terça-feira, 30 de agosto de 2022


Política
/Lider do PAIGC promete traduzir o exemplo de vida de Manuel dos Santos em objeto  de estudo para  futuras gerações 

Bissau,  30 Ago 22 (ANG) – O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde prometeu traduzir o exemplo de vida de Manuel dos Santos(Manecas) em objeto de  estudo para as futuras gerações.

“É para que as futuras gerações possam saber que existem pessoas que em vida ensinaram as pessoas quais os caminhos a seguir para ser verdadeiros combatentes  libertadores da pátria tal como dizia Amilcar Cabral”, disse Domingos Simões Pereira(DSP),  esta terça-feira, na cerimónia de homenagem ao Manuel dos Santos(Manecas), por ocasião da celebração dos seus 80 anos de idade.

 “É uma honra e privilégio  dirigir uma palavra neste momento em que estamos a celebrar octagéssimo aniversário do nosso camarada Comandante Manecas, para falar de pessoas com estatura dele e que exige algum estatuto e acho que ainda não tenho esse estatuto”, disse Simões Pereira.

O presidente dos libertadores sublinhou que, para fazer este reconhecimento vai pedir emprestado o testemunho dos camaradas que na sua opinião têm estatuto para falar do Manuel Santos, nomeadamente Alanso Cassamá.

Segundo o líder do PAIGC,  se existe alguém que merece receber o nome de Combatente da Liberdade de Pátria essa pessoa é o comandante Manuel Santos Manecas por estar  sempre determinado a colocar sua vida à dispor do partido e ao serviço da Nação.

O líder do PAIGC fez questão de  citar uma carta de  Amilcar Cabral  dirigida ao  Victor Freire Monteiro, na qual,  no  terceiro parágrafo, Cabral dizia ... “só há dois tipos de homens, os que preocupam pelo seu bem estar e conforto e os que decidem assumir uma missão e que a escolha pertence ao povo”.

Acrescentou que, existem pessoas que são como flores que não existem por suas belezas, mas sim para embelezar a vida das outras pessoas, frisando que é assim que vejam o Manuel dos Santos.

“Não podiamos falar do comandante Manecas, enquanto combatente de liberdade de pátria, o conhecemos no periodo da governação e se existe um testemunho que pode encaixar naquilo que Manecas represenrta, porque é um homem sem complexos e foi dos primeiros promotores dos jovens quadros da Guiné-Bissau, quando se fala do Ansumane Mané, Issuf Sanhá, Bernardino Cardoso, Bartormeu Pereira e outros, que foram promovidos por camarada Manuel Santos Manecas”, referiu.

Por sua vez, o homenageado Manuel Santos, Manecas, agradeceu o gesto e diz ser  um simples homem que viveu sua vida, no seu tempo  de acordo com a sua consciência, e que lutou pela liberdade do seu povo e prometeu fazê-la até o dia em que mais não pode .

Presentes na homenagem estiveram familiares de Manuel dos Santos, militantes  e dirigentes do PAIGC. ANG/MI/ÂC//SG          

    

Sem comentários:

Enviar um comentário