quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pedido de financiamento



Governo prepara estratégia de pedido de apoio financeiro

Bissau, 23 Jul. 13 (ANG) O Presidente da República de Transição presidiu hoje a cerimónia de apresentação do “Conselho de Coordenação Estratégica” aos parceiros da comunidade internacional.

A saída da cerimónia realizada no âmbito da reunião do Conselho de Ministros, Serifo Nhamadjo disse a imprensa que a referida Comissão criada pelo Governo de Transição tem como missão, “pilotar” os projectos a curto, médio e longo prazo do Estado guineense.

A Comissão de Coordenação Estratégica, sob a dependência do Primeiro-ministro e que engloba todos os ministérios vai trabalhar com vista a apresentação, até 31 de Dezembro, de uma proposta de pedido de apoio de emergência, no domínio da saúde, educação e segurança alimentar que são os mais prioritários neste momento.

Serifo Nhamajo referiu que cabe a esta Comissão contribuir para a criação de condições económicas favoráveis ao governo que sair das eleições deste ano, e que deverá organizar uma mesa redonda de doadores no mês Fevereiro de 2014.

O Presidente da República de Transição confirmou as garantias de apoio da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e disse acreditar que outras entidades irão apoiar à iniciativa.

Em declarações à imprensa, o Represente Especial do Secretário-geral da ONU no país, José ramos Horta elogiou a criação da referida comissão e anunciou que a Comissão da Paz e Segurança das Nações Unidas deverá disponibilizar mais de um milhão de dólares americanos à comissão.

Ramo Horta ainda garantiu que o Departamento dos Assuntos Políticos da ONU vai igualmente apoiar a referida comissão.

Para além de prometer o engajamento do seu Gabinete na mobilização de fundos para materializar os fins desta Comissão, Ramos Horta informou que a União Europeia e o PNUD já disponibilizaram três milhões de Dólares para o apoio ao processo eleitoral em curso no país.

Segundo, Ramos Horta, os organismos internacionais e os países amigos da Guiné-Bissau aguardam pelo anúncio do valor e do início do recenseamento eleitoral para declarar a disponibilização do montante em falta para a realização do escrutínio de 24 de Novembro deste ano.

FIM/QC



Sem comentários:

Enviar um comentário