quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Saneamento/CMB organiza campeonato de limpeza entre bairros de Bissau

Bissau,22 Fev 24 (ANG) – O Secretário-geral da Câmara Municipal de Bissau (CMB), anunciou, quarta-feira que a sua instituição vai organizar entre os próximos meses de Março e  Maio de 2025, a primeira edição do campeonato de saneamento básico envolvendo 30 bairros da cidade de Bissau com o objectivo de dar respostas à proliferação de resídios sólidos urbanos.

Em declarações  à imprensa, Juviano Correia Landim sustenta  que o país tem problemas em relação ao saneamento basíco, mas que, estando a trabalhar na CMB, vai se criar uma sinergia com os parceiros para poder ter condições de realizar o primeiro campeonado de limpeza.

“A ideia é fazer como acontece nos campeonatos de futebol envolvendo as comunidades a volta da limpeza dos bairros e todas as organizações podem se inscrever. Temos uma ficha de incrições com perfil da organização que queremos que apresente o seu bairro uma vez que, cada bairro terá só um único representante e as organizações que já trabalham na área do saneamento basíco serão priorizadas”,disse.

Segundo Landim, o critério da avaliação é de um bairro disputar com outro  em termos de limpeza,  em cada sábado, sendo que cada bairro será identificado com com um número próprio.

“Para um bairro ser vencedor deve cumprir as regras, que entre outras, são iniciar a limpeza das 07 da manhã até as 16H00 da tarde, engloba a limpeza do bairro, do esgoto, embelezamento do bairro ,separação e reciclagem de lixos”, informou.

Este responsavel camarária acrescentou que o envolvimento dos moradores: crianças, jovens e adultos é outro critério  de avaliação, bem como plantação de árvores e ter casa de banho público e no fim do dia vai se ver quem teve mais pontuação  e os pontos engariados determinarão o  vencedor final.

“É uma experiência passada deste tipo de competição que havia sido feita pelas organizações com a colaboração da CMB e foi ganha pelo Bairro de Ajuda”, disse .

Segundo Landim, o lançamento do campeonato será no dia 02 de Março com a realização de sete jogos entre 14 bairros e vai prolongar até Maio do próximo ano.

Diz que é imperativo o envolvimento da  comunidade, uma vez que a CMB, sozinha, não pode sanear toda a cidade, sem que haja envolvimento dos citadinos na questão de controlo, produção e reciclagem do lixo que doravante serão separados.

Disse que  até esta sexta-feira(23) será colocado frente ao Hospital 03 de Agosto, um ponto de acumulação de lixos separados, ou seja um contentor  de recolha de lixos seprados no seu interior, para depois ser transportado para o vazadouro.

O Secretário-geral da CMB disse que  estão a trabalhar para um concurso da União Europeia,que envolve prémio de  quase  6 milhões de euros.

“Caso isso se concretizar já temos  a noção clara sobre  onde investir para obter resutados, no que tange a mudança da cidade de Bissau”, disse Landim acrescentando que, “através deste projeto estamos a trabalhar na criação de postos de trabalho através de lixos dando jovens possiblidades de criar com ajuda dos moto-carros suas empresas de recolha de lixos seletivos em casa e fazer negócios com vidros recolhidos produzindo blocos e adube orgânico”.

O campeonato de limpeza, diz Landim, visa  sensibilizar e criar novos hábitos  aos citadinos em relação ao saneamento dos bairros.

Questionado sobre a premiação do campeonato da limpeza, Correia Landim disse que o maior prémio será um “novo comportamento dos cidadãos, um ambiente mais são e saudável nos bairros”.

“Por exemplo, se na primeira edição o bairro vencedor ganhar um milhão e meio de francos CFA mas, se gastar durante o campeonato, cerca de cinco milhões, vê-se que o   dinheiro conta mas não é o essencial”, salientou.

O Secretário-geral da CMB falou da colocação de postes de luzes na Avenida João Bernardo Vieira, e de furos de Água  junto ao Aeroporto Osvaldo Vieira, com objectivo de se  criar jardins, embelezando não só aquela Avenida mas sim toa a  cidade de Bissau.

Juviano Correia Landim garante  que o campeonato de limpeza de bairros vai durar até que os citadinos mudassem as suas mentalidades, no que se refere ao saneamento básico .ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário