quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Caso Catchura/Movimento da Sociedade Civil considera “acto de soberania” a vigília promovida pelas organizações juvenis  

Bissau, 03 Fev 21 (ANG) – O Movimento Nacional de Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento(MNSCPD) considerou recentemente  de  mero “ato de  cidadania” a  iniciativa de vigília  promovida pelas redes das organizações juvenis, em protesto à morte do activista Bernardo Catchura, ocorrida no sábado passado.

As forças da Ordem dispersaram, de forma violenta, os elementos das organizações civis que realizavam essa vigília em frente ao Ministério da Saúde Pública, em Bissau.

A reação do MNSCPD em favor a iniciativa das organizações juvenis vem expressa num comunicado à imprensa enviado à ANG,  no qual o Movimento exige ao governo a abertura de  um inquérito  para averiguar e esclarecer as circunstâncias em que ocorreu a morte do jovem cidadão  e assim proceder a responsabilização criminal dos culpados .

A organização pede ao Comando das Forças Operacionais da Ordem Pública e da Segurança para assegurarem  e protegerem aos cidadãos revoltados nos seus atos de reivindicações.

Exorta os agentes das Forças da Ordem para se abdicarem de uso desproporcional
da força para conter os manifestantes.

“Aos jovens manifestantes peço que se enveredem pelos atos ordeiros  e pacíficos, descartando-se de  qualquer violência que possa vir a beliscar as suas reivindicações de cidadania e  responsabilidade social”, lê-se no documento.

O Movimento pede ao  Secretário de Estado da Juventude  e Desporto, para servir de porta-voz junto do governo, das causas que estão na origem das exigências dos jovens manifestantes, cujos  motivos devem ser atendidos, a breve trecho, permitindo combater a “impunidade” que reina nesta sociedade guineense, para pôr fim à “mortes gratuitas” nos hospitais na Guiné-Bissau.

O Movimento da Sociedade Civil repudia qualquer solidariedade de aproveitamento político partidário  que pode se associar à esta reivindicação que diz ser “legítima e espontânea” dos jovens cidadãos patrióticos em exercício de cidadania.ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário