segunda-feira, 14 de julho de 2025

 França/Celebração de  14 de Julho em estado de prontidão militar a pensar na Rússia

Bissau, 14 Jul 25 (ANG) – O espectro da guerra pairou sobre o tradicional desfile do 14 de Julho em França, e os Campos Elísios foram palco de uma demonstração de força um dia depois do presidente da república ter anunciado um aumento sem precedentes do orçamento da defesa para enfrentar "um mundo mais brutal".

Emmanuel Macron presidiu às cerimónias que assinalam a festa nacional de França. O desfile do 14 de Julho na avenida dos Campos Elísios, em Paris, juntou sete mil militares, encenando umas forças armadas em estado de prontidão.

Na véspera, o presidente da república francesa, num discurso perante as altas patentes do Estado-Maior, denunciou a ameaça que pesa sobre a paz na Europa e apontou o dedo à Rússia.

Emmanuel Macron lançou o país numa corrida aos armamentos por considerar que "para se ser livre neste mundo, é preciso ser-se temido, para se ser temido é preciso ser-se poderoso."

No final do seu mandato, em 2027, o orçamento da defesa terá praticamente duplicado em dez anos, cifrando-se então nos 64 mil milhões de euros.

Paris pretende ser capaz de mobilizar uma brigada 7 mil homens em dez dias, ainda este ano. Em 2027, o objectivo é de mobilizar uma divisão de mais de 20 mil homens em trinta dias.

A Indonésia foi o país convidado a participar neste desfile do 14 de Julho com 450 militares do país do sudeste asiático a marcharem na capital francesa. Macron presenciou o desfile ao lado do homólogo, Prabowo Subianto. A França e a Indonésia estabeleceram uma parceria estratégica para actuar da região do Indo-Pacífico e tentar contrariar a crescente hegemonia da China que tem como objectivo estratégico tornar-se na primeira potência mundial em 2050.

Paris publicou esta segunda-feira a  Revista Nacional Estratégica 2025, um documento no qual é explicado o rumo militar do país para os próximos anos face aos desafios geoestratégicos actuais.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário