quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

               Marrocos/CAN 2025 em Marrocos em Julho e Agosto

Bissau, 21 Ferv 24 (ANG) -  Marrocos deve acolher o CAN, Campeonato africano das nações, entre Julho e Agosto do próximo ano. A Confederação africana de futebol teria dado o seu parecer positivo.

O acordo entre a CAF e a Federação marroquina de futebol sobre as datas do CAN 2025 teria sido encontrado, sob os auspícios da FIFA, a Federação internacional da modalidade, durante a mais recente edição do evento, concluída este mês na Costa do Marfim, segundo a agência AFP.

O Campeonato africano deve ocorrer, pois, logo após o primeiro grande Mundial de clubes, incluindo 32 equipas da FIFA. Um torneio agendado para de 15 de Junho a 13 de Julho nos Estados Unidos.

Uma ronda preliminar de apuramento rumo a esta 35a edição do CAN deveria disputar-se entre 18 e 26 de Março deste ano, segundo o calendário da Confederação africana.

Este calendário do CAN 2025, a coincidir com as férias de verão europeias, acabam por ser particularmente benéficas para os clubes do velho continente onde evoluem muitos talentos africanos.

Só em França um total de 58 futebolistas da primeira Liga e 28 da segunda estavam abrangidos pelo CAN da Costa do Marfim que acaba de encerrar.

A Confederação Africana de futebol procedeu nesta terça-feira ao sorteio relativo à ronda de apuramento para o CAN de 2025 em Marrocos. 

Na primeira ronda preliminar, a decorrer em duas mãos entre 20 e 26 de Março, São Tomé e Príncipe vai medir forças com o Sudão do Sul.

A primeira mão tem lugar no arquipélago, a segunda no terreno do Sudão do Sul.

Por seu lado a Somália vai medir forças com a antiga Suazilândia; o Chade defronta as Ilhas Maurícias e Jibuti tem pela frente a Libéria.

Recorde-se que São Tomé e Príncipe foi o único país lusófono ausente do CAN que acaba de terminar na Costa do Marfim, com a vitória da seleção da casa.

Guiné-Bissau e Moçambique tinham-se ficado pela fase de grupos, mas Angola e Cabo Verde alcançaram as quartas de final.

Nunca tantas seleções lusófonas tinham obtido o passaporte para participar no mais importante torneio continental do futebol africano ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário