terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Regiões/Secretário Regional Administrativo de Bolama pede  reconhecimento do Estado à Missão Católica de Bolama

Bolama, 09 Dez 25 (ANG) – O Secretário Regional Administrativo da Região de Bolama/Bijagós, pediu no fim de semana, o reconhecimento do Estado guineense à Missão Católica local, pela  contribuição que tem dado aos estudantes daquela região insular.

Queba Sanhá  falava ao presidir  a cerimónia de tomada de diplomas do IXº grupo dos finalistas do 12º ano da Escola de Missão Católica  de Bolama denominada “ Escola de Pádre Maria Montessori”.

Na ocasião, Sanhá disse que o ato demostrado pela aquela entidade que já vinha a fazer ações do género desde a luta de libertação nacional, merece um total reconhecimento do Estado guineense.

Segundo Queba, os sucessivos governantes regional de Bolama, testemunharam várias contribuições que a Missão Católica de Bolama deu para o ensino na região.

Para o Supervisor da mesma Escola Pádre Dingana Siga, o acto representa muita dedicação e  sacrifício de longos  anos, e com o único propósito de  servir à todos.

“Como dizia o Papa João Paulo IIº,  Quem não vive para servir, não serve para viver, de igual modo, o Bispo de Bissau, José Lampra Cá também dizia que, “Quem sabe o que quer, deve querer o que sabe”, parafraseou o Padre Siga.

Afirmou que essas ricas mensagens deixadas pelos dois Padres, é uma chamada de atenção para o mundo moderno globalizado, que exige preparação que o actual contexto coloca aos jovens.

“Hoje somos todos convocados para o concurso universal, para assimilação e aquisição de meios digital que a actual sociedade nos convoca. Lembro que o país está a enfrentar momentos difíceis, devido o acontecimento político militar, por isso, enquanto estudantes, têm a responsabilidade de trabalhar para reerguer a reputação do Estado de Direito Democrático na Guiné-Bissau”, disse o Supervisor da Escola.

O IXº grupo dos finalistas da Escola “Maria Montessori” de Bolama/Bijagós, contou com um total de 41 finalistas, e entre os quais, 21 são do sexo masculino, e 20  do sexo feminino.

O ato contou com a participação dos pais e encarregados de educação dos alunos, Diretores das diferentes escolas públicas e privadas  de Bolama, representantes  de instituições estatais e privadas sedeadas na região de Bolama/Bijagós.ANG/LLA/ÂC//SG   

    

Sem comentários:

Enviar um comentário