segunda-feira, 28 de agosto de 2023

XIV Cimeira CPLP/Presidente da República pede investimento prioritário na juventude para capitalizar  dividendo demográfico

Bissau, 28 Ago 23 (ANG) – O Presidente da República pediu  investimento prioritário na juventude para capitalizar o dividendo demográfico particularmente para os países africanos.

Umaro Sissoco Embaló discursava na XIV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa (CPLP) que decorreu Domingo(27) em São Tomé e Príncipe, sob o lema “Juventude e Sustentabilidade na CPLP”.

O chefe de Estado guineense sustentou  que, para  que haja  um futuro de paz e prosperidade no continente é necessário investir na juventude pela percentagem que ela representa.

Embaló referiu que como Chefe de Estado da Guiné-Bissau, assumiu  desde o início da sua  magistratura, a determinação de trazer algo de novo através da Presidência da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), função que exerceu  no período de 2022 a 2023 e que culminou com a realização, em Bissau, da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização.

“ Foi a primeira presidência lusófona da CEDEAO desde 1975, facto  que representou, sem dúvida, uma projeção nova da diplomacia praticada em língua portuguesa”, salientou.

Disse que, a concertação política e diplomática entre os Estados-membros da CPLP tornou-se uma prática perfeitamente normalizada, frisando que a promoção internacional da Língua Portuguesa - a veia histórica e cultural que nos liga é uma constante que se reforça.

Ainda a propósito da dimensão linguística internacional, salientou que  na organização sub-regional da África Ocidental, a CEDEAO foi quebrada, definitivamente, a perceção de uma certa ‘anormalidade lusófona’ no âmbito da CEDEAO, uma situação que não podia continuar.

Sissoco Embaló afirmou que a CPLP tornou-se, internamente, mais próxima dos cidadãos e mais presente na comunidade internacional. “Os nossos Governos e parlamentos conceberam e aprovaram mais e mais instrumentos de uma cooperação multifacetada e estreita entre os nossos países”, disse.

O Presidente da República sublinhou que, escolher a “Juventude e a sustentabilidade da CPLP” como tema central desta Cimeira, é de uma pertinência indiscutível.

“De facto, não há nenhuma sustentabilidade que resista à prova do tempo – da CPLP como de qualquer outro empreendimento humano -, se não contar com o suporte e, mais ainda, com a apropriação por parte da própria juventude –, até porque é ela a única e verdadeira portadora do futuro” salientou.

Umaro Sissoco Embalo saleintou  que, na Guiné-Bissau, 20% da população concentra-se na faixa dos 15 aos 24 anos, acrescentando que, dos 15 aos 30 anos, atinge quase 29%. Dos 15 aos 34 anos eleva-se a 34% da população guineense.

“Em África, uma dinâmica demográfica como a guineense está longe de representar uma exceção. Mas mesmo noutros países com um quadro demográfico diferente, nenhuma circunstância questiona a importância crucial da juventude na construção sustentada de um futuro melhor”, afirmou.

Sissoco  afirmou  que ao anunciar uma orientação política para a juventude em prol da sustentabilidade, a XIV Cimeira marca a agenda da CPLP e indica o rumo para o futuro.

A CPLP nasceu há 27 anos, no mês de julho com a aprovação da sua Declaração Constitutiva.

A XIV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa (CPLP)  foi antecidida  da realização da XXVIII reunião do Conselho de Ministros da CPLP, onde a Guiné-Bissau foi representada pelo seu chefe da diplomacia Carlos Pinto Pereira

Durante dois dias os Chefes das diplomacias da CPLP debateram vários assuntos, nomeadamente o lançamento e consolidação do pilar da cooperação económica e empresarial, proposto por Angola, e a adopção do correspondente Orçamento, a adopção dos regulamentos de funcionamento de diferentes órgãos de apoio e a adesão de novos membros observadores.

No debate político centrado sobre este lema, os participantes registaram a coerência com que têm sido fixados os objectivos de cada presidência, que marcaram de forma clara o sentido da evolução que se pretende dar à construção do espaço CPLP, tornando-o cada vez mais uma comunidade de povos, capaz de satisfazer os diferentes interesses em presença, sobretudo os da juventude, futuro da  comunidade.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário