terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

 Aviação Civil/Bissau acolhe 4ª reunião sobre a segurança no setor

Bissau 14 Fev 23 (ANG) – Bissau  acolhe de 14 à 16 do corrente mês, a IV  Reunião do Comité da União Monetária Oeste Africana (UEMOA) de Supervisão da Segurança e Seguridade da Aviação Civil, denominada de URSAC.


Falando no acto de abertura dos trabalhos do encontro, o ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva disse que a reunião  vai tratar de questões ligadas à segurança da navegação aérea, salientando que os estados membros devem estar a altura de cumprir  as normas regionais e internacionais em matéria da segurança da aviação civil.

Para além dessas questões, diz  Ocante da Silva,  o evento irá debruçar-se sobre  a certificação dos aeroportos.

“O Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira ainda não está certificado internacionalmente. É um dos poucos em África e no espaço UEMOA que não cumpre com essa exigência: Por isso,  essa unidade vela pela formação dos inspetores e dos quadros, em diferentes vertentes”, disse.

Ocante da Silva disse que o Governo tem feito tudo para que o “Osvaldo Vieira” possa obter essa cerificação.

Para o  Presidente do Conselho de  Administração da Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau, Caramo Camará  o encontro se reveste  de extrema importância na medida em que visa  a melhoria do sistema de aviação civil guineense .

Camará disse que o sistema de aviação civil nacional está numa fase de relançamento perante novas recomendações internacionais e que o país neste momento está a ser suportada por este Comité da UEMOA e isso demonstra que todos querem levar a Guiné-Bissau ao lugar onde se encontram outros países em termos da segurança da aviação civil.

“Qualquer aeroporto deve cumprir com as normas e padrões internacionais e por isso peço mais apoios e mais independência por parte do Governo, uma vez que esta área deve ser mais independente”, disse.

O encontro reuniu  os técnicos da Aviação Civil de oito países da UEMOA nomeadamente, Benim,Burquina Faso,Costa do Marfim, Guiné-Bissau,Mali, Mauritânia, Senegal e Togo. ANG/MSC/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário