão a oportunidade de debater temas como, “Relação entre Migração e Desenvolvimento, “Envolvimento da Diáspora no Desenvolvimento Nacional” e as “Respostas ao Desemprego Juvenil”.

Ainda se prevê  assinaturas de contratos com jovens beneficiários de financiamento, para a implementação de projetos de empreendedorismo. ANG/LLA/ÂC//SG    

   

   

Sociedade/ Direção do Bissau Royal Hotel diz  desconhecer qualquer tentativa de suborno envolvendo membros da missão da CEDEAO hospedados no seu estabelecimento

Bissau, 24 Jun 26 (ANG) – A direcção do  Bissau Royal Hotel nega, em nota à imprensa, ter conhecimento de qualquer tentativa de suborno envolvendo membros da missão da CEDEAO que estiveram hospedado no seu estabelecimento .

A direção do hotel classificou as informações veiculadas nas redes sociais pela RTP-África segundo as quais houve tentativas de suborno aos chefes de Estado-Maior
da CEDEAO que estiveram em missão militar no país por elementos ligados ao Governo de Transição como falsas e sem qualquer fundamento factual.

Notícias veiculadas nas redes sociais pela RTP-África que cita “fontes credíveis” dão conta de que 15.000.000,00fcfa terão sido  encontrados no quarto de hotel de um dos elementos da missão da CEDEAO, e que este terá denunciado o caso ao chefe da missão.

Ainda deram conta de que as câmaras do hotel permitiram identificar que alguém ligado ao Governo de Transição terá  entrado no quarto do hotel.

Bissau Royal Hotel declara que está disponível  para cooperar com as instituições nacionais e internacionais competentes no esclarecimento integral dos factos, e que rejeita “ categoricamente” qualquer tentativa de associação do nome do Bissau Royal Hotel à “narrativas infundadas, especulações ou informações não verificadas” que possam comprometer a reputação da instituição, dos seus colaboradores, parceiros e clientes.

Refere que a divulgação de acusações sem prova ou fundamento constitui uma prática suscetível de causar danos reputacionais significativos, pelo que apela à responsabilidade, ao rigor e à observância dos princípios deontológicos por parte de todos os intervenientes no espaço público e mediático.

O Bissau Royal Hotel reafirma o seu compromisso com os princípios da legalidade, confidencialidade, neutralidade institucional, proteção da privacidade dos seus clientes e respeito pelas normas nacionais e internacionais aplicáveis ao setor hoteleiro.

A nota ainda refere que a confiança dos clientes constitui um dos pilares fundamentais da sua atividade, razão pela qual adota rigorosos procedimentos internos destinados a garantir a segurança,  discrição e a integridade de todas as informações sob  responsabilidade do hotel.

A administração do Hotel informa que todos os registos e elementos eventualmente existentes nos seus sistemas internos encontram-se devidamente preservados e poderão ser disponibilizados  às autoridades legalmente competentes, caso tal venha a ser solicitado no âmbito de qualquer procedimento oficial.

Igualmente rejeitou as informações que apontam para a existência e divulgação de imagens de videovigilância relacionadas com os factos alegados, que segundo a direção, em nenhum momento qualquer colaborador autorizado entregou, disponibilizou ou facilitou imagens de segurança a membros da missão da CEDEAO, entidades externas ou terceiros ligados ao caso.

O Hotel sublinha que qualquer informação em sentido contrário não corresponde à verdade e visa salvaguardar a sua reputação institucional perante a opinião pública.

A nota refere ainda que, até ao momento, a administração não recebeu qualquer reclamação, formal ou informal, verbal ou escrita, por parte da missão da CEDEAO relativamente às acusações que têm sido divulgadas.

.ANG/MI/ÂC//SG

 

EUA/Obama inaugura o seu próprio Centro Presidencial para celebrar o seu legado

Bissau, 24 Jun 26 (ANG) - O antigo Presidente dos Estados Unidos de América, Barack Obama, inaugurou recentemente , o “Presidential Center”, após mais de uma década de planeamento e construção.

O museu dedicado ao 44.º Presidente dos Estados Unidos, cargo que assumiu durante oito anos, abriu portas em Chicago e tem como objetivo celebrar a vida, a carreira política e o legado de Barack Obama.

O empreendimento, que inclui ainda uma biblioteca pública, um teatro, um centro desportivo , um estúdio de gravação e um parque infantil, custou cerca de 850 milhões de dólares (aproximadamente 780 milhões de euros).

É considerado o maior investimento individual em um século para a zona sul de Chicago, de acordo com a Reuters : “Queríamos que fosse uma celebração vibrante e viva da comunidade. Um espaço onde possamos aprender juntos e partilhar as alegrias da arte, da música, do desporto e da brincadeira” ,disse Barack Obama.

O complexo fica no bairro de Jackson Park, nas margens do Lago Michigan, perto da zona onde o casal Obama residia antes de se mudarem para a Casa Branca em 2009 e onde permaneceram até 2017 , quando Donald Trump foi eleito como seu sucessor.

O antigo líder norte-americano fez-se acompanhar da esposa e antiga primeira-dama, Michelle Obama , e das duas filhas, Malia Ann , de 27 anos, e Sasha , de 25 anos.

Na cerimónia inaugural estiveram também presentes os antigos presidentes norte-americanos Bill Clinton, George W. Bush e Joe Biden , além de vários artistas de renome que atuaram no evento, como Christina Aguilera , Jennifer Hudson, John Legend, Bono e The Edge, U2, Stevie Wonder, Common, Eddie Vedder, Bruce Springsteen, Marc Anthony. ANG/SapoFri

                          Côte D`Ivoire/ Nova descoberta de petróleo

Bissau, 24 Jun 26 (ANG) – Uma importante descoberta de petróleo na bacia sedimentar da Costa do Marfim, no bloco petrolífero CI-709, foi anunciada pelo grupo petrolífero americano “Murphy”, em parceria com a Companhia Nacional de Operações Petrolíferas da Costa do Marfim “PETROCI-Holding”, indicou uma fonte oficial na terça-feira em Abidjan.

Essa descoberta ocorre após a perfuração do poço "Bubale-1X", iniciada no final de Fevereiro no bloco CI-709, segundo comunicado do Ministério de Minas, Petróleo e Energia da Costa do Marfim, que informou que o poço atingiu uma profundidade total de 6.263 metros, incluindo 2.400 metros de água.

A mesma fonte prosseguiu dizendo que o poço "Bubale-1X" revelou aproximadamente 30 metros de coluna líquida de óleo distribuída em dois reservatórios separados, observando que "análises preliminares de fluidos indicam a presença de óleo de alta qualidade".

Nos próximos meses, a "Murphy" e a "PETROCI Holding" realizarão trabalhos adicionais para avaliar essa descoberta, observa o ministério, que explica que um novo poço está planejado para o segundo semestre deste ano, a fim de melhor caracterizar o depósito e avaliar seu potencial comercial. ANG/Faapa