quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023


Empreendedorismo
/”Nenhum Estado tem a capacidade de absorver e dar emprego à todos”, diz a Diretora-geral do Trabalho

Bissau,22 Fev 23(ANG) – A diretora-geral do Trabalho disse, segunda-feira  que o Governo está ciente da imperiosa necessidade de criar  oportunidades de emprego aos jovens.

Assucenia Donate Seide falava na abertura do 1º curso de formadores para empreendedorismo na Guiné-Bissau, que decorre entre os dias 20 e 24 do corrente mês em Bissau.

“Estas ações de formação são da extrema importância para garantir o auto emprego uma vez que nenhum Estado tem a capacidade de absorver e dar emprego à todos”, salientou.

Aquela responsável sublinhou que uma das chaves para manter o crescimento do número de empresas com critérios de sustentabilidade e sobrevivência num ambiente de lucros escassos, é a formação e o aconselhamento profissional aos empresários que assumem um papel preponderante.

Assucenia Donate Seide afirmou que o Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços(CCIAS), está a desenvolver um vasto projeto de promoção de  empreendedorismo na Guiné-Bissau através de transferência de experiências, metodologia de trabalho e formação de formadores entre outras.

Para o presidente em exercício da CCIAS, Mama Samba Embaló  empreender é realizar e ter iniciativa, capacidade executiva e coragem.

Samba Djaló sublinhou que um empreendedor contribui para a criação de novos negócios e para a dinamização da economia e constitui igualmente como fator de transformação pelo seu carácter inovador.

Salientou que isso significa ter um desejo de iniciativa de desenvolvimento e concretização de um projeto.

O Consul de Espanha na Guiné-Bissau, Carlos Jiménez Iglesias disse ser o curso uma boa oportunidade tendo em conta que o país está a crescer e que precisa de ter investimentos privados e públicos. “Pretende-se com esta formação fortalecer o investimento privado no país”, referiu.

Durante cinco dias, os cerca de 30 participantes serão facultados  conhecimentos sobre Empreendedorismo em África, Objetivos e Noções Geral do Empreendedorismo, Utilização de Tecnologias de Informação e Telecomunicações. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário