quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Biodiversidade/Diretor do Parque Nacional “Dulombi” agradece  comunidade local pela colaboração no resgate de animais em extinção

Bissau, 10 Dez 25 (ANG) – O Diretor do Parque Nacional “Dolumbi”, situado na zona leste do país, agradeceu hoje a comunidade local, pela colaboração no resgate de várias espécies dos animais  em vias de extinção.

De acordo com a  Rádio Sol Mansi, na sua página do “Facebook”, durante o Conselho de Gestão Interno do Parque Nacional de “Dulombi”, realizado na Aldeia de Cuntabane, Setor de Quebo, Região de Tombali, no Sul do País, o diretor do  parque, António da Silva, confirmou que várias espécies de animais que ali viviam  e que durante alguma tempo não são vistos na área do parque reapareceram   em grande número, “graças a colaboração das comunidades locais”.

António da Silva disse que o regresso destas espécies resultaram, sobretudo, da cooperação das comunidades residentes no interior da área protegida, que têm seguido as orientações relativas à educação sobre o abate de árvores e de pressão humana sobre o ecossistema.

“As tendências que estamos a observar, demonstram,  claramente, que os animais estão a regressar. Temos por exemplo, búfalos, boca-branca e outras espécies, também temos a presença dos elefantes, digamos que este progresso está também ligado à ações de reflorestação que realizamos com a colaboração  das comunidades”, disse  o diretor do Parque Dulombi.

Segundo António da Silva, apesar dos avanços alcançados, um dos maiores desafios enfrentados na gestão do Parque tem a ver com a  falta de recursos humanos para a fiscalização.

Silva acrescenta que o  Parque de Dulombi é muito extenso, e que dada a sua superfíce o seu controle só foi possível graças  ao apoio da comunidade localécuja continuidade foi garantida Djuldé Baldé.

 “Devemos trabalhar em estreita colaboração com a Direção do Parque, para defender o nosso mato, porque sem este mato, a nossa sobrevivência está em risco”, disse Djuldé Baldé.

O Parque Nacional de “Dulombi”, no leste da Guiné-Bissau, possui apróximadamente 1.770 km . ANG/LLA/ÂC//SG   

    

   

Sem comentários:

Enviar um comentário