sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Política/“Plataforma Republicana Nô Kumpo Guiné já entregou os documentos exigidos pelo STJ”, diz Afonso Té

Bissau, 19 Set 25(ANG) – A Coligação Plataforma Republicana “Nô Kumpu Guiné”, já procedeu a entrega de documentos exigidos ao Supremo Tribunal de Justiça(STJ), para participação nas próximas eleições, confirmou esta sexta-feira à ANG o porta-voz da coligação, Afonso Té..

Em declarações exclusivas à ANG, via telefónica,  Afonso Té disse que já entregaram junto ao STJ a certidão de anotação do último congresso ordinário  e a sigla do Partido da Renovação Social, ala liderada por Felix Nandunguê, realizado em 2022.

O porta voz da Coligação Plataforma República “Nô Kumpu Guiné” afirmou que entregaram igualmente  ao STJ a versão colorida da sua bandeira, o plano de distribuição de mandatos, as resoluções finais do último congresso do partido Luz da Guiné-Bissau(PL-GB) e a lista dos órgãos dirigentes e a sigla.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) emitiu o Despacho nº 01/2025, determinando que a direção do Partido da Renovação Social (PRS), ala de Feliz Nandunguê, apresente a certidão de anotação do último congresso ordinário do partido, realizado em 2022, quando o então presidente Alberto Nambeia foi eleito, antes do seu falecimento.

A decisão foi tomada na sequência da comunicação da Coligação “Plataforma Republicana Nô Kumpo Guiné” sobre a sua intenção de participar nas eleições simultâneas marcadas para "23 de novembro".

Após a morte de Nambeia, a liderança do PRS foi assumida por "Fernando Dias", indicado pelo Conselho Nacional. Entretanto uma ala opositora contesta a legitimidade da sua presidência e, num congresso extraordinário, elegeu "Félix Nandunguê" como novo líder.

O cumprimento rigoroso das normas legais e a definição clara das lideranças partidárias serão decisivos para validar a Coligação e as candidaturas apresentadas para o pleito de novembro.

O prazo de  entrega dos dossiês dos partidos e coligações interessados em concorrer  as eleições gerais de 23 de Novembro, junto ao Supremo Tribunal de Justiça termina no próximo dia 25 de Setembro do ano em curso. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário