quarta-feira, 27 de maio de 2020


Covid-19/ Cidadãos consideram de positivo circulação dos transportes público urbano

Bissau 27 Mai. 20 (ANG) - Alguns cidadãos consideraram de “muito bom” a medida do Governo de permitir a circulação de  transportes público urbanos, nomeadamente taxis e toca-tocas, e muitos pedem  que a medida  abranja as viaturas que fazem transporte para as regiões.

De acordo com uma auscultação feita hoje pela ANG os entrevistados foram unânimes em afirmar que a medida devia ser tomada há muito tempo.

Mônica Sambu, estudante moradora em Bôr, arredores de Bissau, disse que o Governo deve igualmente permitir que os transportes públicos que fazem ligação com as regiões possam circular uma vez que todos foram atingidos negativamente por esta pandemia de covid-19.

“Digo isso porque as viaturas particulares e as motos que transportam as pessoas triplicam os preços”, disse, afirmando  que, se as motos e outras viaturas particulares podem circular porque não os outras, tendo apelado as pessoas a cumprirem as regras higiénicas dadas pelo Governo.

Para Bubacar Djaló,  de 58 anos de idade, comerciante morador do Bairro Gabuzinho, o retorno dos táxis e toca-tocas as vias públicas é um alívio para as pessoas, principalmente para as mulheres e idosos.

Djaló disse que um país não pode parar, apesar da doença porque é a economia que está em causa .

Lamentou o sofrimento das populações do interior do país, devido a paragem dos transportes para o interior, e numa altura em que decorre a campanha de comercialização da castanha de caju.

 “Com a chegada de coronavírus certas medidas impopulares tinham que ser tomadas. Agora o objectivo é salvar a campanha de caju”, disse Bubacar Djaló.

Júlio Cá, vendedor ambulante, morador no Bairro Bandim Zona -7, disse estar satisfeito uma vez que é uma grande ajuda para as pessoas.

Cá pede que todos cumpram a obrigatoriedade de uso de máscara, e de luvas para protecção contra o vírus.

Pediu igualmente que os transportes para as regiões sejam permitidos, “para acabar com as dificuldades que as mulheres enfrentam para fazer chegar as suas mercadorias à Bissau.

“Como no caso de Biombo, o preço dos transportes dobrou, ou seja as viaturas que transportam pessoas de uma forma clandestina cobram 2 ou 3 mil franco  CFA por pessoa, na situação normal custava 750 francos”, afirmou.

Segundo ele, um passageiro proveniente de Biombo, viaja até Brene nos arredores de Bissau e desce do carro e apanha de novo uma motorizada para o centro da capital pagando uma soma adicional de 1000 francos CFA.

Na opinião de Mussa Seide, segurança civil, morador no bairro de Enterramento , é muito bom o regresso dos meios dos transportes às vias públicas , uma vez que as dificuldades eram imensas, ou seja, para se deslocar de um lugar para outro tinha que ser tudo à pé o que não facilitava a vida a muita gente.

Segundo Seide , antes de decretar o estado de emergência, o Executivo  devia criar condições mínimas para a sobrevivência das pessoas.

Seide defende que as pessoas devem usar máscara mas quem não tem não deve ser multada. “Não foram criados  mecanismos para suprir as dificuldades das pessoas, ou seja não há ofertas de máscaras à população tal como  se verifica noutros países”, sustentou.

Novas regras adoptas pelo governo no quadro do estado de emergência que termina em Junho permitem a circulação de viaturas: táxis e toca-tocas mas mantém a proibição de transportes público inter-urbano, que fazem ligação entre as diferentes regiões do país. ANG/MSC/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário