quinta-feira, 31 de julho de 2025

Caso Tano Bari/ PR aguarda por resultados de investigação em curso

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) – O Presidente da República disse que aguarda pelos resultados de investigação das autoridades competentes, já em curso, sobre a identificação  de um cadáver encontrado no Rio Mansoa, em João Landim,  que familiares dizem ser do ex-segurança presidencial, Tano Bari.

“ Minha segurança desapareceu, não vou falar ainda da morte”, disse Umaro Sissoco Embaló, em declarações à imprensa, à saída de mais uma reunião do Conselho de Ministros.

Informou que está em curso um inquérito, tanto pela Polícia Judiciária assim como pela Inteligência militar sobre o caso.

Acrescentou que, segundo  dados que recebeu dos Serviço de Informação e Segurança(SIS),  as pessoas viram um corpo embrulhado, e devido o seu estado de decomposição não foi possível ver   a cara , que podia permitir a identificação de quem era.

Disse  que como Presidente da República não pode basear as suas intervenções em boatos, porque no país há sempre tentativa de politizar tudo.

O Chefe de Estado garantiu que o caso  não ficará impune.

Instado a confirma o desaparecimento e não a morte, Umaro Sissoco Embaló disse que não está em condições de confirmar nem um  nem outro.

Em relação ao áudio vazado nas redes sociais, em que se ouviu a voz que se diz ser do Presidente da República em conversa com o Tano Bari, Sissoco Embaló disse que a voz é dele .“É um  menino, eu gosto muito dele”, disse.

Perguntado sobre a decisão do Tribunal de Relação que, quarta-feira, confirmou Adja Satu Camará como Coordenadora do MADEM-G15, Umaro Sissoco Embaló disse  que não interfere na justiça, garantindo que não permitirá a desagregação do MADEM-G15 por ser um dos  fundadores do partido.

Sobre as  razões da exoneração de Bacar Biai das funções de Procurador Geral  da República disse ser um ato normal, até porque não é a primeira vez.  

E quanto a  libertação de Júlio Mambali disse que não é o primeiro a ser libertado,  e acrescenta que  várias pessoas envolvidas no caso 01 de Fevereiro  já foram libertadas. “O certo é que não haverá mais um caso semelhante no país”, garantiu.

ANG/LPG//SG 

        Líbano/Chefe de Estado  comprometeu-se a desarmar o Hezbollah 

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) - O presidente do Líbano, Joseph Aoun, disse hoje que as autoridade de Beirute estão determinadas no desarmamento do Hezbollah, depois de o grupo armado ter afirmado que a medida favorece Israel.

chefe de Estado disse hoje que as autoridades libanesas querem retirar as armas de todos os grupos armados, incluindo o Hezbollah (Partido de Deus).

As declarações de Aoun ocorreram durante um discurso perante as Forças Armadas do Líbano.

Segundo o presidente as armas apreendidas devem ficar na posse do Exército de Beirute. 

O Líbano está sujeito a pressões políticas, nomeadamente dos Estados Unidos, para desarmar o Hezbollah, que saiu enfraquecido de uma guerra com Israel que terminou em novembro de 2024, mas que mantém parte do arsenal bélico.

Joseph Aoun apelou a todas as partes políticas para que aproveitem o que considerou oportunidade histórica para que o Exército e as forças de segurança passem a deter "o monopólio das armas (...) em todo o território libanês"

O líder do Hezbollah, Naim Qassem, considerou na quarta-feira que qualquer pedido para desarmar o partido "serve Israel", acusando o emissário norte-americano Tom Barrack de recorrer à ameaça e à intimidação.

O Hezbollah, apoiado pelo Irão, é a única formação armada libanesa que manteve o equipamento militar após o fim da guerra civil em 1990, em nome da "resistência" contra Israel. ANG/Lusa

 

 Angola/Mais de mil detidos começam a ser julgados após caos em Luanda

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) - As autoridades angolanas começaram a julgar os autores das pilhagens e do vandalismo após três dias caóticos durante a greve dos taxistas, muitos dos quais menores de idade e que serão devolvidos às respetivas famílias.

No Tribunal de Luanda iniciaram-se na quarta-feira cinco julgamentos, envolvendo 22 arguidos acusados do crime de participação em motim. No tribunal de Belas decorrem outros cinco processos sumários, com 15 pessoas acusadas da prática de roubo e vandalismo. Na jurisdição do Dande, são esperadas 61 pessoas.

Hoje prosseguem julgamentos em Luanda e em Belas, no Kilamba Kiaxi (onde estão a ser julgadas seis pessoas, incluindo um menor) e em Icolo e Bengo, onde nove pessoas respondem por furto em supermercados.

Entre os casos está também o de uma mulher acusada de instigação pública ao crime, e mais nove pessoas acusadas de roubo e vandalismo.

O Ministério do Interior anunciou igualmente que iniciou, na noite de quarta-feira, a entrega às famílias de um primeiro grupo de 17 menores, de um total de 83 detidos "em consequência dos atos de arruaça, destruição, pilhagem, perturbação da ordem pública e vandalização de bens" na província de Luanda.

"O Ministério do Interior reafirma que a situação de segurança pública é estável e apela à população para que se abstenha de participar ou incentivar esse tipo de ações e colabore com as autoridades, denunciando quaisquer atividades suspeitas", salienta a instituição.

A Ordem dos Advogados de Angola apelou na quarta-feira à mobilização dos seus membros para integrarem as equipas que estão a ser formadas com o objetivo de garantir o cumprimento das garantias legais nos julgamentos, face ao "elevado número de cidadãos detidos nos últimos dias".

No âmbito da paralisação de três dias decretada pelos taxistas, em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis, registaram-se episódios de violência, tumultos, e saques em armazéns e estabelecimentos comerciais, bem como a destruição de bens públicos e privados.

O balanço mais recente das autoridades aponta para 22 mortos, 197 feridos e 1.214 detenções. Ainda não foi feita a contabilização oficial dos prejuízos materiais causados pelos atos de vandalismo e pilhagem.ANG/Lusa

     EUA/ Governo anuncia sanções contra OLP e Autoridade Palestiniana

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) - Os Estados Unidos impuseram hoje sanções contra responsáveis da Autoridade Palestiniana e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), acusando as organizações de "internacionalizar o conflito com Israel" e de apoio ao terrorismo.

De acordo com um comunicado do Departamento de Estado norte-americano, as duas organizações são acusadas de "continuarem a apoiar o terrorismo, incluindo através da incitação e glorificação da violência".

A diplomacia norte-americana acusa as organizações de "fornecerem pagamentos e benefícios em apoio do terrorismo aos terroristas palestinianos e às suas famílias".

O Governo dos EUA explicou ainda que as sanções contra a OLP e contra a Autoridade Palestiniana - no poder em partes da Cisjordânia - consistem na recusa de vistos a membros dessas organizações.

"É do nosso interesse de segurança nacional impor consequências e responsabilizar a OLP e a Autoridade Palestiniana por não cumprirem os seus compromissos e prejudicarem as perspetivas de paz", explica a diplomacia norte-americana no comunicado. ANG/Lusa

 

 Canadá /Governo anuncia que vai reconhecer Estado da Palestina em Setembro

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) - O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, anunciou na quarta-feira que o seu país vai reconhecer o Estado da Palestina. O Canadá torna-se o terceiro país do G7 a tomar esta decisão, depois da França e do Reino-Unido.  

vai reconhecer o Estado da Palestina em Setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, juntando-se à França e ao Reino-Unido que tomaram recentemente a mesma decisão.

O Primeiro-ministro canadiano Mark Carney afirmou que o país sustenta uma "convicção de longa data" a favor de uma solução de dois Estados para por fim ao conflito israelo-palestiniano que se alastra há décadas. "Esta possibilidade de uma solução de dois Estados está a desaparecer diante dos nossos olhos", lamentou o governante canadiano. 

A intenção do Canadá explica-se, afirmou Mark Carney, "pela determinação da Autoridade palestiniana em levar a cabo reformas essenciais", citando o compromisso do presidente palestiniano Mahmoud Abbas em organizar eleições gerais em 2026, e a "promessa de não militarizar o Estado palestiniano". 

Mahmoud Abbas, líder da Autoridade palestiniana, que administra os territórios palestinianos, saudou, esta quarta-feira, a "corajosa" decisão do Canadá, que "intervém num momento histórico e crítico para salvaguardar a solução de dois Estados". 

O Canadá torna-se o terceiro país membro do G7, depois da França e do Reino-Unido, que afirma a vontade política de reconhecer o Estado da Palestina em Setembro. 

Israel denunciou imediatamente este anúncio e criticou o que considera ser uma "campanha de pressão internacional deformada". O ministro israelita dos Negócios Estrangeiros escreveu, na rede social X, que este posicionamento "recompensa o Hamas e prejudica os esforços visando alcançar um cessar-fogo em Gaza e libertar os reféns". 

O presidente norte-americano Donald Trump escreveu na sua rede Truth Social esta quinta-feira que um acordo comercial com o Canadá "será muito difícil de realizar" depois do anúncio da intenção de Mark Carney reconhecer o Estado da Palestina. 

No âmbito das imposições aduaneiras que a administração Trump tem vindo a anunciar, os Estados-Unidos já tinham ameaçado impor 35% de taxas aduaneiras ao Canadá, segundo parceiro comercial de Washington.

Até ao momento, Mark Carney não reagiu a estas declarações de Donald Trump. 

Ainda esta quinta-feira, o Primeiro-ministro da Suécia apelou a União Europeia a "congelar" a parte comercial do seu acordo de associação com Israel. O dirigente sueco, Ulf Kristersson, afirmou que Telavive "não respeita as suas obrigações mais fundamentais nem os acordos sobre a ajuda humanitária" e que se torna necessário "reforçar a pressão económica sobre Israel". 

Outros países têm exigido a revisão deste acordo da UE com Israel, nomeadamente a França, a Bélgica, a Irlanda, a Finlândia, Portugal, o Luxemburgo, a Eslovénia, a Espanha e os Paises Baixos. 

No final do mês de Junho, um relatório da Comissão europeia, apresentado aos 27 países-membros, alegava que Israel "viola o acordo de associação que liga o país à União europeia, em matéria de respeito pelos direitos humanos". ANG/RFI

 

Cabo Verde/ Ataques a jornalista da TCV geram condenação pública

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) - A Associação sindical dos jornalistas, a direção da televisão pública e o Governo de Cabo Verde condenaram os ataques que têm sido feitos a uma jornalista da televisão pública cabo-verdiana nas redes sociais.

A jornalista Rosana Almeida fez uma reportagem, no início da semana, sobre a apresentação do projeto do novo Hospital Nacional, sublinhando que as autoridades apresentavam o projecto pela terceira vez.

Ao destacar numa reportagem -exibida na televisão de Cabo Verde, na segunda-feira- que o projecto do novo Hospital Nacional estava a ser apresentado pela terceira e que o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva optou por não prestar declarações à imprensa, deixando o pronunciamento oficial a cargo do Ministro da Saúde, a jornalista Rosana Almeida foi alvo de críticas e de ataques considerados ofensivos nas redes sociais. 

A jornalista Rosana Almeida usou as redes sociais para responder as críticas, através de um vídeo, depois direcção da televisão pública e da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) terem vindo a público repudiar os ataques dirigidos à jornalista.

Também, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, que se ocupa da comunicação social, condenou os ataques, numa entrevista difundida no telejornal da Televisão de Cabo Verde,

“O Governo condena, reprova e censura qualquer atitude ou discurso de ódio, seja em relação a uma jornalista da Rádio ou Televisão cabo-verdiana, da Infopress (Agência Cabo-verdiana de Notícias) ou de qualquer órgão privado de comunicação social. E o governo não só censura, como se distancia de tais atitudes e comportamentos que podem pôr em causa a dignidade dos cidadãos cabo-verdianos”, afirmou o secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes, em entrevista à TCV.

O governante afirmou que próprio Chefe do Executivo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva “tem sido vítima todos os dias de calúnias por parte de muitos cidadãos, mas o primeiro-ministro de Cabo Verde tem-se pautado por uma postura de responsabilidade, mesmo naqueles momentos mais difíceis, mais quentes, mais acalorados da nossa vida democrática, como nas campanhas eleitorais, ou nos momentos que antecipam as campanhas  eleitorais, o doutor Ulisses Correio Silva tem-se pautado por uma postura de grande educação e de respeito pelos cidadãos, mas sobretudo pelos adversários políticos". 

Rosana Almeida é jornalista de Televisão de Cabo Verde e  tem mais de 30 anos de carreira. Já foi o pivot do principal noticiário da televisão pública, apresentou programas de entrevistas e moderou debates políticos na televisão nacional. Rosana Almeida já exerceu cargo numa instituição pública, como presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, função para a qual foi nomeada pelo Governo do MpD em 2016, mas em 2021 foi demitida pelo executivo, sem explicar as razões. Na altura faltava um ano para término do segundo mandato à frente do   Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género. ANG/RFI

 

Regiões / Governador  de Biombo preocupado com aumento de consumo de drogas na região

Bissau 31 Jul 25 (ANG) – O Governador da Região de Biombo diz estar muito preocupado com o aumento do consumo de drogas, Liamba e MD por jovens, naquela localidade.


Fernando Djú, em declarações ao Correspondente da  ANG na região, explicou que os jovens adolescentes  com idades entre 14,15 e 16 anos estão a adeque rir ,de forma rápida e violenta, o mau hábito de consumir drogas sobretudo o Limba, MD e AX.

Djú disse que os jovens não ganham nada consumindo drogas ao contrário trazem sérios problemas à famílias, empobrecendo-as financeiramente .

Fernando Djú pede aos jovens da Região, principalmente as meninas, para deixarem de consumir drogas, porque, para além de prejudicar a saúde comprometem os seus futuros enquanto cidadãos.

Para o  Administrador do setror de Quinhamel, Aldo José Lima,  o fenómino está  a crescer na região devido a influência da capital Bissau.

“A solução é a escola por isso aconselho aos pais e encarregados de educação a aconselharem seus educandos.Quem for apanhado a consumir droga será detido. A administração da Região de Biombo está empenhado a combater o consumo de droga  e a delinquência juvenil nesta região”, disse Aldo Lima.

ANG/MN/MSC//SG

Justiça/ ”CENFOJ está  à disposição da justiça militar para  ações de formação e especialização dos magistrados”, diz ministra

Bissau, 31 Jul 25 (ANG)  - A ministra da Justiça e dos Direitos Humanos disse que o Centro Nacional de Formação Judiciária(CENFOJ), permanecerá à disposição da justiça militar para  ações de formação e especialização dos magistrados.


Maria do Céu Silva Monteiro  falava,  quarta feira,  na cerimónia de empossamento  de novos  magistrados e promotores da Justiça Militar, nomeados em Conselho de Ministros, do dia 16 Junho de 2025.

Tratam-se  de Fernando Sanca Indique, Vasco António Nacia, Vasco Oliveira da Silva, Denna Ntambé Bacar, Flávio Ribeiro, Martinho Nhaté, Carlitos Fanda Nbana, Ronilson António Sousa Almeida, Claudé Nota Simão,None Gomes, Bigponté Nacabi, Valentina Gomes Fernandes e Albertino Nbaia.

Céu Monteiro acrescentou  que a Justiça Militar, é um ramo do Poder Judiciário  com o objectivo de  os crimes militares, cometidos por militares no exercício das suas funções ou em razão delas.

“Ela possui uma estrutura própria e regras específicas, diferenciadas da Justiça Comum. Tenho a consciência que os profissionais do sector esperam muito da intervenção do Governo, mas não podemos fazé-la, ignorando os desafios estruturais da justiça militar, desde a insuficiência do quadro legal, da definição clara das estruturas de gestão e avaliação de desempenho e o reforço das competências humanas e materiais”, afirmou.

Segundo a ministra, a justiça militar ainda carece de uma estrutura de gestão e disciplina, mecanismos de avaliação de desempenho e de progressão na carreira, à semelhança dos tribunais comuns. “É nossa convicção que é fundamental a busca de uma solução dentro do quadro existente ou uma solução inovadora, capaz de se adequar ás exigências da actualidade”, disse.

Maria do Céu Silva  defendeu  que é preciso iniciar reflexões e debates em torno da justiça militar, e sublinha que todos devem  trabalhar na busca da perfeição e do redimensionamento das competências, para adaptar a Justiça Militar  aos momentos de paz.

 “Administrar a Justiça na jurisdição militar é, de facto, um enorme encargo, mas constitui, simultaneamente, um estímulo na busca de um conhecimento ainda mais profundo sobre as questões jurídicas que aqui se debatem”, referiu a ministra.

O Presidente do  Tribunal Militar Superior , Augusto Bicoda disse que , o empossamento de novos magistrados reforça  a capacidade da justiça militar de dar  resposta às demandas que há três anos multiplicaram com a entrada em vigor do novo do Código da Justiça Militar, devido a amplitude dos crimes essencialmente militares.

Augusto Bicoda acrescenta  que o ato elimina a falta de juizes relatores, que impossibilitou a decisão sobre os recursos que neste momento se encontram no Tribunal Militar Superior por falta do coletivo.

Aos juizes e promotores empossados, disse que é necessário que as investigações dos fatos construtivos dos crimes essencialmente militares, assim como o julgamento dos mesos, tanto na primeira como na  segunda instancia sejam decididos  com respeito escrupoloso aos prazos legalmente estabelecidos.

Salientou que o momento marca o compromisso de trabalhar com responsabilidade em prol da defesa das instituições democráticas, zelando pela autoridade das leis  e da justiça.

“O  magistrado é um investigados  por excelência, em busca da verdade material dos factos que lhe são submetidos”, destacou.

Bicoda sublinhou  que o sistema judicial militar , tal como  outros, dada a atual conjuntura económica do país, carace de condições adequadas para uma boa administração da justiça social e, que, por ser uma missão de Estado, a mesma deve ter um especial atenção da parte do Governo.ANG/LPG//SG

 

Regiões /Malfeitores assaltam gabinete do Secretário  de Administração de Prábis

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) – O gabinete do Secretário  de Administração do Sector de Prábis foi assaltado na madrugada de  quarta-feira, por um grupo de pessoas desconhecidos, que levaram equipamentos de escritórios e  uma mala contendo Cadernos Eleitorais atualizados.

Segundo o despacho do Correspondente da ANG na região de Biombo, que cita  o Secretário Setorial, Naio Raul Nanque, entre os materiais roubados está um computador portátil de marca zinox .

Nanque disse que os malfeitores violaram a janela do vidro do escritório, e também tentaram violar o cofre do dinheiro da administração mas não conseguiram levar  nada.

Questionado sobre a segurança local, o secretário Naio Raul Nanque disse que ao sair do trabalho sempre avisa o pessoal da segurança para estar mais atento com o local.

Aquele responsável disse que no decorrer das buscas a força local descobriu a maleta dos matérias  roubados dos agentes do GETAP numa casa vizinha do Comité do Estado.

O régulo de Prábis, Adriano Cá lamentou o ocorrido e disse que se foram pegos e detidos  devem ser torturados para que não voltassem  a praticar o mesmo ato.

Acusou o Estado de ser cúmplice de tudo isso, tendo em conta a morosidade no tratamento dos  processos. ANG/MN/MI//SG

Justiça/ PR  pede justiça moralizadora para sociedade guineense

Bissau, 31 Jul 25 (ANG) -  O Presidente da República (PR) defendeu quarta-feira  que  a justiça tem que ser capaz de moralizar  e  contribuir para desencorajar  condutas criminosas na sociedade guineense.

Umaro Sissoco Embaló  falava na cerimónia  de inauguração do Salão Nobre do Ministério da Justiça, rebatizado com o nome de Fidélis Policarpo Cabral de Almada, quem foi o primeiro ministro da Justiça do país, entre 1975 e 1983.

O Chefe de Estado convida  aos guineenses para uma reflexão  sobre a justiça, para se saber , “onde estamos e  onde pretendemos chegar”.

Advertiu que a justiça tem que se manter firme no combate a criminalidade  violenta , tráfico de drogas, corrupção , branqueamento de capitais, o terrorismo e enfrentar as ameaças que podem pôr em causa a estabilidade política, num Estado de Direito Democrático e  e até a própria coesão social.

Prometeu que,  enquanto Chefe de Estado, vai continuar a dar seu apoio ao sector da Justiça, tanto na infraestruturação , assim como  na modernização do quadro legal  e no reforço das qualificações do pessoal.

Sissoco Embaló disse que Fidélis Cabral de Almada foi um dos responsáveis da justiça  que participou quase em todas as elaborações do quadro jurídico da Guiné-Bissau..

Acrescentou que em  1966 é promulgado a lei da Justiça Militar, mais tarde Fidélis Cabral coassinou com Amílcar Lopes Cabral, as bases para criação da Assembleia Nacional Popular da Guiné, um texto que incluiu  a  Lei Eleitoral para eleições  de conselheiros regionais,  de onde  saíram os primeiros deputados  da nação, que mais tarde proclamaram a independência e aprovaram a Constituição da República no dia 24 de Setembro de 1973, com a proclamação do Estado da Guiné-Bissau, e Fidélis integra o primeiro governo da República como Ministro da Justiça,” lembrou Embaló.

A Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria do Céu Silva Monteiro, disse que decidiram reabilitar o salão e batizá-lo com o nome de Fidélis Almada, como reconhecimento e validação da história comum. .ANG/JD//SG


Regiões/LGDH quer maior envolvimento da igreja católica na prevenção da radicalização de  extremismo violento no país

Bafatá, 31 Jul 25 (ANG)- A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) quer  maior aproximação da igreja católica no reforço do processo da consolidação da paz e na prevenção da radicalização do extremismo violento na Guiné-Bissau.

O desejo  foi manifestado , quarta-feira, pelo Presidente da LGDH  Bubacar Turé, após o encontro  com o Bispo da Diocese de Bafatá, no qual as duas personalidades partilharam  informações sobre ações da liga contra a  radicalização do extremismo violento no país, entre outros.

“No quadro do projeto observatório da paz são desenvolvidas várias ações de prevenção da radicalização do extremismo violento, e a  igreja católica tem sido um parceiro previlegiado”, contou  Bubacar Turé.

Por sua vez, o Bispo da Diocese de Bafatá, Vitor Luís Quematcha garantiu que a igreja católica vai  colaborar com a LGDH na promoção da paz social.

O novo Bispo de Bafatá  considerou o encontro com Bubacar Turé de um “sentimento de gratidão” e algo positivo, uma vez que  se trata da promoção do diálogo entre  guineenses com a finalidade de alcansar o entendimento e promoção da paz interna na Guiné-Bissau e na sub-região. ANG/WP/AALS//SG

quarta-feira, 30 de julho de 2025

 Sociedade/Movimento da Sociedade Civil condena assassínio do cidadão Tanu Barie espancamento do jornalista Waldir Araújo

Bissau, 30 Jul (ANG) – O Movimento Nacional de Sociedade Civil para Paz Democracia e Desenvolvimento condenou  “com veemência” o assassínio do cidadão Tanu Bari e o espancamento brutal do delegado da RTP- Africa na Guiné-Bissau, o jornalista Waldir Araújo.

A condenação vem expressa num comunicado à imprensa da referida organização, à que a ANG teve acesso hoje.

Do documento, o movimento exigiu as autoridades competentes a responsabilização dos autores dessas práticas perante a justiça .

Em relação aos detidos , o Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento pede  que sejam permitido aos detidos a assistência jurídica mediante a constituição de advogado de defesa nos termos da lei, para que lhes sejam apresentados às instâncias judiciais dentro dos prazos previstos e igualmente serem assegurados a assistência médica e medicamentosa como também as visitas de familiares regularmente.

Ainda exige  a libertação imediata e incondicional dos detidos sem observância dos ditames da lei e sem culpa formada, e a legalização da prisão, em conformidade com a lei.

Por outro lado, o movimento refere aos casos de raptos e assassinatos das crianças, ocorridos nos sectores de São Domingos, Bissorã e Plaque no sector de Prábis, todos na províncias Norte do país.

Pede aos tribunais a celeridade dos processos judiciais em suas posses , para  desencorajar realização da justiça pelas próprias mãos.

A organização disse estar solidário com as fernélias enlutadas, neste momento de dor e consternação,  e exorta o Ministério Público (PGR) para abrir um inquérito competente a fim de desvendar o mistério que está a volta de todos os assassinatos referenciados nos últimos tempos, sobretudo este último do jovem paramilitar, e o espancamento do cidadão expatriado em serviço no País.

Por outro lado, o Movimento propôs um diálogo aberto e responsável, para o qual convida à todos os atores  políticos nacionais, sem exceção, a se virarem para o exercício político isento de inimizade, retaliação, vingança, rancor e ou ódio.

.ANG/MI//SG

 

Regiões/Condutores de transporte público da linha   Calequisse / Canchungo exigem pagamento de  1000 francos CFA por  cada passageiro nesta época chuvosa

Calequisse, 30 Jul 25 (ANG)- Os condutores de transporte público que fazem a ligação entre Calequisse e Canchungo estão, de novo ,  a  exigir o pagamento de 1000 fcfa a cada passageiro , alegando más  condições em que a via se encontra nesta época chuvosa.

A exigência foi revelada pelo   Vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Transportadores e Motoristas do Setor de Calequisse, Domingos Gomes, em entrevista ao Correspondente de ANG para região de Cacheu.

Gomes sustenta   que,  cada vez que um  carro sai de Calequisse para Canchungo precisa de uma revisão mecânica devido o estado degradado da estrada, sobretudo nesta época da chuva.

Disse que o preço anteriormente praticado para o mesmo troço, 500fcfa,  não compensa as suas despesas.

“Os condutores pararam os seus carros para evitar os prejuízos. Enquanto não houver aumento de preço nesta época da chuva não pretendem trabalhar”, contou aquele responsável.

O Correspondente da ANG na Região de Cacheu, Armando Gomes disse que abordou alguns populares de Calequisse sobre essa exigência, mas   que estes  se limitaram a manifestar as suas preocupações sobre as más condições das estradas.

 “Estes dias apanhamos simplesmente as motas ou moto carros, porque, os condutores dos carros decidiram subir  o preço de 500 francos para 1000 desde dia 28 de julho em curso ,e,  em princípio, deve ir  até 30 de Novembro ,tendo em conta o estado avançado da degradação de estrada que obviamente causa danos materiais nos  seus carros”, disse um deles que entretanto não quis se identificar.

Nos últimos anos, na época chuvosa, tem sido feito sempre o aumento de preço nos transportes entre Canchungo e Calequisse, tendo em conta o estado degradante da estrada que liga as duas localidades da Região de  Cacheu.  ANG/AG/AALS//SG

Ensino/ “Governo não é obrigado a empregar todos os professores formados”, diz  Ministro da Educação

Bissau, 30 Jul 25 (ANG) - O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Herry Mané disse que  o Governo  não tem obrigação de empregar  todos os professores formados, nos centros de formação, na administração pública.


A afirmação, segundo A Rádio Popular, foi feita na cerimónia de  encerramento do seminário técnico sobre a implementação do projeto da União Africana para a Integração da Educação (CADEC) nos currículos escolares, realizado , terça-feira em Bissau.

Falando  à imprensa, o ministro reconheceu a importância da formação dos docentes, mas destacou que o Estado não consegue absorver todos os formados na função pública.

Mané encoraja aos  professores que ainda não foram colocados a  procurarem oportunidades de emprego no setor privado ou que criassem   seus próprios empreendimentos de ensino.

“As escolas de formação formam professores, mas não é obrigação do governo colocá-los todos no aparelho do Estado. O Estado absorve uma parte e os restantes devem seguir para escolas privadas ou abrir as suas próprias instituições” disse o governante.

Herry Mané afirmou que o Ministério da Educação  está disponível para atribuir licenças, desde que os requisitos sejam cumpridos.

O governante garantiu que o Ministério mantém um banco de dados com todos os professores formados e não colocados, e que esses profissionais poderão ser contactados à medida que surgirem vagas nos diferentes setores da educação.

Durante o evento, o ministro também defendeu a revisão dos currículos escolares nos países membros da União Africana. O objetivo, segundo ele, é contribuir para a mudança de mentalidade entre os jovens africanos, promovendo uma nova geração mais comprometida com a boa governação, o conhecimento e o desenvolvimento.

“Queremos uma juventude que se afaste da ideia de golpes de Estado, que respeite os bens públicos e que esteja disposta a aprender e contribuir para o progresso do continente”, declarou.

O seminário técnico reuniu especialistas de educação de vários países africanos e discutiu a implementação de conteúdos educativos alinhados com os objetivos da União Africana, respeitando as realidades e particularidades de cada país.

A Guiné-Bissau e a Costa do Marfim participaram como países-piloto da iniciativa. ANG/LPG//SG

 

 

Regiões/ Greve no sector de saúde regista adesão expressiva no Centro de Saúde do setor de  Bissorã

Bissorã, 30 Jul 25 (ANG) – A greve de dez dias no sector de saúde, decretada pela Frente Social regista uma adesão expressiva no Centro de saúde de Bissorã.

Segundo o despacho do Correspondente regional da ANG de Oio, apesar da observância do serviço mínimo, suportado por dois técnicos, alguns cidadãos do Sector de Bissorã  manifestaram as suas  preocupações em relação a greve.

 O cidadão Alfucene Camará lamentou a situação, que diz provocar transtorno às pessoas doentes  que vieram  de diferentes tabancas a procura do tratamento médico no centro mas não conseguiram, divido a greve em curso no sector.

Pede ao Governo  para prestar mais atenção aos trabalhadores do sector de sáude,por estar em cuasa a vida da população.

Braima Camará e Abrão Mendes partilharam a mesma opinião na exortação ao Exeutivo  para atender  as exigências da Frente Social, mesmo que seja de forma parcial para que os sindicalistas possam suspender a greve.

 “Há doentes que percorrem uma distância de cerca de 38 km a procura de centro de saúde para receber tratamento médico e ao chegar é confrantado com a greve”, lamentou Braima Camará.

Apela ao governo para  negociar  com os grevistas.

Abrão Mendes disse que,  enquato cidadão, está preocupado com a questão de greve dos trabalhaodres do sector de  saúde,por ser um sector sensível.porque são pessoas que cuidam da saúde da população, pelo que o Governo deve negociar com os seus representantes para encontra solução.

Mutaro Cissé disse que a greve preocupa-lhe muito, porque coloca em causa a vida e o direito à saúde das pessoas, que é fundamental, inegociáveis e basico para a sobrivivência.

“O Ministério da Educação deve negociar com Frente Social para ver como solucionar o problema A greve já leva muito tempo”, disse Cissé.

A Frente Social cumpre a segunda fase da greve de 10 dias, iniciada na semana passada.ANG/AD/LPG//SG

Cooperação/Presidente da República condecora Embaixador da União Europeia com “Medalha de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento”

Bissau, 30 Jul 25 (ANG) – O Presidente da República (PR) Umaro Sissoco Embaló condecorou hoje o Embaixador da União Europeia (UE) “Artis Bertules” em missão na Guiné-Bissau durante três anos, com a “medalha de Mérito Cooperação e Desenvolvimento”, numa  cerimónia que decorreu no Palácio da República, em Bissau.

Na ocasião, o Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló justificou a distinção, dizendo que o embaixador da União Europeia, desde que chegou a Guiné-Bissau, há três ano,  nunca interferiu nos assuntos políticos do país.

 “Quando Artis Bertules Atis chegou ao país, e se dirigiu à Presidência da República,  para  efeitos da entrega de Cartas Credenciais, e durante a nossa conversa, disse-me, que é  Embaixador da UE junto do Governo e do Estado da Guiné-Bissau, e demonstrou que ,de facto,  não veio aqui fazer política, mas sim,  representar os interesses dos 27 países membros UE”, lembrou Presidente da República.

O Chefe de Estado disse  que reparou na altura que o diplomáta, não era só um Embaixador, mas sim, um amigo da Guiné-Bissau.

Disse que a  Guiné-Bissau é segunda patria do Embaixador da União Europeia, cujo o mandato está à chegar ao fim, e convidou-o  a visitar o país a qualquer momento que entender.

Para Artis Bertules,  o reconhecimento do Presidente da República  é sinal de uma longa parceria sólida, entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.   

Bertules sublinhou que  a relação da Guiné-Bissau com a União Europeia, está no seu mais alto nivel,fruto de um “trabalho incansável diário de muitas pessoas, tanto aqui na Guiné-Bissau,  assim como em Bruxelas e outros capitais europeias”.

“Não posso deixar de destacar o setor das pescas como uma das importantes parcerias que a União Europeia desenvolveu com a Guiné-Bissau. Trabalhamos também nos aspetos de melhoramento da segurança marítima, e entre os marcos deixados com o Presidente da República, inauguramos a  maior central solar do país, em Bolama”, disse Artis Bertules.

Acrescentou ainda que lançaram as primeiras pedras para a construção das estradas que ligam a Guiné-Bissau aos  seus visinhos.

“Inaguramos os sistemas de tratamento de água em Mansoa, e atigimos as nossas ambiciosas metas no domínio de saúde, e em particular materno infantil, lançamos ainda as bases para as ações determinantes, no setor de educação e formação  profissional”, destacou o diplomáta.ANG/LLA//SG

    

 Política/Presidente da República substitui Bacar Biai por Fernando Gomes na Procuradoria Geral da República

Bissau, 30 Jul 25 (ANG)-O Presidente da República nomeou, terça-feira, Fernando Gomes por  Decreto Presidencial Nº 25/2025 para substituir Bacar Biai nas funções de Procurador Geral da República .

A informação consta no Decreto Presidencial nº 25/2025,  à que Agência de Noticias da Guiné teve acesso hoje.

Momentos antes, o Presidente da República exenorou por Decreto Presidencial Nº 23/2025 Fernando Gomes do cargo de Conselheiro. Do Chefe de Estado.

Bacar Biai exercia o  cargo de Procurador Geral de República desde 31 de Julho de 2023. ANG/AALS//SG

Regiões/Futebol/ Equipa de Pundai vence  torneio de angariação de fundos

Canchungo 30 Jul 25(ANG) – A Equipa de Pundai   venceu a sua congénere de Balolé por 09 -03 bolas, no final do  torneio organizado pela Direção de Futebol Clube de Canchungo(FCC) para angariação de fundos para o clube.

Segundo o despacho do Correspondente regional da ANG, em Canchungo, a  Equipa de Futebol de Pundai goleou a equipa de Balolé, no Estádio 'Saco Vaz", em Canchungo.

No final da partida e em declarações  à imprensa, o treinador de Pundai, Miranda Infanda disse que a pesada derrota infringida ao adversário é o resultado de um bom trabalho da sua equipa.

.Miranda Infanda disse  que preparam o jogo da final do torneio a pensar no arranque do Campeonato do Defeso do setor de Canchungo 2025.

Por sua vez, o Treinador de Balolé, João Paulo Mendes reconheceu a derrota e promete melhorar o desempenho da equipa  no Campeonato do Defeso.

A Equipa de Futebol de Pundai, conquistou assim o seu primeiro troféu , no Estádio "Saco Vaz" após a sua reabilitação e recebeu o prémio de 100.000 Francos CFA.  ANG/AG/JD//SG