sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Segurança aeroportuária/Primeiro-ministro ordena mudança de seguranças no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira

Bissau, 27 Jan 23 (ANG) – O Primeiro-ministro determinou  hoje  que sejam efetuadas  mudanças de seguranças em diferentes serviços que compõe o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, devido a falhas que têm sido registadas nos últimos tempos.

 Nuno Gomes Nabiam anunciou essas medidas  no final da visita conjunta que efetuou hoje ao Aeroporto, na companhia do ministro dos Transportes e Comunicações e do Comissário Nacional da Guarda Nacional, em representação do ministro do Interior.

Na ocasião disse que, um dos objetivos do Presidente da República (PR) Umaro Sissoco Embaló é de criar as condições de segurança interna em particular no Aeroporto de forma a fazer com que a Guiné-Bissau voltasse ao concerto das nações.

“O Chefe de Estado, está de momento a prespetivar que o nosso Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, possa acolher grandes companhias aéreas nomeadamente a “Air France”, The Thurkis Air Line  entre outras companhias, e para isso acontecer, temos que trabalhar com rigor o nosso sistema de segurança aeroportuária”, disse Gomes Nabiam.

Defendeu   que devem ser disciplinados os movimentos no interior do Aeroporto através de distribuição de crachá para que os funcionários,  protocolos e outras entidades que trabalham nos serviços aeroportuário, possam ter acesso ao seu interior, frisando que a lei neste aspecto deve ser reforçada para que a ordem possa ser respeitada.

“Existem protocolos com crachá autorizado apenas para receber alguém no serviço de chek-in e por falta de rigor, a mesma pessoa é vista na zona operacional do aeroporto. São de facto problemas que está no momento a precupar o Governo, porque as referidas companhias que pretendem operar na Guiné-Bissau já têm essa informação, e estão a exigir ao Governo que melhore o  sistema de segurança no Aeroporto”, explicou Nabiam.

Nuno Nabiam disse que há seguranças que operam no aeroporto já há quatro anos, e esses seguranças devem ser mudadas. Chegou o momento de colocarmos nova equipa formados e bem instruidos, que estarão a altura de responder às responsabilidades que lhes são  atribuidos”, disse o Chefe do Governo.

Segundo Nabiam, se tudo correr como previsto, até finais de Fevereiro, podem arrancar as obras do novo aeroporto moderno no país. “Será um aeroporto internacional com as caracteristicas de aeroportos de referência”, disse. ANG/LLA/ÂC//SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário