quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

UEMOA/Conselho do Trabalho e Diálogo  Social promete apoiar o diálogo social  e de negociação coletiva na Guiné-Bissau

Bissau, 24 Fev 22(ANG) – O Conselho do Trabalho e do Diálogo Social(CTDS), uma organização da UEMOA, promete apoiar o diálogo social e de  negociação coletiva na Guiné-Bissau  

A revelação foi feita, esta quinta-feira, por Saliu Djaló, vice-coordenador da  Célula Nacional  desse Conselho, numa  conferência de imprensa .

Djaló disse que a referida promessa saiu das recomendações  da 12ª Assembleia Geral  do CTDS, realizada, em Ouagadougou/Burkina Faso, em Dezembro último.

Para além de apoiar  a Guiné-Bissau para o reforço do diálogo social e de negociação coletiva, a 12ª Assembleia Geral do CTDS ainda recomendou que seja melhorada, nos países membros, a governação do trabalho, através de elaboração de convenções coletivas por ramos de atividades, e a organização do setor informal, tido como componente importante da economia.

O Conselho do Trabalho e do Diálogo Social que intervêm nos nove países da UEMOA, recomenda para o tuturo,uma reflexão profunda sobre  a moeda única , a fim de melhorar a compreensão dos principais desafios, as vantagens e os riscos associados à este projeto.

O encontro de Ouagadougou deidiu que a 13ª Assembleia geral da organização seja realizada em Bamaco, no Mali.

A sessão ficou marcada pela adopção de  resoluções  sobre a problemática de pessoas deficientes no mundo de trabalho nos estados membros da UEMOA, e sobre  a implementação de formas alternativas de organização  do trabalho em contextos de crise nos estados membros da UEMOA. ANG/JD/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário