quinta-feira, 2 de outubro de 2025

China/ Responsáveis das associações de amizade Guiné-Bissau /República Popular da China defendem maior participação da juventude na incrementação das relações de cooperação entre Bissau e Pequim

Pequim, 02 out 25 (ANG) -  Nicolau dos Santos da parte guineense e Lu Xiangdong da parte chinesa se comprometeram, domingo (28) a  incrementar atividades que possam elevar ainda mais as relações de cooperação que tem sido desenvolvidas até presentemente entre a República Popular da China e a Guiné-Bissau.

As duas figuras das associações de amizade entre os povos dos dois países mantiveram nesse domingo um encontro na capital chinesa, Pequim, no âmbito da visita de uma delegação da Associação de Amizade Guiné-Bissau e a República Popular da China(AAGBRPC) chefiada por Nicolau dos Santos, antigo embaixador da Guiné-Bissau na República Popular da China e atual Presidente do Conselho de Administração da AAGBRPC.

O compromisso visa fazer chegar as populações dos dois países, sobretudo a Juventude, o sentimento de que tudo o que está a ser feito atualmente pelos os dois estados deve ser assumido e dinamizado no futuro pela juventude dos dois estados.

As partes descreveram as relações de cooperação entre Bissau e Pequim como “boas” , motivo considerado forte para que a juventude dos dois seja mais ativa no incremento de açções  que possam fazer as populações dos dois países  tirarem maior proveito dessas relações.

Segundo Lu Xiangdong, a Associação de Amizade China com Outros Países lança, no próximo ano, várias atividades para, intercâmbio cultural, educação, trocas de experiências entre organizações juvenis e cooperação entre entidades privadas dos dois países.

Lu Xiangdong, vice-presidente desta organização disse querer que as associações de amizade de outros países conhecessem muito bem a China para melhor se aproveitarem das oportunidades oferecidas.

Nicolau dos Santos declarou ao Lu a disponibilidade da organização que dirige se dedicar para que as populações possam sentir mais os efeitos das relações de amizade de Guiné-Bissau/China, e a Juventude se implicar, de forma mais ativa, nos incrementos dessas relações e nas inovações que os dois estados levam a cabo.

A Associação de Amizade China com outros países celebrou no ano passado 75 anos de existência e mantem relações com mais de 500 organizações de mais de 150 países.

Criada em 2014, a Associação Amizade Guiné-Bissau/República Popular da China foi convidado a participar no lançamento das atividades inscritas no plano de ação da sua congénere da China no próximo ano.

Nicolau dos Santos e sua delegação integrada pelo Diretor-geral da ANG, Salvador Gomes, o Diretor da Escola de Formação Superior Tchico Té, Ibraima Djaló e o Ponto-focal da Associação. Inquita Amum, realizaram esta visita à República Popular da China de 26 à 29 de Setembro, sendo a primeira etapa, um encontro com o Representante Especial do Governo chinês para Assuntos Africanos, Liu Yuxi.

Esta primeira etapa da visita de quatro dias foi dominada com análise de aspetos de cooperação entre Bissau e Pequim, com foco no apoio que o estado chinês tem estado a prestar as autoridades e ao povo guineenses, em vários domínios, principalmente na saúde e agricultura.

No dia seguinte, a delegação visitou o Museu Nacional do Partido Comunista Chinês e uma fábrica de viaturas de luxo de marca Stelato, da empresa estatal denominada BAIC. SG

Sem comentários:

Enviar um comentário