segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

China/ 2019


Ministro das Relações Exteriores abre agenda internacional  com visita à África

Bissau, 31 dez 18 (ANG) -  O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, colocou no topo da sua agenda internacional para 2019 visitas a quatro países da África, uma região prioritária para a diplomacia do gigante asiático, anunciaram hoje fontes oficiais.
Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, explicou numa entrevista colectiva que a viagem acontecerá entre 2 e 6 de Janeiro e inclui a Etiópia, Burkina Fasso, Gâmbia e Senegal.
Nesses países, o diplomata chinês vai analisar com os seus parceiros locais o estado dos laços bilaterais e algumas questões de interesse mútuo.
Disse que em Addis Abeba, a capital da Etiópia, também visitará as instalações da União Africana (UA), cuja construção a China apoia.
Acrescentou que escolheu a África como primeiro destino internacional de Wang no ano novo ilustra a importância dos laços existentes entre os países.
Em 2018, os laços entre as partes aumentaram para níveis mais elevados, com a visita de vários líderes regionais e chefes de estado do continente, a abertura do escritório da UA nesta capital e a celebração da cimeira do Fórum de Cooperação bilateral.
Durante esta reunião, realizada em Setembro, o presidente Xi Jinping anunciou um programa que incluirá mais investimentos em projectos de construção e melhoria de parques industriais na África, o treinamento de 200 mil especialistas e uma cota de 40 mil bolsas de estudo na China.
Além dessas áreas, turismo e comércio, Pequim oferece assistência em segurança e combate ao terrorismo, especialmente no treinamento de soldados para combater grupos violentos como o Boko Haram na Nigéria, o Al Shabab na Somália e a Al Qaeda no Magreb Islâmico. ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário