sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Benim/Final de competição de MMA acontece  com dois atletas lusófonos

Bissau, 12 Dez 25 (ANG) - A final do campeonato do PFL Africa, com lutadores de MMA africanos, vai contar com uma final entre dois lusófonos, o angolano Shido Boris Esperança, conhecido como “The Machine” ao guineense Yabna N’Tchala, conhecido como “The Black Panther”.


O campeonato PFL Africa, ou Professional Fighters League, que opôs durante vários meses os melhores lutadores de MMA do continente chega ao fim já no dia 20 de Dezembro, em Cotonou, no Benim. 

São quatro combates em quatro categorias diferentes com um prémio total de 400 mil dólares, o que dará aproximadamente 100 mil dólares ao vencedor de cada combate. No entanto, é também uma porta de entrada para a profissionalização de uma parte destes atletas que nos últimos meses têm aumentado a sua visibilidade a nível mundial.

Assim, para além do prémio monetário, este é um campeonato que pode abrir portas a outras ligas e eventos do MMA, nomeadamente à poderosa liga UFC. A UFC organiza cerca de 500 eventos por ano em 28 países diferentes e estima-se que cada evento tenha cerca de 2 milhões de espectadores em todo o Mundo. Esta liga é também difundida em vários canais desportivos pelo Mundo, nomeadamente a ESPN, nos Estados Unidos, onde mais de 100 milhões de pessoas acompanham essas emissões.

Uma das finais do PFL Africa, a de peso meio-médio, ou seja para lutadores entre os 70,3 aos 77,1 quilos, é 100% lusófona e vai opôr o angolano Shido Boris Esperança, conhecido como “The Machine” ao guineense Yabna N’Tchala, conhecido como “The Black Panther”. 

Para Shido Boris Esperança este combate é um degrau para atingir os seus objectivos.

"O meu sonho vai mais além do que vencer esse combate, pois para mim é mais um combate. Ele não é diferente dos outros adversários que eu já tive. Para mim vai ser uma oportunidade para cumprir meu sonho. Eu sempre sonhei grande. É um degrau grande sim, que a gente vai dar, mas não é o fim do sonho", explicou.

Estando um título em jogo, o combatente de MMA angolano diz estar a investir numa preparação especial para combater contra Yabna N’Tchala.

"Vamos lutar mais rounds, vamos jogar cinco em vez de três, portanto há uma diferença. E segundo, tenho feito algo que raramente faço, que é a preparação física específica. Eu geralmente não gosto muito de fazer preparação física, basicamente porque eu ganho muita massa muscular com muita facilidade. Isso prejudica-me na hora da pesagem. Estou agora mesmo com muita massa muscular", concluiu. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário