quarta-feira, 16 de abril de 2014

Eleições gerais


Felicitação do governo americano

Bissau, 16 Abr14 (ANG) – Os Estados Unidos felicitaram hoje a Guiné-Bissau pela forma “pacífica” como decorreu a primeira volta das eleições gerais (presidenciais e legislativas), realizadas no domingo passado, destacando o compromisso cívico do povo guineense.

“Os Estados Unidos felicitam o povo da Guiné-Bissau pela conclusão bem sucedida, pacífica e ordeira da primeira volta das eleições” realizadas a 13 de Abril, referiu o Departamento de Estado norte-americano, num comunicado divulgado quinta-feira citado pela agência Lusa.

A diplomacia norte-americana, segundo a mesma nota informativa, encara as eleições de domingo passado como “um importante passo para a construção de um futuro mais estável, próspero e democrático para o povo da Guiné-Bissau”.

“Felicitamos o povo guineense pela sua paciência e compromisso cívico, e elogiamos o trabalho árduo de milhares de guineenses que estiveram em mais de 3.000 assembleias de votos em todo o país”, referiu a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, citada no comunicado.

Para Washington, estes esforços “são um poderoso testemunho do forte desejo do povo da Guiné-Bissau de ter um governo constitucional e democrático”.

A diplomacia norte-americana também reconhece a “conduta profissional” dos serviços de segurança da Guiné-Bissau durante o dia da votação, “o que ajudou os cidadãos a expressarem a sua vontade sem intimidação”, encorajando as autoridades guineenses a manterem estes padrões durante o período de transição até ao novo governo eleito tomar posse.

“Os Estados Unidos esperam trabalhar com a Guiné-Bissau numa altura em que o país procura regressar a um regime democrático e alcançar uma paz douradora na região. Instamos os líderes do país, civis e militares, a ouvirem a voz do seu povo e a conduzirem o período de transição política a uma conclusão bem sucedida”, concluiu o comunicado.

As eleições gerais (presidenciais e legislativas) na Guiné-Bissau foram realizadas no passado domingo, com 13 candidatos presidenciais e 15 partidos a concorrer à Assembleia Nacional Popular.

São as primeiras eleições depois do golpe de estado de 12 de Abril de 2012.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau prevê que os resultados provisórios da votação possam ser divulgados na quarta-feira.

Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário