quinta-feira, 28 de maio de 2020

Imprensa/Director-geral da TGB nega existência de lista de funcionários impedidos de entrar na instituição

Bissau, 28 Mai 20 (ANG) – O Director-geral da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), negou hoje a  existência de uma  lista com nomes de funcionários  impedidos de entrar na instituição, frisando que as informações postas a circular não correspondem minimamente a verdade.

Amadu Jamanca DG da TGB
Amadu Jamanca, em declarações  à ANG, disse que ninguém tem o direito de impedir alguém de estar ou entrar no seu local de trabalho, salientando que o país se encontra num momento de muito risco, por causa do Covid-19, onde cada responsável de instituição é obrigado a primar pela segurança dos  funcionários.

Em entrevista concedida recentemente ao jornal Donos da Bola, o Presidente do Sindicato de Base da TGB, Tiago Domingos Gomes, disse desconhecer o despacho de nomeação de Amadu Jamanca nas funções de DG da TGB, para estar a tomar medidas e a ditar regras na única estação televisiva do país.

Aquele lider sindical afirmou ainda que entre as novas regras estabelecidas pelo novo DG da TGB consta a suspensão temporária de 13 funcionários.

Jamanca disse que é preciso disciplinar o fluxo de entrada nesta instituição ou seja, deve se saber quem vai entrar, qual será o seu trabalho, salientando que, se outrora as pessoas entravam a calhar na TGB, hoje devem saber que existem regras para o efeito.

“Como é de conhecimento público, já se confirmou casos positivos de  coronavirus  entre os funcionários da TGB e é  nossa obrigação proteger os outros que ainda não contraíram a doença e fazer a Televisão funcionar porque neste período em que nos encontramos a única estação televisiva do país não pode parar. Isso significa que temos de manter seguro as pessoas que estão ali a trabalhar”,disse.

O DG da Televisão Nacional disse que a lista afixada na entrada da estação é dos trabalhadores com contratos activos, acrescentando que, se alguém é estranha à esta instituição deve ter uma autorização prévia para ter acesso ao seu interior.

Disse que os funcionários que não foram escalados devem ficar em casa observando o distanciamento social, adiantando que tudo tem a ver com a prevenção da pandemia que abalou o mundo.

Questionado sobre a posição do Sindicato de Base da TGB que numa entrevista ao site do Jornal Donos da Bola,  alega desconhecer a nomeação de Jamanca para o cargo de DG, Amadu Jamanca disse que este assunto já foi ultrapassado, salientando que o que houve foi um mal entendido.

“Nós fomos nomeados Presidente da Comissão de Gestão no dia 12 de Março de 2020, por um mês, o que já terminou no dia 12 de Abril e passados dois ou três dias fomos nomeados  Director-geral, por despacho de Secretário de Estado de Comunicação Social, com a data de 16 da Abril”, esclareceu.

Acrescentou  que, “só que o Conselho de Ministros não se reuniu na altura por causa do Coronavírus”, mas que um despacho sobre o assunto foi afixado, tanto na Secretaria de Estado, como na vetrina da TGB. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário