quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Comemoração do Dia do PAIGC


Odete Semedo reitera empenho do partido para se reviver ideologia de Cabral

Bissau, 19 set 18 (ANG) – A Segunda Vice-presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde(PAIGC), Maria Odete  Costa Semedo reiterou hoje  que o  partido tem trabalhado  para que a ideologia de Amílcar Cabral seja sempre revivida. 
 
Odete Semedo falava na cerimónia comemorativa da fundação do PAIGC, “19 de setembro” .

“Se hoje o PAIGC está a pautar pela disciplina e fidelidade ao princípio do partido, a pautar por valores, estamos a requisitar a ideologia do partido, é porque a ideologia de Cabral ainda está viva e presente”, disse Odete Semedo.

Afirmou que a Guiné-Bissau é um dos países em que 20% do território é área protegida.
Apelou  aos militantes para se recensearem a fim de poderem escolher os dirigentes que irão governar o destino do país nos próximos tempos e para que o país volte à  normalidade.

Para Armanda Pereira, e em nome de Juventude Amílcar Cabral(JAAC), a mulher começou a saber que o seu lugar é ao lado do homem antes da luta de libertação nacional, e daí desempenhou um papel importante no decorrer da luta armada e até hoje.

“Até hoje, as mulheres estão a desempenhar esse papel, ocupando lugares chaves, quer no governo quer no parlamento e assim como na tomada de decisões”, referiu Pereira.

Disse que a direção do partido atingiu o objetivo de Amílcar Cabral de dividir em 50% cada entre homens  e mulheres, “porque na direção superior há dois homens e duas mulheres”.
 Disse que é importante que as mulheres assumam a quota de presença em órgãos de decisão política aprovada na Assembleia Nacional Popular.

Na cerimônia de celebração dos 62 anos da fundação do PAIGC, partido mais votado nas últimas eleições, os participantes debatem os temas: ”A Ideologia de Amílcar Cabral face a equidade de género”, a “Visão da Mulher sobre Terra Ranca”  e o “Programa Eleitoral”.

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) foi fundado a 19 de setembro de 1956, em Bissau por Amílcar Lopes Cabral, fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, e mais quatro companheiros. 

ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário