segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Habitações/CMB conta dar  seis meses para conclusão das “obras inacabadas” na Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria

Bissau, 07 dez 20 (ANG) – A Câmara Municipal de Bissau(CMB) vai fixar um prazo de seis meses para os proprietários das  casas em construção ao longo da Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria concluíram as obras.


Segundo o Secretário-geral da Câmara Municipal de Bissau, Lente Leote Embassa o prazo vai 
entrar  em vigor após uma reunião, a realizar-se num futuro próximo, com os donos
  das obras por concluir.

“O Código de Postura proíbe  abertura de qualquer serviço antes de conclusão das obras de qualquer que seja construção, mas na Guiné-Bissau não é o caso”, lamentou.

De acordo com Lentes Embassa,  os armazéns da maioria dos edifícios estão a funcionar sem a conclusão das obras de construção das habitações.

Lente Leote informou que a CMB já notificou os proprietários das obras no sentido de concluírem as construções.

Acrescenta  que, caso contrário, a CMB vai tomar medidas, e não descarta a possibilidade de os armazéns viessem a ser encerradas até a conclusão total das obras.

O SG da CMB prometeu pôr fim ao  estacionamento das viaturas no passeio, principalmente no período nocturno, nos restaurantes e bares.  

“Na escola de condução, os instrutores explicam que o passeio é para os piões e a estrada para carros. Se as viaturas continuassem a ser estacionadas no passeio onde as pessoas vão circular ?”, questionou o Secretário Geral da CMB para depois anunciar a realização da operação para remover todas as viaturas mal estacionadas ao longo das diferentes artérias de Bissau.

O  dirigente camarário pede  aos munícipes que até agora não legalizaram as suas habitações no sentido se dirigirem aos serviços competentes da CMB para regularizar as suas situações.

Revelou  dado a existência da pandemia de Covid-19, o conselho directivo da CMB, numa das suas reuniões decidiu reduzir o custo de legalização na ordem dos 35 por cento .

Disse que a Câmara está a  fazer o registo daqueles que não têm condições para legalizarem as suas habitações.

Instado a falar sobre os comerciantes ambulantes na passadeira aérea, disse que a CMB já tomou medidas para que estes indivíduos abandonassem o espaço.

Perguntado sobre o lixo que se vê quase por toda a parte de Bissau, disse que a CMB se depara com dificuldades para remover todo o lixo.

 “Mas estamos a contar com apoio do deputado Huseim Farat para recuperação de tanques de lixos que serão colocados no interior dos bairros por forma a facilitar o serviço de saneamento da CMB na recolha dos residios”, revelou Lente Leote Embassa.    

 Lente Embassa disse que a CMB perspetiva proibir a circulação de moto-carros no centro da cidade e carrinhas de mão, por constituírem um perigo social.
ANG/LPG//SG

1 comentário: