quinta-feira, 24 de agosto de 2023


Transportes marítimos
/Governo e  empresa “Consulmar” chegam a  acordo  para redução do preço das tarifas para ilhas

Bissau, 24 Ago 23 (ANG) – O Governo guineense através do Ministério dos Transportes e Comunicações e a empresa de transportes marítimo denominado “Consulmar” chegaram  quarta-feira à um acordo verbal que vai permitir a redução dos preço das tarifas do barco que liga Bissau/Bubaque e Intchude.

O anúncio do acordo foi feito pelo ministro dos Transportes e Comunicações, José Carlos Esteves, em declarações à imprensa, depois da visita ao referido navio que suspendeu as suas actividades desde 31 de Julho, devido a contestação dos populares das ilhas para redução  do preço praticado.

O governante confirmou a retoma ainda no decurso desta semana das atividades do navio e diz que vai contar com o apoio de todos.

Jose Carlos Esteves disse que a solução encontrada é o possivel e justa neste momento tendo em conta os custos inerentes a operação do navio da Consulmar.

Disse que, ficou acordado de que qualquer alteração futura do preço tem que ter o aval do Instituto Marítimo Portuário antes da sua aplicabilidade.

Carlos Esteves adiantou que fez-se um exercício durante  três dias e chegou-se a um consenso em relação ao preço, com  redução consideravel, não aquilo que os utentes reclamavam.

Os utentes das ilhas exigiam  que a empresa voltasse a praticar o preço de 3500 francos CFA para terceira classe, fixado no início da sua operação,  há cinco anos atrás, em que  o combustivel custava um pouco mais de 400 francos CFA,o litro contra os 700 fcfa por cada litro hoje praticado.

Segundo ele, o preço a ser publicado na tabela deve rondar  os 80 por cento do preço anterior ou seja o preço da terceira categoria de Bissau à Bubaque que era de 6500 francos CFA passou para 5000 mil e das crianças saíu de 3500 francos  para 2500fcfa e Bissau/Intchude na mesma categoria que custava 2500 francos, por pesso, desceu 1800 e crianças vão passar a pagar 900fcfa .

O governante prometeu  que o Estado vai fazer de tudo para possuir a sua própria embarcação para assegurar a ligação entre  Bissau e as ilhas, Cacheu São Domingos, e para as travessias para Boé e Farim,entre outras.

.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário