sexta-feira, 9 de agosto de 2024

França/Morreu Issa Hayatou, o homem que “revolucionou o futebol africano”

Bissau, 09 Ago 24 (ANG) - Morreu o antigo presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), o camaronês Issa Hayatou ,tido como  o homem que “revolucionou completamente o futebol africano”, resumiu a Federação Camaronesa de Futebol.

Figura incontornável do futebol africano durante décadas, Issa Hayatou faleceu  quinta-feira, aos 77 anos, na véspera de completar 78.

Issa Hayatou era um homem do desporto. Nasceu a 9 de Agosto de 1946 em Garoua, no norte dos Camarões, e dedicou grande parte da sua vida ao futebol africano. Foi presidente da Confederação Africana de Futebol durante quase 30 anos, de 1988 até 2017, e ocupou a vaga de presidente interino da FIFA em 2015. Issa Hayatou também dirigiu a Federação Camaronesa de Futebol (1986-1988) e foi membro do Conselho Executivo da FIFA e do Comité Internacional Olímpico.

Em comunicado, o actual presidente da CAF, Patrice Motsepe, disse estar “triste” e reconheceu que “a CAF e o futebol africano estarão para sempre em dívida com o Presidente Hayatou pela sua imensa contribuição, ao longo de muitos anos, para o desenvolvimento do futebol em África”.

A Federação Camaronesa de Futebol também saudou o homem que “revolucionou completamente o futebol africano” com várias “reformas”: “Durante a sua liderança, o continente passou de três para cinco vagas no Campeonato do Mundo. O Campeonato Africano das Nações também conheceu grandes mudanças até chegar aos 24 países na fase final.”

Por sua vez, o futebolista camaronês Samuel Eto'o falou em “precursor do futebol africano moderno”. No Instagram, o antigo Bola de Ouro africano escreveu: “O Presidente Issa Hayatou sempre soube, através da sua liderança, das suas capacidades interpessoais e do seu sentido de compromisso, defender a voz de África. Devemos-lhe muito.”

Também o presidente da FIFA, Gianni Infantino, prestou homenagem, no Instagram, a “um grande entusiasta” que “consagrou a vida a dirigir as maiores instâncias do desporto”.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário