sexta-feira, 9 de julho de 2021


Cooperação
/Guiné-Bissau e Senegal  rubricam acordos no domínio técnico e consultas políticas   

Bissau, 09 Jul 21 (ANG) -  As chefes das diplomacias da Guiné-Bissau e do Senegal assinaram hoje em Bissau, dois acordos de cooperação no domínio técnico e consultas politicas no quadro de parcerias existentes entre os dois países.

Os referidos acordos foram assinados no âmbito da visita de algumas horas que a ministra dos Negócios Estrangeiros do Senegal, Aissata Tall Sall efectou ao país, a convite da sua homóloga da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

Em declarações à imprensa, a ministra de Estado dos Negócios Estrangeiro, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa disse que, a acordo no domínio técnico irá permitir a intensificação de cooperação nas áreas da  agricultura, justiça, educação, saúde e cultura.

Em relação às consultas politicas, disse  que ambos os países fazem parte de organismos regionais e  internacionais pelo que é importante consultar posições para que tenham sempre uma acção conjunta que seja benéfica para as duas partes.

Para a ministra dos Negócios Estrangeiros, a assinatura desses acordos demonstra a vontade que os chefes de Estados dos dois estados têm de intensificar as boas relações de cooperação já existentes , no âmbito da cooperação bilateral sobretudo no âmbito do cooperação Sul-Sul.

ʺO primeiro acordo quadro entre a Guiné-Bissau e Senegal foi assinado em Novembro 1973, aquando da nossa independência, hoje passados 48 anos da nossa independência nós temos o prazer de intensificar, cada dia mais, as relações, e podemos afirmar que nunca tivemos relações tão  excelentes entre os dois países”, disse Suzi Barbosa.

A governante afirmou que é importante aproveitar esses relações para que ambos os países tenham benefícios, e que é importante que a Guiné-Bissau tenha uma boa política externa e sobretudo ter uma boa relação com países vizinhos.

Suzy Barbosa disse acreditar que a assinatura desses acordos vai conseguir grandes benefícios para o país, nomeadamente a vinda de técnicos na área da saúde e a possibilidade de envio de técnicos ao Senegal para aperfeiçoar  seus conhecimentos, tanto na área da diplomacia como na área da educação.

Por sua vez, a ministra dos Negócios Estrangeiro do Senegal, Aissata Tall Sall considera o dia hoje como uma data histórica, uma vez que a Guiné-Bissau com Senegal têm uma relação histórica e geográfica.

Disse que, hoje os dois países soberanos devem traduzir essas relações históricas e geográficas em relações concretas efectivas em beneficio dos dois povos.

ʺO momento é histórico, porque a Guiné-Bissau e Senegal partilham uma fronteira extremamente importante e para nós é um país que conta dentro da cooperação e diplomacia. O Senegal é um país aberto para todo mundo no plano diplomático”, disse. ANG/MI/ÂC//SG        

     

 

              

      

Sem comentários:

Enviar um comentário