quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pescas


Titular da pasta apela “bom senso” dos fiscalizadores marítimos em greve

Bissau, 10 Dez 14 (ANG) – O Secretário de Estado das Pescas apelou terça-feira ao bom senso do Sindicato dos Fiscalizadores Marítimos (FISCAP), que desde o passado dia 02,  observa uma greve de 7 dias, reivindicando, entre outras, o pagamento de subsídios de detenção de 16 navios surpreendidos na pratica de pesca ilegal nas águas guineenses  entre 2013 e 2014.

Ildefonso Barros explicou que o executivo estaria a desenvolver diligências no sentido de resolver os problemas do FISCAP e sublinhou que esta instituição só será útil se estiver a funcionar.

 IIdefonso Barros  disse que a divida de três meses que encontrou no FISCAP depois de ter assumido o pelouro foi totalmente regularizada e que o pessoal tem  o salário em dia até finais de Dezembro, “inclusive subsídios de desembarque dos observadores”.

Conforme o Secretário de Estado das Pescas, durante este período de paralisação o governo conta com o apoio de um navio patrulheiro, cuja proveniência não especificou,  com o qual estaria a assegurar a vigilância  do mar.

IIdefonso Barros prometeu que até meados de Março de 2015 a sede do FISCAP será equipada com materiais de controlo via satélite, radares e uma nova estação de rádio.

O Sindicato do FISCAP exige ainda regularização das dívidas dos colegas falecidos, o fim de transbordo dos seus elementos no alto mar, ou seja, que sejam embarcados no porto de Bissau e desembarcados em Bissau  “ou em qualquer porto do mundo”.

O pagamento da previdência social dos funcionários da FISCAP referente a 10 anos em atraso, a melhoria das condições de trabalho q bordo dos navios, assim como a contratação de uma clínica especializada para assistência médica e medicamentosa aos fiscalizadores, são outras exigências dos fiscalizadores marítimos.

FG/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário