sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

GTAPE


Governo condena impedimento de entrada de téncicos da Nigéria
 
Bissau, 07 dez 18 (ANG) -  O Governo condenou a actitude das forças de segurança que impediram a entrada dos técnicos da Nigéria  que se encontram no país por solicitação do gabinete da Presidencia da República, na sede do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE).

Em comunicado à imprensa o executivo referiu que os referidos técnicos vieram com o  propósito de participar  na configuração e parametrização do Servidor doado pelo governo de Timor Leste para a consolidação dos dados do recenseamento eleitoral e produção de cadernos eleitorais , a fim de  conferir maior fiabilidade ao processo de registo de eleitores.

O governo diz em comunicado que em  nenhuma circunstância  deu instruções às Forças  de Segurança para impedirem a entrada dos técnicos  da Nigéria na sede do GTAPE.

Por outro lado, o executivo decidiu  instruir uma  Comissão de Inquérito para o apuramento das circunstâncias  que determinaram a actuação dos agentes de segurança e eventuais responsabilidades.

No comunicado o governo justifica a sua condenação com o facto da actuação das forças da ordem  ser realizada” fora do quadro legal”, por não resultar de instruções nem do Presidente da República nem do Primeiro-ministro., facto que, segundo o comunicado “evidência desmando e anarquia na manutenção de um clima de ordem e de segurança tão necessárias numa instituição como o GTAPE”.

Partidos políticos excepto o PAIGC contestam o recenseamento eleitoral alegando irregularidades, ao ponto de exigir a demissão da ministra Administração Territorial.

 Uma queixa sobre o processo eleitoral corre os seus trâmites no  Ministério Público, entidade que quinta-feira em despacho assinado por três juízes ordenou a suspensão das actividades do recenseamento eleitoral cujos resultados eram aguardados para o Presidente da República marcar uma nota data de eleições legislativas. 

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário