quarta-feira, 3 de abril de 2024

Caju/Direção da CCIAS pede colaboração de atores políticos  para um bom sucesso da campanha de comercialização

Bissau,03 Abr 24(ANG) – O Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços(CCIAS), pediu a colaboração de todos os atores políticos do país  de forma a permitir um bom andamento da campanha de comercialização e exportação da castanha de caju do presente ano.

Mama Samba Embaló falava à em imprensa no final de uma reunião da Direção da CCIAS na qual se analisou  a problemática do processo de comercialização da castanha de caju.

“A direção da CCIAS e o Governo estão a trabalhar, de mãos dadas, no sentido de criar as condições para que a campanha de caju do presente ano tenha  sucesso”, disse.

Acrescentou que, nesse quadro, uma missão aduaneira da República Popular da China se encontra no país, no âmbito dos esforços que a CCIAS e o Governo estão a fazer para encontrar alternativas em termos de mercados para a exportação da castanha de caju.

Mama Samba Embaló disse que a referida missão está no país, em resposta ao convite por eles formulado, no âmbito de uma visita que uma delegação da CCIAS efetuou no mês passado a China.

O Presidente da CCIAS frisou que vão acionar mecanismos junto da Sociedade Civil visando sensibilizar os atores políticos, de forma a alcançar um entendimento e que irá permitir um bom ambiente de negócios no país e atrair mais investidores estrangeiros.

Aquele responsável sublinhou que a CCIAS vai continuar a trabalhar em parceria com o Governo no sentido de fazer com que a castanha de caju seja comprada ao  bom preço.

A campanha de comercialização e exportação da castanha de caju 2024 foi, oficialmente, lançada no passado dia 15 de Março de 2024, e foi estipulado um preço indicativo de 300 francos CFA por quilo.

O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné(ANAG), denunciou, em entrevista concedida na semana passada à ANG, que a castanha de caju está a ser comprada num valor que oscila entre os 150 à 200 francos CFA, para  dizer que o preço mínimo de compra ao produtor não está a ser respeitado. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário