sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Agronegócios CPLP



    Câmara Agrícola Lusófona realiza primeira feira em Bissau no próximo ano

Bissau, 07 Out 16 (ANG) – A Câmara Agrícola Lusófona (CAL) anunciou quinta-feira a realização no próximo ano em Bissau, da primeira Feira de Agronegócios no país, como forma de incentivar os empresários da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a investiram mais na Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito pelo Presidente da CAL, Jorge Correia Santos, à saída do encontro com o Presidente da República, José Mário Vaz.

Jorge Santos falou igualmente da construção de um pavilhão polivalente para realização de exposições.   

Disse que a sua organização, em colaboração com seus parceiros, está empenhada para trazer mais empresas portuguesas para a Guiné-Bissau.

 “Os trabalhos estão a ser desenvolvidas desde 2015, sobretudo para  fazer aos empresários conhecerem  as potencialidades da Guiné-Bissau, em termos de negócios”, realçou o presidente da CAL.

Jorge Correia Santos disse que os trabalhos estão a ser feitos no âmbito do programa de internacionalização de agronegócios da organização em todos os país da CPLP , pelo que a  Guiné-Bissau não podia ficar de fora. 

“A Guiné-Bissau é o único país que visitamos duas vezes por ano, normalmente fazemos uma missão por cada país num ano, mas isso deve-se a opinião dos empresários quando chegam ao país, têm ideias diferentes em relação a outros países e neste caso Portugal”, afirmou.

Acrescentou que, a Guiné-Bissau devido ao seu passado recente, não goza de boa fama no exterior, o que dificulta a mobilização de investimentos para o país.

“Grande parte de empresas portuguesas acabou  por afastar-se e estamos a trabalhar para que retorne”, disse.

Jorge Santos informou que recebeu da parte do Chefe de Estado guineense as garantias de apoio, aliás José Mário Vaz é um defensor do sector privado, por ser um sector que pode contribuir para o desenvolvimento do país e a criação de emprego.

 Segundo Santos, a Câmara Agrícola Lusófona e os Ministérios da Agricultura e do Comércio assinam hoje um memorando de entendimento.  
ANG/LPG/ÂC/SG

    

Sem comentários:

Enviar um comentário