sexta-feira, 19 de maio de 2023

 
Legislativas antecipadas/Domingos Simões Pereira promete salvar presente campanha de comercilização da castanha de caju

Bissau, 19 Mai 23 (ANG) – O líder do PAIGC e da Coligação PAI-Terra Ranka, integrada pelo PCD,UM,PSD e MDG prometeu salvar a presente campanha de comercialização da castanha de cajú caso ganhar as eleições de 04 de junho.

 A promessa de Domingos Simões Pereira foi feita na, quinta-feira, ao eleitorado do sector de Bissorã, região de Oio, num comício popular de abertura da campanha nacional da referida coligação para as eleições legislativas anticipadas de 04 de junho proximo.

“Se a coligação vencer estas eleições não vamos só salvar a presente campanha, mas também faremos com que a castanha seja vendida num bom preço”, garantiu Simões Pereira perante centenas de eleitores de Bissorã.

Disse que o programa de governação da coligalição é capaz de tirar o país na situação de dificuldades em que se encontra, porque foi baseada no programa Terra Ranka, na qual priorizou a requalificação das cidades das regiões de Cacheu, Bafatá, Bolama e o sector de Bissorã, alegando ser  centro da provincia norte.

Afirmou que, com a Coligação no governo, nenhum filho da Guiné vai dizer  que precisa de ir para escola, de hospital, da luz elétrica e da água, porque são  bens que devem ser garantidos aos cidadãos.

Pereira disse que, com  PAI-Terra Ranka na governação, todos os alunos vão receber um kit escolar ou seja uma mochila com materiais didáticos e um computador.

Para além disso, o líder da Coligação PAI Terra Ranka prometeu criar uma bolsa de estudo, denominado de “bolsa de estudo famíliar” para apoiar os  guineenses que estudam nas universidades no estrangeiro, cujos pais e encarregados de educação não têm condições financeiras para sustentar os custos dos estudos dos educandos. 

Para além disso, Domingos  Simões Pereira disse que se o povo confiar a coligação o destino do país, as escolas de baracas vão acabar e diz que o pior  é quando as pessoas enganam o povo de que educação não é nada.

“Por isso, no programa de governação de quatro anos, o ensino é obrigatório para as crianças de zero à 18 anos e gratuito, de 18 à 25 anos deixa de ser obrigatório e ao passo que dos 25 anos para frente, aqueles que concluiram 12º  ano de escolaridade, serão preparados para entrarem no mercado de emprego, através de formação profissional em diferentes ofícios, tais como mecânica, carpinteiria, pedreiro, engenheiros agricolas entre outras profissões”, frisou.

Simões Pereira disse que o plano Terra Ranka, revisto pela Coligação PAI, prespectiva a criação de um Banco de Facilidade de Crédito para as mulheres que querem abrir negócios, apenas com assinatura de todos os membros da família como a única condição para ter acesso ao empréstimo no referido banco, para poderem competir com as da sub-região, em termos de atividades económicas.

Por essa razão, nesse comício popular da Coligação PAI Terra Ranka líderada pelo PAIGC, Simões Pereira  incumbiu ao eleitorado do setor de Bissorã a responsabilidade de resgatar o país, através da divulgação do programa terra Ranka atualizado que visa o desenvolvimento nacional.

Simões Pereira disse que após quase uma semana de  campanha, estão a apresentar ao eleitorado guineense em geral e particularmente o do  setor de Bissorã, o projeto que vai recuperar o tempo ou seja anos perdidos até aqui, se o povo confiar a governação à Coligação PAI- Terra Ranka.

Domingos Pereira disse  que os  três anos de governação foram  de “desmando,  divisão e de tristeza”, mas que o povo guineense precisa de unidade e desenvolvimento como uma meta possível.

O líder da Coligação diz que, para que isso seja uma realidade é preciso votar no programa da  Coligação PAI Terra Ranka e depois acompanhar a contagem dos votos, por forma evitar roubos dos mesmos.ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário