quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Sociedade/Ministro Orlando Mendes Viegas lança 6ª Edição de “Outubro-Mês do Consumo dos Produtos Locais”

Bissau, 08 Out 25(ANG) - O ministro do Comércio, Orlando Mendes Viegas, defendeu  investimentos sólidos na cadeia de valores dos produtos locais, de modo a garantir o crescimento sustentável do setor produtivo nacional.

O governante falava terça-feira, ao presidir a cerimónia de abertura oficial da 6ª edição do “Outubro-Mês do Consumo dos Produtos Locais”, uma iniciativa da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) que visa promover o consumo e valorização da produção nacional em todos os países da organização.

Mendes Viegas destacou, na ocasião, as potencialidades agrícolas da Guiné-Bissau, sublinhando que o país dispõe de recursos naturais capazes de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio.

Orlando Mendes Viegas salientou que a responsabilidade de promover a produção nacional deve ser partilhada entre o Governo e os diferentes atores da sociedade, cabendo ao Governo o papel de reforçar o  apoio, incentivo e estímulo à produção local.

O ministro realçou igualmente a importância da integração da Guiné-Bissau na Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZLECAf), destacando as potencialidades do país nos domínios da agricultura, pesca e pecuária, considerados setores estratégicos para o crescimento económico e a criação de emprego.

As comemorações da presente edição culminarão com uma Feira e Exposição de Produtos Locais no espaço da UEMOA, consideradas o ponto alto do evento.

Este ano, as celebrações decorrem sob o lema “No Consumi Kil ki Di Nos” (“Vamos consumir o que é nosso”), com o objetivo de incentivar as populações a valorizarem os produtos nacionais, promovendo a diversificação da produção e o fortalecimento das pequenas e médias empresas (PME’s), vistas como motores do progresso económico da Guiné-Bissau.ANG/RSM

Sem comentários:

Enviar um comentário