sexta-feira, 29 de outubro de 2021

               Sara ocidental/ Novo enviado da ONU sem referendo à vista

Bissau, 29 Out 21 (ANG) - Um novo emissário da ONU para o Sara ocide
ntal assume funções nesta segunda-feira. Um caso bicudo que, ao longo das décadas, poucos avanços tem obtido quanto à realização de um referendo. 

O italiano Staffan de Mistura chega a um terreno minado, o seu cargo estava vago desde há 2 anos e a partida do alemão Horts Köhler,numa altura em que é imimente a renovação pelo Conselho de segurança da ONU do mandato da missão das Nações Unidas.

O objectivo daquele organismo continua a ser a organização de um referendo, o conflito entre Marrocos e a Frente Polissário dura há 46 anos nesta antiga colónia espanhola.

Há um ano foi violado o cessar fogo entre os dois lados, com, em pano de fundo, um extremar de posições entre Marrocos, de um lado, e a Argélia, do outro, que apoia os independentistas sarauís.

De acordo com a ONU este continua a ser um território não autónomo, controlado em mais de 80% por Marrocos. Um vasto território desértico com um sub-solo rico e vastos recursos de pescado nas suas águas.

Rabat oferece um plano de autonomia, enquanto a Frente Polissário reclama um referendo de autodeterminação sob os auspícios da ONU que tinha sido contemplado na assinatura de um cessar fogo há 3 décadas.ANG/RFI

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário