quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Tempo/ "Vento forte que se faz sentir em Bissau não constitui fenómeno estranho”, diz Cherno Luís Mendes

Bissau, 14 Fev 23 8(ANG) – O Ponto Focal de Previsão Climática Saxonal de  Instituto Nacional de Meteorologia (INM) disse que o vento forte que se faz sentir em Bissau não constitui nenhum fenómeno estranho, porque é frequente no país  em meados de Janeiro, Fevereiro até de Março.

Cherno Luís Mendes que falava esta terça-feira à ANG sobre forte vento verificado entre segunda e terça-feira, em Bissau,   alerta que  pessoas, sobretudo os que navegam no mar devem  se previnir.

“O vento forte que está a  acontecer é uma situação local, e as vezes sopra forte no mar assim como na terra”, disse aquele técnico meteorológico.

Acrescenta que, se fosse o vento proveniente do Norte do deserto ia-se  continuar a ter poeiras neste momento e suspensões, na atmosfera,  de alguns objetos.

"A poeira pode chegar à nossa zona em função da velocidade do vento conforme a sua intensidade e o que aconteceu segunda-feira pode não estar relacionado com o vento que vem do Norte e pode ser uma situação local poque neste momento o céu está claro e a nuvem também”, explicou.

Disse tratar-se de  uma situação local em que houve uma intensidade de vento forte que fez com que nas zonas sem  cobertura de solo e outros tipos de  proteção  ocorram situações de muita poeira no ar.

Disse que quando há uma situação deste, a Meteorologia informa  como o vento vai soprar, com que velocidade, para que as pessoas possam precaver sobretudo aqueles que navegam no mar e na parte terrestre.

 “O vento forte que se faz sentir no país é muito perigoso para utilizadores da via marítima. No mar há mais possibilidades de se verificar situações indesejáveis”, disse.

Para aquele responsável, se o vento é sentido na terra,  no mar é ainda mais intenso por causa de superfície da água que aumenta a sua força e está automaticamente ligado às ondas do mar que ficam mais altas.

Em relação aos danos, assegurou que esses ventos não têm nada a ver com os estragos que podem acontecer nas habitações, mas admite que  pode criar problemas respiratórios às pessoas.

Bissau está a ser fustigado por fortes ventos, em certas horas do dia, e esta madrugada o vento fez-se sentir como se estivesse na época chuvosa.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário