quinta-feira, 21 de julho de 2022

    Mali/ONU critica ordem de expulsão do porta-voz da sua missão de paz

Bissau, 21 Jul 22 (ANG) - A ONU criticou quarta-feira a expulsão do porta-voz da sua missão de paz no país (Minusma), pelas autoridades do Mali, por violar o princípio da imunidade da organização, e tenciona abordar a questão com as autoridades malianas.

A junta militar no poder no Mali deu ao porta-voz, Olivier Salgado, um prazo de 72 horas para deixar o país pelo que classifica de "publicações tendenciosas" que publicou nas redes sociais.

Questionado, o porta-voz da ONU Farhan Haq disse que a organização lamenta "profundamente" a decisão e recordou que a declaração de 'persona non grata', algo comum no mundo diplomático, não pode ser aplicada a funcionários das Nações Unidas.

Como sublinhou, esta doutrina vai contra as "obrigações" que os países têm ao abrigo da Carta da ONU, nomeadamente no que diz respeito aos privilégios e imunidades da organização e dos seus funcionários.

Haq disse que as Nações Unidas planeiam debater o assunto com as autoridades do Mali.

Segundo um comunicado divulgado quarta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Mali, a expulsão de Salgado "vem após uma série de publicações tendenciosas e inaceitáveis" na rede social Twitter, referindo-se à informação que o porta-voz deu sobre a detenção de 49 militares costa-marfinenses em 10 de Julho. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário