terça-feira, 23 de maio de 2023

Legislativas antecipadas/Candidato do partido PAPES no  circulo 09 promete oficialização do  casamento tradicional

Bissau, 23 Mai 23(ANG) -  O candidato à deputado do Partido Africano  para Paz e Estabilidade Social(PAPES), no círculo 09, sector de Quinhamel e Ondame prometeu aos populares local que, se for eleito, vai diligenciar-se para que o casamento tradicional(marri no dialeto Pepel) tenha perante lei, reconhecimento igual ao  casamento oficial.

Jaime Sá que falava, segunda-feira,  no comício popular na vila de Quinhamel, diz não concordar que uma pessoa se case no direito costumeiro e que vive com o cônjugue mas tem no documento solteiro ou solteira.

Jaime Sá disse que, se for eleito deputado, vai construir uma escola de formação técnico profissional para jovens, para evitar a centralização na cidade.

“Prometo privilegiar a justiça tradicional, para  alguns casos taos como os de disputa de terra e outros ,que podem ser resolvidos por régulos(Chefes tradicionais) ao invés de ser resolvida pelo tribunal”, disse.

Presente no comócio o Presidente do partido PAPES  disse que não está lá   para pedir votos mas sim para aconselhar os populares de Quinhamel a pensarem  em si e saberem escolher os seus representantes.

Malam Sissé referiu  que  Amílcar  Lopes Cabral tinha apenas 32 anos de idade quando fundou o PAI e o então presidente Nino Vieira foi para a luta com 17 anos, Titina Silá com 19 e que  o José Carlos Schwartz faleceu com 27 anos.”Tudo isso demonstra  que este país foi fundado por jovens. A Guiné-Bissau deve ser construída por jovens e  PAPES é um partido jovem vamos apostar nele”, disse.

Sisse lembrou que na década 80 o país fazia a exportação de arroz, mas que atualmente vive-se da importação de quase tudo, frisando que é triste porque “o Estado não tem capacidade de administrar”.

Jaime Sã criticou  que  a população de Biombo não dispõe de  nenhum centro de formação  politécnico nem hospital regional. ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário