quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Política/Fórum de Anciões da África Ocidental reitera compromisso de trabalhar para garantir eleições inclusivas, pacíficas e credíveis no país

Bissa, 08 Out 25 (ANG) – O chefe a delegação de alto nível do Fórum dos Anciãos da África Ocidental (WAEF) Goodluck Ebele Jonathan reiterou  o compromisso de a  organização  trabalhar com instituições  regionais e internacionais para promover o diálogo e garantir eleições inclusivas, pacíficas e credíveis na Guiné-Bissau.

A revelação foi feita através de uma Nota à imprensa da  Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), produzida após um encontro com a delegação da WAEF, chefiada pelo ex-Presidente da Nigéria, Goodluck Ebele Jonathan, à que a ANG teve acesso  hoje.

O encontro, segundo a nota tinha como objetivo recolher os contributos das organizações da sociedade civil relativamente ao contexto pré-eleitoral da Guiné-Bissau, focos de tensão politica e social existente e as possíveis soluções.

Durante a sessão, de acordo com a nota, as OSC expuseram à delegação o  contexto político e social do país, marcado pela “restrição ilegal de liberdades fundamentais, como o direito à manifestação, à reunião e à liberdade de imprensa, bem como pela limitação do exercício político da oposição democrática”.

A nota ainda refere que as organizações da Sociedade Civil denunciaram  deliberações que consideram ilegais do Supremo Tribunal de Justiça, que rejeitou o registo de coligações partidárias com intenção de concorrer às eleições legislativas e presidenciais, previstas para 23 de novembro.

Na sua intervenção, refere a Nota, Goodluck Jonathan congratulou-se com a criação da Casa dos Direitos, que considerou ser “uma história inspiradora”.

Em relação à situação política e social da Guiné-Bissau, o ex-presidente da Nigéria disse que o encontro com as OSC lhe permitiu obter uma visão abrangente e profunda do momento que o país atravessa, razão pela qual decide reiterar  o compromisso do WAEF de trabalhar com organizações regionais e internacionais para promover o diálogo, visando a garantia de  eleições inclusivas, pacíficas e credíveis no próximo dia 23 de Novembro..

Em declarações à imprensa após o encontro, o Presidente da LGDH sublinhou que as eleições legislativas e presidenciais só refletirão a vontade soberana do povo se forem livres, justas, inclusivas e transparentes.

Bubacar Turé  apelou  a “revogação imediata das decisões ilegais” do Supremo Tribunal de Justiça, considerando-a uma condição essencial para a estabilidade política e governativa na Guiné-Bissau.

Turé lamentou a proliferação de discursos de ódio, étnico e religioso, apelando aos atores políticos à moderação, contenção e serenidade.

“Ninguém tem o direito de atentar contra a coesão nacional e a paz, valores supremos que devem ser protegidos e cultivados por todos”, disse.

A delegação de alto nível do Fórum dos Anciãos da África Ocidental (WAEF) que se encontra desde o dia 06 do corrente mês de visita ao país, já manteve encontros com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, o Primeiro-ministro Braima Camará e com o ministro do Interior e da Ordem Pública Botche Candé.

A missão do WAEF visa envolver as instituições e partes interessadas, fomentar o diálogo, estimular a participação política inclusiva e criar um ambiente propício à realização de eleições pacíficas, transparentes e legítimas no próximo dia 23 de Novembro. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário