segunda-feira, 25 de julho de 2016

ONU


Subsecretário-geral acredita na solução da crise política na Guiné-Bissau
 
Bissau, 25 Jul 16 (ANG) –. O Subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos disse hoje que acredita que a crise política será ultrapassada na Guiné-Bissau.
A saída do encontro com Presidente da República Jeffrey Feltman declarou que esta satisfeita com o que ouviu dos actores políticos, nomeadamente o Primeiro- Ministro, Presidente da Assembleia Nacional, os representantes dos partidos políticos, a sociedade civil, e agora com Presidente da República.

Aquele diplomata norte-americano disse que falou com o chefe de Estado sobre o desenvolvimento do país. Afirmando estar de acordo que seja respeitado o Estado de direito, a lei, os direitos humanos e que haja reconciliação na Guiné-Bissau.

Disse que veio entregar uma mensagem do secretário-geral das Nações Unidas ao Presidente da República porque o país sofreu uma grave crise política ao longo de uma década e esperam que seja ultrapassada, o mais rápido possível e que os interesses superiores da nação permita encontrar consensos para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Informou que a ONU está determinada a  apoiar o país para sair da crise e querem contribuir na mobilização da comunidade internacional para que ela se envolva no desenvolvimento da Guiné-Bissau.

 “Estou grato pelo apoio que o vosso país prestou ao representante especial da ONU na Guiné-Bissau, ”enalteceu Jeffrey.

Explicou que durante a sua estada no país teve oportunidade de visitar o departamento de luta contra crime transnacional.

  Agradeceu a colaboração das autoridades nacionais pelo apoio prestado a delegação da ONU, reconheceu igualmente o papel das forças armadas por absterem-se de interferir na governação do país e realçou que a hospitalidade guineense é conhecida em todo o mundo. 

Jeffrey Feltman assumiu o cargo de Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Políticos, desde julho de 2012. Também é conselheiro do Secretário-Geral sobre questões de Paz e segurança a nível mundial.   

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário