terça-feira, 13 de junho de 2017

ONU



Comité de sanções inicia contactos com actores políticos do país

Bissau, 13 Jun 17 (ANG) - O Comité de Sanções das Nações Unidas para à Guiné-Bissau chega hoje a Bissau para obter informações sobre as sanções impostas depois do golpe militar de 2012 pelo Conselho de Segurança e saber da evolução política do país.

 De acordo com um documento do Ministério dos Negócios Estrangeiros à que a ANG teve acesso, para além de oficiais militares sob sanção internacional, a delegação da ONU manterá encontros, nomeadamente com os Presidentes da República, do Parlamento, com o Governo, os partidos com assento parlamentar e as organizações da sociedade civil.

Igualmente, acrescenta a nota,a referida missão efectuará um encontro de trabalho com o chamado “P5”, ou seja, o Fórum que junta os representantes no país do Secretário Geral das Nações Unidas, da CEDEAO, da União Africana, da CPLP e da União Europeia.

O Comité de Sanções das Nações Unidas estará na Guiné-Bissau durante três dias e é chefiado por Elbio Roselli..

Em 2012, as Nações Unidas e outros organismos internacionais como a União Europeia impuseram sanções, entre outros, congelamento de bens e interdição de viagens, aos chefes militares implicados no Golpe de Estado .

No plano político, apesar de várias visitas das organizações internacionais a Guiné-Bissau, o impasse político mantém-se, devido as divergências na interpretação do “Acordo de Conacri”, sobretudo no que tange a nomeação  de Primeiro-ministro e a formação de um governo inclusivo e de consenso.

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário