quarta-feira, 20 de julho de 2016

AFRICA


"MAIS GLAMOUR NA AGRICULTURA PODERIA AJUDAR A TRAVAR MIGRAÇÃO", diz Obasanjo

Bissau, 20 Jul 16 (ANG) - A solução para travar o êxodo de migrantes de África para a Europa é transformar a agricultura numa actividade “glamourosa”. A ideia é defendida pelo ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, que quer criar ídolos para os jovens entre os agricultores.

“O que é que um jovem homem quer? Ele quer as ‘luzes brilhantes’. E porque é que ele não pode ter essas luzes brilhantes e ser um agricultor?
” A pergunta é feita por Olusegun Obasanjo, o ex-presidente da Nigéria de 79 anos que diz que África tem que tornar “a agricultura atractiva” e “glamourosa”.

Em declarações à Reuters, Obasanjo defende a redistribuição de terras pelos jovens e o investimento numa indústria agrícola moderna como formas de travar a migração e proteger os países africanos da onda de radicalização levada a cabo por grupos terroristas e fundamentalistas como o Boko Haram.

Notando que a agricultura é vista como “uma condenação à pobreza”, o ex-presidente nigeriano sublinha que é necessário promover ídolos entre os agricultores que possam rivalizar com as estrelas de rap.

“As pessoas têm exemplos modelo no rap, nos cantores ou no entretenimento. E temos que os fazer dizer também: ‘Sim, posso ser agricultor e ter o glitz“, salienta Obasanjo.

Filho de um agricultor, Obasanjo critica a forma como os líderes europeus têm lidado com o problema da migração, considerando que se limitam a tentar “curar o sintoma, em vez de curar a doença”.

“A doença ou é resultado do conflito em África ou da pobreza e do desemprego dos jovens”, diz o atual presidente do Africa Food Prize, um prémio que reconhece inovações na agricultura do continente. 

ANG/SV/ ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário