sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Eleições gerais/ Sociedade Civil denuncia violações ao Código de Conduta Eleitoral e apela à calma na reta final da campanha

Bissau, 21 Nov 25 (ANG) - A Plataforma das Organizações da Sociedade Civil (OSC), coordenado pelo Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento(MNSCPDD), denunciou hoje  a persistência de episódios de violação do Código de Conduta eleitoral assinados pelos concorrentes às eleições de domingo.

Em Comunicado à imprensa, assinado pelo presidente do MNSCPDD, Fodé Carambá Sanhá, a OSC refere ter constatado  várias ocorrências que contrariam os princípios do Código de Conduta e Ética Eleitoral, nomeadamente a falta de segurança em Bantandjam (Bambadinca), situação de insegurança em Xitole , na Região de Bafatá, envolvendo apoiantes de um candidato independente às eleições presidenciais.

A organização ainda se referiu a situações de insegurança nos comícios de partidos, coligação e de candidatos.

Outras situações de evidência de incumprimento do Código de Conduta eleitoral para os concorrentes denunciadas se relacionam à discursos de ódio e de incitação à violência, publicação de vídeos considerada de inoportuna e com conteúdos de caracter tribal relacionadas a alegações de detenção de cidadãos de etnia Balanta.

A Plataforma que monitorou o cumprimento do Código de Conduta e Ética Eleitoral nas Eleições Gerais de 2025  ainda denunciou que alguns candidatos e partidos fizerem o uso de discursos de teor tribal e religioso com intensão de mobiliar mais votos.

Quanto a demonstração de força, denunciou uma situação de bloqueio de vias públicas  numa clara demonstração de poder, impedindo a circulação de caravanas de outras formações concorrentes.

O OSC apelam  aos signatários do Código de Conduta, partidos, coligação, candidatos e seus apoiantes  para que se abstenham de práticas que possam ameaçar a paz social.

As OSC apelam aos  eleitores a comparecerem às Mesas de Assembleia de Voto para exercerem o seu direito de cidadania. Pedem igualmente que candidatos, militantes, simpatizantes e apoiantes mantenham o respeito mútuo e aceitem o veredito das urnas de forma pacífica. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário