Consumidores
apelam intervenção do governo para redução dos preços dos produtos
Bissau, 05 Set 16 (ANG) – Os
consumidores guineenses, apelam ao governo para intervir no sentido que por
cobro a especulação de preços de produtos da primeira necessidade nos mercados
do país.
Numa auscultação feita pela
Agência de Notícias da Guiné (ANG), a estudante Artemisa Dias classificou de “exagerada”
a atitude dos comerciantes que nos últimos tempos tem adoptado “ preços absurdos”
para os produtos.
Por exemplo, um quilograma
do peixe que anteriormente custava mil francos CFA, sofreu um aumento de
quinhentos FCA e passa, assim a custar 1.500 fcfa.
De acordo com Artemisa, para
além do disparo do preço de peixe, é notado também a falta de outros produtos,
entre os quais, limão que neste preciso momento constitui a maior preocupação
dos comerciantes, assim como de consumidores.
Artemisa Dias acrescentou que
o governo deve evidenciar esforços para regularizar a situação, com a
finalidade de fazer com que sejam praticados preços razoáveis.
Por sua vez, Carla Maria
Cabral do Rosário, funcionaria público inconformada com a situação, considera
que atualmente no país, as pessoas sem posse alimentam-se mal.
“As espécies de pescado como
“bagre”, tido como de segunda qualidade, que antes custavam até 750fcfa, agora atingiram os
1000 fcfa”, disse Carla Rosário.
Segundo esta funcionária, os
guineenses não dispõem de condições financeiras para alimentar-se de peixe de
primeira qualidade a não ser das peças de frangos congelados.
Uma das vendedeiras de peixe,
Beti Ié, justificou que o aumento do preço no mercado se deve ao aumento do preço junto de
pescadores.
“Antes adquiríamos o peixe
por mil francos o quilograma, mas agora o preço subiu para 1750 fcfa”, disse,
acrescentando que esse preço somado ao pagamento de transporte, taxas do
mercado, entre outras despesas fazem aumentar o preço final no mercado.
Nosolino Quintino Gomes,
vendedor de carne no Mercado Central, disse que a falta de carne no mercado,
tem a ver com as dificuldades de aquisição de gado bovino no mercado.
“Durante o período da campanha
da castanha de caju regista-se fraca
comercialização de gados, o que motiva o aumento de carne no mercado. Actualmente
compramos a carne ao preço elevado por isso, para ganharmos alguma coisa, somos
obrigados a vender ao preço que praticamos”, justificou o comerciante.ANG/LLA/JD/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário