sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Comunicação Social


Ladislau Imbassa espera melhoria no funcionamento de Conselho Nacional de Comunicação Social
 
Bissau, 07 Dez 18 (ANG) – O Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social(CNCS) disse estar  satisfeito com as atribuições de competências na concessão  de alvarás para funcionamento dos órgãos de comunicação social e dos poderes sancionatórios do órgão que dirige.   
 
Em entrevista exclusiva à ANG esta sexta-feira, Ladislau Imbasssa disse esperar melhorias no funcionamento do Conselho, em termos de resposta na sua função de regulação e de supervisão dos órgãos de comunicação social.

 Considerou auto regulação como um aspecto importante para o cumprimento da lei e do código deontológico da parte dos jornalistas e dos próprios órgãos.

“ Que os órgãos e os seus profissionais adotem mecanismos internos que permitam a verificação de conteúdos que possam ser suscetíveis de violar não só a legislação produzida pela ANP e o governo, mas também, as próprias normas de carácter ético e deontológico, adotado pelos jornalistas”, disse acrescentando que seria  mais eficaz do que uma regulação externa.

Afirmou que aprovação do estatuto é um passo positivo no sentido de melhorar o funcionamento de Conselho, no desempenho das suas funções, justificando que no Estado de Direito, liberdade de  expressão e o pluralismo são valores bastante importante que só é possível preservar através dos órgãos de comunicação social.

 Aquele responsável afirmou que as atribuições e competências do CNCS foram agora ampliadas, visto que neste momento é uma entidade reguladora com quadro jurídico adequado para exercício e cumprimento da sua missão.

Imbassa disse acreditar que os profissionais de imprensa poderão agora  melhorar as suas prestações de serviços e proporcionar aos cidadãos conteúdos rigorosos, objectivos e isentos sobretudo em matéria de informação. 

Ladislau informou que foi diminuída a representação da ANP de 13 para 2 representações, permitindo a entrada de uma representação da Ordem dos Jornalistas, e a ocupação do lugar de vice-presidente do Conselho, que era ocupado por via de eleições entre membros do Conselho, pelo Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social.

O Conselho Nacional de Comunicação Social é um órgão sob a tutela administrativa da Assembleia Nacional Popular, mas funciona de forma independente.

Na sua composição integra membros provenientes de várias entidades, nomeadamente da Presidência da República, e vigia o exercício da liberdade de imprensa , de expressão e o direito à informação.  

ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário