terça-feira, 9 de julho de 2024

              Euro 2024/ França e Espanha lutam por um lugar na final

Bissau, 09 Jul 24 (ANG) - O primeiro finalista vai ficar definido terça-feira numa partida entre os franceses e os espanhóis que vai decorrer no Estádio Allianz Arena em Munique, em território germânico.

A selecção gaulesa, bi-campã europeia com títulos em 1984 e em 2000, procura chegar novamente à final da prova desde 2016.


Em 2016, os franceses perderam por 0-1 frente à selecção portuguesa com um golo apontado por Éder no prolongamento.
 Em 2024, a França já eliminou Portugal nos quartos-de-final e vai agora medir forças com a Espanha.

De notar que os espanhóis são boas recordações para os franceses visto que em 1984, na final, a selecção gaulesa derrotou a ‘Roja’ por 2-0, em território francês.

De uma forma geral, no historial entre as duas equipas, em 36 jogos disputados, a França venceu 13, a Espanha triunfou em 16 partidas e ainda houve sete empates.

No entanto, se olharmos apenas para os jogos em europeus, a França venceu dois, a Espanha apenas um e ainda houve um empate.

Os franceses venceram em 1984 por 2-0, na final, e em 2000 por 2-1 nos quartos-de-final. Sempre que a França triunfou perante a Espanha, arrecadou o troféu de Campeão.

Quanto aos espanhóis, a única vitória foi em 2012 por 2-0 nos quartos-de-final, numa prova que a ‘Roja’ também venceu.

O único empate entre as duas selecções foi em 1996, a uma bola, na fase de grupos, e dessa vez nenhuma das duas nações conquistou o troféu.

Os espanhóis chegaram até esta meia-final com cinco triunfos em cinco jogos, algo que nenhuma equipa conseguiu fazer, derrotando por exemplo a Alemanha no prolongamento por 2-1.

A Espanha apontou 11 golos e apenas sofreu dois em cinco jogos, enquanto a França marcou três golos, sendo uma grande penalidade e dois auto-golos, e sofreu apenas um tento.

Duelo de defesas, mas também de ataques em que uma mostrou eficiência, e outro que sem a eficácia necessária conseguiu levar a equipa às meias-finais da prova.

Por fim, é de notar que o último encontro entre as duas nações foi a final da Liga das Nações europeias em 2021 com um triunfo da França por 2-1. Entretanto a ‘Roja’ venceu também essa prova em 2023 derrotando na final a Croácia por 5-4 na marcação das grandes penalidades após o empate sem golos no fim do tempo regulamentar e do prolongamento.

As  selecções, Países Baixos e Inglaterra, procuram a segunda presença em finais do Campeonato da Europa.

Os ingleses, finalistas em 2021, querem reeditar a presença na final onde foram derrotados, em Londres, na Inglaterra, pela Itália por 3-2 na marcação das grandes penalidades após o empate a uma bola no fim do tempo regulamentar e do prolongamento.

Para chegar à meia-final, os britânicos venceram a Suíça nos quartos-de-final por 5-3 na marcação das grandes penalidades, isto após o empate a uma bola no fim do tempo regulamentar e do prolongamentoO golo inglês foi apontado por Bukayo Saka, enquanto o tento suíço foi da autoria de Breel Embolo.

Os jogadores da selecção dos ‘Three Lions’, três leões, a alcunha dos ingleses, procuram triunfar pela primeira vez na prova que a Inglaterra nunca venceu e participou apenas numa final.

Os neerlandeses querem voltar a uma final de um Europeu. Em 1988, os Países Baixos venceram a União Soviética por 2-0 num torneio que decorreu… na Alemanha, curiosamente como em 2024.

A selecção neerlandesa participou apenas numa final e foi um triunfo. No entanto terá pela frente os ingleses.

Recorde-se que nos quartos-de-final, os Países Baixos venceram a Turquia por 2-1Os golos neerlandeses foram apontados por Stefan de Vrij e na própria baliza pelo turco Mert Muldur, enquanto o único tento a favor da equipa turca foi marcado por Samet Akaydin.

De notar que nas meias-finais, apenas a Inglaterra, no Grupo C, e a Espanha, no Grupo B, terminaram no primeiro lugar na fase de grupos, enquanto a França, segunda, e os Países Baixos, terceiros, estavam ambos no Grupo D em que a Áustria tinha terminado na liderança e foi eliminada pela Turquia nos oitavos. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário