Ensino/ Fraca presença de alunos e professores marca início das aulas do novo ano letivo 2025/2026 nas escolas públicas do país
Bissau, 09 Out 25(ANG) - Os primeiros dias de aulas, referentes ao novo ano letivo 2025/2026 foram marcados por uma fraca presença de alunos e professores nas principais escolas públicas da capital, o que levou os diretores a apelarem a intervenção urgente dos pais e encarregados de educação.
De acordo com o DMG TV, no Liceu Nacional Kwame Nkrumah, o diretor José Issa Baldé reconheceu a falta de alunos e professores mas mostrou-se otimista quanto ao sucesso do novo ano escolar.“O sucesso do ano letivo depende da colaboração de todas as entidades ligadas ao setor, desde o Governo, sindicatos, pais e encarregados de educação até as organizações parceiras. Estamos empenhados em garantir um ano letivo produtivo”, afirmou.
No Liceu Rui Barcelos Cunha, o diretor Izidro Anastácio Martins destacou que o foco deste ano será o controlo rigoroso e o acompanhamento constante do funcionamento das aulas.
“As aulas já começaram e estamos a fiscalizar de perto. Este será um ano letivo de controlo rigoroso. Apelamos aos pais para incentivarem os seus filhos a regressarem rapidamente às salas de aula”, disse.
Sobre a ausência tanto de alunos como de professores, a Juliana Mendes, aluna do Liceu Rui Barcelos Cunha, disse não estar surpreendida com o cenário.
“Não é novidade a ausência de alunos e professores nos primeiros dias. Esperamos que, nos próximos dias haja mais adesão para um melhor aproveitamento do ano letivo 2025/2026”, disse Juliana.
Mamadu Embaló, também estudante da mesma escola, reforçou a importância da intervenção dos pais.
“Os encarregados de educação precisam
pressionar os filhos a compareceram nas escolas , o mais rápido possível, para
que este ano seja coroado de sucesso”, sublinhou Emabló
.
As aulas do novo ano letivo tiveram início no dia 06 de Outubro.
ANG/ DMG TV

Sem comentários:
Enviar um comentário