segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Autoestrada Aeroporto-Safim/Populares consideram de “insuportáveis” as poeiras que resultam das obras em curso

Bissau, 30 Jan 23 (ANG) - Os populares do setor de Safim bloquearam a estrada no último fim de semana  exigindo que seja regada a estrada  de modo à evitar poeiras “insuportáveis”” que resultam das obras de auto-estrada em curso naquela zona da periferia da capital Bissau.

O caso foi hoje noticiado pela Rádio Sol Mansi(RSM).

 Na manhã do dia 28, os populares do setor de Safim, em protesto  bloquearam a estrada para pressionar a empresa responsável pela obra a regar o troço aeroporto-Safim várias vezes durante o dia.

Segundo a RSM, os populares dizem que a  poeira que diariamente inspiram “é  “insuportável” e que no período da tarde tem reduzido a  visibilidade na zona.

Os protestos, segundo a RSM, terão começado por volta das 06  da manhã, com colocação de pneus e troncos de árvores nas estradas impedindo a circulação de viaturas até a intervenção das forças da Ordem.

Depois de três horas de reivindicação, a estrada foi desbloqueada e as autoridades policiais mantiveram um encontro com a autoridade local fim do qual   se chegou ao acordo de que,  a partir desta segunda-feira(30), a estrada vai ser regada por várias vezes ao dia.

Citado pela RSM, Elías João Pereira, representante dos jovens, disse que antes da manifestação enviaram várias cartas manifestando  desagrado em relação à poeira na estrada, mas que não tiveram nenhuma resposta.

Elías reiterou  que não estão contra a construção, mas sim  preocupados com a segurança  e a saúde das pessoas, e  cita os casos de acidentes verificados envolvendo crianças, que para a escola são obrigados a levar duas camisas: uma para a poeira sujar e outra para usarem na escola.

“Não estamos contra a construção da estrada, mas se ficarmos doentes  quem vai andar nessas estradas, porque na verdade corremos o risco  de contrair várias doenças”, sustentou Elías Pereira.

“Estamos contentes com esta obra porque se terminar seremos nós os maiores beneficiários. Mas, não estamos de acordo com a forma como nos estão a tratar. Na semana passada houve acidentes envolvendo duas crianças. Estamos com medo porque podemos contrair outras doenças”, disse outra moradora da zona envolvida pelas obras de construção da auto-estrada Aeroporto-Safim.

A Rádio Sol Mansi falou igualmente com o administrador local, Abubacar Biai que explicou  que  mantiveram vários encontros com as autoridades competentes com vista à solucionar o referido  problema, mas que não surtiu efeito.

“Os populares têm toda a razão, o que fizeram é uma verdadeira cidadania. Nós já tentamos quatro vezes resolver esta situação, mas depois desta reivindicação hoje, recebemos informações de que o governo ordenou que começassem a regar a estrada ainda hoje”, afirmou Abubacar Biai. ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário