quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Visita de Xanana Gusmão



Recomendada criação da Comissão Mista Guiné-Bissau/Timor-leste

Bissau, 09 Out 13 (ANG) – A primeira grande Comissão Mista Guiné-Bissau/Timor-leste, instituída pelo Acordo Geral de Cooperação, assinado a 19 de Maio de 2011, em Díli, vai ser realizada o mais rápido possível, para agilizar a implementação das prioridades identificadas.
A decisão consta no Comunicado Conjunto que assinalou o fim da visita de trabalho que o Primeiro-ministro da República Democrática de Timor Leste efectuou à Guiné-Bissau\ entre os dias 4 e 8 do corrente mês, à convite do seu homólogo guineense Rui Duarte de Barros.
Os dois governantes informaram-se mutuamente da situação política e social dos respectivos países.
O Primeiro-ministro de Transição da Guiné-Bissau, informou o seu homólogo timorense sobre a evolução do processo de transição no país, dos avanços significativos reconhecidos pela Comunidade Internacional e o empenho do executivo guineense em cumprir a agenda de Transição que coloca o enfoque no regresso á ordem constitucional com a realização das eleições gerais, o mais rápido possível.
O Chefe do Governo guineense informou igualmente sobre a implementação da reforma no sector da defesa e segurança, considerado elemento fulcral e estruturante para a estabilidade política e normalização da vida pública na Guiné-Bissau.
O Primeiro-ministro de Timor Leste manifestou a vontade que anima o governo e o Estado timorense na cooperação com a Guiné-Bissau, neste momento difícil e mostrou o engajamento das autoridades do seu país na sensibilização dos parceiros internacionais para a restauração do diálogo e cooperação com a Guiné-Bissau, tendo em vista minorar a crise que o país atravessa e assegurar a estabilidade social e política.
Kay Rala Xanana Gusmão reafirmou a sua determinação pessoal em acompanhar os esforços dos guineenses na busca de estabilidade e do desenvolvimento.
A necessidade do alívio das sanções por parte dos parceiros internacionais, tendo em vista a remoção dos obstáculos que dificultem a implementação da agenda de Transição e que afecta o tecido social e económico da Guiné-Bissau mereceram a atenção dos dois governantes.
 As delegações dos dois países, mantiveram reuniões de trabalho cuja agenda se incidiu sobre as modalidades da implementação do acordo geral de cooperação entre os dois países através da emissão conjunta de prioridades sectoriais e as perspectivas de desenvolvimento da cooperação bilateral ou envolvendo outros parceiros.
O chefe do governo guineense felicitou o seu homólogo timorense pelo excelente desempenho na presidência dos Estados Frágeis denominado “G-7 Plus”.
O chefe do governo timorense convidou o seu homólogo guineense para efectuar uma visita de trabalho à Timor-leste, tendo o convite sido aceite, devendo a data ser fixada por via diplomática.
O Primeiro-ministro de Timor-leste, durante a sua estadia na Guiné-Bissau, depositou coroas de flores no Mausoléu Amílcar Cabral, seguido de visita às instalações do Estado-maior General das Forças Armadas e da Unidade militar Brigada Mecanizada “Domingos Ramos”.
No final da visita, Xanana Gusmão, ao ser abordado pela imprensa sobre o que constatou, limitou-se a deitar lágrimas.
No seu primeiro dia de visita ao país foi recebido no Palácio da República, pelo Presidente de Transição, Serifo Nhamajo, num ambiente de festa tyendo sido ali agraciado com o Diploma de Amizade e Solidariedade.

Xanana Gusmão teve ainda encontros com os partidos políticos signatários do Pacto de Transição, do Fórum, com os representantes das organizações da Sociedade Civil, Chefias Militares, Agência das Nações Unidas e o Corpo Diplomático, e inaugurou uma Rua em Bissau com o nome de Timor-leste. ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário