sexta-feira, 23 de julho de 2021


Covid-19
/Governo aprova com alteração projeto de Decreto que declara estado de alerta à saúde pública

Bissau, 23 jul 21 (ANG) – O governo aprovou com alteração projeto de Decreto que declara o estado de alerta à saúde pública devido a situação da pandemia do novo coronavirus SARS-CoV-2, revela o comunicado da reunião do Coselho de Ministros realizada quinta-feira.


Segundo o referido comunicado, o governo ainda adotou as Convenções  assinadas entre os Estados membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa(CPLP) sobre a extradição, a transferência de pessoas condenadas, e sobre auxílio judiciário em matéria penal.

O Conselho de Ministros adotou igualmente os documentos jurídicos assinados entre o governo da Guiné-Bissau e dos Emiratos Árabes Unidos, nomeadamente sobre o acordo de promoção e proteção recíproca de investimentos, acordo para evitar a dupla tribulação e prevenção da evasão fiscal em matéria de imposto sobre o rendimento, e o memorando de Entendimento sobre consultas políticas entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades do país e a sua congérene  dos Emiratos Árabes Unidos.

No que tange as informações, o Primeiro-ministro, segundo o mesmo comunicado falou da sua participação na recente Cimeira dos Chefes de Estado e de governos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) realizada em Luanda, República de Angola  cujos os resultados  qualificou de globalmente positivos, particularmente no que diz respeito a mobilidade de cidadãos, ao nível dos países da Comunidade, e no quadro bilateral, ao reescalonamento da dívida do país para com a República de Angola. 

O ministro do Estado dos Recursos Naturais e Energia fez uma exposição sobre a situação vigente na Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) marcada pela transferência de poderes de gestão da EAGB para um Consórcio que integra 3 empresas, a EDP, ADP e LBCS, vencedor do concurso internacional para levar a cabo as reformas na empresa,  em decorrência do contrato assinado entre o governo da Guiné-Bissau e Banco Mundial.

De acordo com o documento, o Conselho dos Ministros deu anuência a que, por Despacho do Primeiro-ministro, se efetue a movimentação do pessoal dirigente da Administração Pública.

Com efeito  no Ministério do Interior é o Brigadeiro-general Armando da Costa Marna nomeado Inspetor Geral.

No Ministério do Turismo e Artesanato, Umaro Baldé foi nomeado Directr-geral, no Ministério dos Transportes e Comunicações,  Sigá Batista foi nomeado para exercer a função de Presidente do Conselho de Administração do Instituto Marítimo Portuário.

Ainda no mesmo capítulo de nomeação,  no Ministério do Comércio e Indústria são nomeados Mussa Seidi Bá - Secretário Geral e Carlos Manuel Biaguê para o cargo de Inspetor Geral, e na Secretaria de Estado da Cultura, Fatumatu Ould Rachid Nhaga foi nomeada Presidente do Instituto da Promoção da Cultura na Diáspora.ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário